Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Engine de Menu de opções (código aberto).
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Engine de Menu de opções (código aberto).
E aí moçada!
Eu fiz um engine que facilitasse a criação de menus de jogo para um amigo do fórum, o CyraxX, e resolvi postá-lo aqui também para a galera que interessar. O engine usa um esquema muito fácil de mexer.
Download:
http://www.mandamais.com.br/download/z7bo121220090531
O menu pode ser personalizado com várias possibilidades como: opções que tem tipos predefinidos, opções que tem um valor numérico limitado, opções que executam uma ação, opções que vão pra outra room, etc...
Também há opções que podem ser usadas para configurar o teclado. Ficou bem legal, completinho, muito fácil.
Basicamente, há quatro scripts que são usados para montar o menu, e você usa como se fosse uma função do GM mesmo. Por exemplo.... tem um script que cria uma opção que tem um número predeterminado de valores, então basta chamá-lo:
Com o básico que está implementado nele, creio que seja possível fazer quase todo tipo de menu, basta ir montando e tudo vai funcionar na moral. É simples e é só seguir como eu fui fazendo nos exemplos.
Eu fiz um engine que facilitasse a criação de menus de jogo para um amigo do fórum, o CyraxX, e resolvi postá-lo aqui também para a galera que interessar. O engine usa um esquema muito fácil de mexer.
Download:
http://www.mandamais.com.br/download/z7bo121220090531
O menu pode ser personalizado com várias possibilidades como: opções que tem tipos predefinidos, opções que tem um valor numérico limitado, opções que executam uma ação, opções que vão pra outra room, etc...
Também há opções que podem ser usadas para configurar o teclado. Ficou bem legal, completinho, muito fácil.
Basicamente, há quatro scripts que são usados para montar o menu, e você usa como se fosse uma função do GM mesmo. Por exemplo.... tem um script que cria uma opção que tem um número predeterminado de valores, então basta chamá-lo:
- Código:
adicionar_sub_valor( // Adicionando um ítem com um limite de números.
'Vidas', // Nome do ítem.
20, // Posição X.
120, // Posição Y.
M3, // Som.
'totalvidas', // Variável global que será criada para o controle de vidas.
1, // Valor mínimo que a variável deve ter.
20, // Valor máximo que a variável deve ter.
2 // De "quanto em quanto" ela deve ser somada ou subtraída.
);
Com o básico que está implementado nele, creio que seja possível fazer quase todo tipo de menu, basta ir montando e tudo vai funcionar na moral. É simples e é só seguir como eu fui fazendo nos exemplos.
Convidad- Convidado
Re: Engine de Menu de opções (código aberto).
baixando!!! infelismente o criador de neblina eu nãoe ntendí nada, espero que consiga algo com esse hehehe...
tem como fazer pra quando apertar uma tecla que não existe ele deixar como estava ? e como adicionar as teclas ?
baixando!!! infelismente o criador de neblina eu nãoe ntendí nada, espero que consiga algo com esse hehehe...
Vou postar um novo exemplo do Specter22 com explicações e colocar no tópico. É bem fácil e muito legal, é só ir ajustando a forma primitiva e aplicando a textura. No joguinho que estou fazendo agora, eu inclui esse efeito para o fatal de um dos personagens, só que eu mesclei com blend de adição e ficou MUITO louco! [Z¬)]
tem como fazer pra quando apertar uma tecla que não existe ele deixar como estava ? e como adicionar as teclas ?
Você quer dizer, usar uma tecla "inválida" tipo F1, F2, *, &... Eu vou postar uma versão nova do engine com mais exemplos.
Pra adicionar teclas você tem que editar o script que tem o nome das teclas (me fugiu o nome agora, não estou com ele aqui). Vou postar um novo exemplo explicando tudo direitinho aqui nesse tópico mesmo. [Z¬)]
Convidad- Convidado
o nome do script era "converter_tecla" e tipo qual "case (x)" que é correspondente a letra "A" ? se eu souber uma letra axo que descubro todas.
----edit----
axo que consegui:
coloquei case (1) para a letra "A" e funcionou. testando novos, se eu conseguir colocar todas eu coloca aqui o script
descobri outra coisa...não precisa adicionar letras ! É isso mesmo, apertei sem querer outra e funciona
----edit----
axo que consegui:
coloquei case (1) para a letra "A" e funcionou. testando novos, se eu conseguir colocar todas eu coloca aqui o script
descobri outra coisa...não precisa adicionar letras ! É isso mesmo, apertei sem querer outra e funciona
Na verdade, você não precisa adicionar teclas para funcionar. Esse script só retorna o nome da tecla para que seja exibido como opção. Se você pressionar Enter, o retorno original seria 13, mas, modificando o script e incluindo a tecla 13 no case, o retorno é a string "Enter".
Acho que vou fazer uma Lib... será mais fácil. [Z¬)]
Convidad- Convidado