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Engine de Menu de opções (código aberto).
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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Engine de Menu de opções (código aberto).
E aí moçada!
Eu fiz um engine que facilitasse a criação de menus de jogo para um amigo do fórum, o CyraxX, e resolvi postá-lo aqui também para a galera que interessar. O engine usa um esquema muito fácil de mexer.
Download:
http://www.mandamais.com.br/download/z7bo121220090531
O menu pode ser personalizado com várias possibilidades como: opções que tem tipos predefinidos, opções que tem um valor numérico limitado, opções que executam uma ação, opções que vão pra outra room, etc...
Também há opções que podem ser usadas para configurar o teclado. Ficou bem legal, completinho, muito fácil.
Basicamente, há quatro scripts que são usados para montar o menu, e você usa como se fosse uma função do GM mesmo. Por exemplo.... tem um script que cria uma opção que tem um número predeterminado de valores, então basta chamá-lo:
Com o básico que está implementado nele, creio que seja possível fazer quase todo tipo de menu, basta ir montando e tudo vai funcionar na moral. É simples e é só seguir como eu fui fazendo nos exemplos.
Eu fiz um engine que facilitasse a criação de menus de jogo para um amigo do fórum, o CyraxX, e resolvi postá-lo aqui também para a galera que interessar. O engine usa um esquema muito fácil de mexer.
Download:
http://www.mandamais.com.br/download/z7bo121220090531
O menu pode ser personalizado com várias possibilidades como: opções que tem tipos predefinidos, opções que tem um valor numérico limitado, opções que executam uma ação, opções que vão pra outra room, etc...
Também há opções que podem ser usadas para configurar o teclado. Ficou bem legal, completinho, muito fácil.
Basicamente, há quatro scripts que são usados para montar o menu, e você usa como se fosse uma função do GM mesmo. Por exemplo.... tem um script que cria uma opção que tem um número predeterminado de valores, então basta chamá-lo:
- Código:
adicionar_sub_valor( // Adicionando um ítem com um limite de números.
'Vidas', // Nome do ítem.
20, // Posição X.
120, // Posição Y.
M3, // Som.
'totalvidas', // Variável global que será criada para o controle de vidas.
1, // Valor mínimo que a variável deve ter.
20, // Valor máximo que a variável deve ter.
2 // De "quanto em quanto" ela deve ser somada ou subtraída.
);
Com o básico que está implementado nele, creio que seja possível fazer quase todo tipo de menu, basta ir montando e tudo vai funcionar na moral. É simples e é só seguir como eu fui fazendo nos exemplos.
Convidad- Convidado
Re: Engine de Menu de opções (código aberto).
baixando!!! infelismente o criador de neblina eu nãoe ntendí nada, espero que consiga algo com esse hehehe...
Re: Engine de Menu de opções (código aberto).
tem como fazer pra quando apertar uma tecla que não existe ele deixar como estava ? e como adicionar as teclas ?
Re: Engine de Menu de opções (código aberto).
baixando!!! infelismente o criador de neblina eu nãoe ntendí nada, espero que consiga algo com esse hehehe...
Vou postar um novo exemplo do Specter22 com explicações e colocar no tópico. É bem fácil e muito legal, é só ir ajustando a forma primitiva e aplicando a textura. No joguinho que estou fazendo agora, eu inclui esse efeito para o fatal de um dos personagens, só que eu mesclei com blend de adição e ficou MUITO louco! [Z¬)]
tem como fazer pra quando apertar uma tecla que não existe ele deixar como estava ? e como adicionar as teclas ?
Você quer dizer, usar uma tecla "inválida" tipo F1, F2, *, &... Eu vou postar uma versão nova do engine com mais exemplos.
Pra adicionar teclas você tem que editar o script que tem o nome das teclas (me fugiu o nome agora, não estou com ele aqui). Vou postar um novo exemplo explicando tudo direitinho aqui nesse tópico mesmo. [Z¬)]
Convidad- Convidado
Re: Engine de Menu de opções (código aberto).
o nome do script era "converter_tecla" e tipo qual "case (x)" que é correspondente a letra "A" ? se eu souber uma letra axo que descubro todas.
----edit----
axo que consegui:
coloquei case (1) para a letra "A" e funcionou. testando novos, se eu conseguir colocar todas eu coloca aqui o script
descobri outra coisa...não precisa adicionar letras ! É isso mesmo, apertei sem querer outra e funciona
----edit----
axo que consegui:
coloquei case (1) para a letra "A" e funcionou. testando novos, se eu conseguir colocar todas eu coloca aqui o script
descobri outra coisa...não precisa adicionar letras ! É isso mesmo, apertei sem querer outra e funciona
Re: Engine de Menu de opções (código aberto).
descobri outra coisa...não precisa adicionar letras ! É isso mesmo, apertei sem querer outra e funciona
Na verdade, você não precisa adicionar teclas para funcionar. Esse script só retorna o nome da tecla para que seja exibido como opção. Se você pressionar Enter, o retorno original seria 13, mas, modificando o script e incluindo a tecla 13 no case, o retorno é a string "Enter".
Acho que vou fazer uma Lib... será mais fácil. [Z¬)]
Convidad- Convidado
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