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Como fazer um item que recupere energia sem varar o limite máximo da energia?
4 participantes
Página 1 de 1
Como fazer um item que recupere energia sem varar o limite máximo da energia?
Explicação:
Pessoal, no meu jogo eu utilizo a barra de life do Game Maker e a mesma possui 100 pontos como limite máximo. Se eu perder energia eu perco 20 pontos. Obviamente, levando 5 danos a barra de energia zera e eu perco, mas se eu levar apenas 4 danos, eu fico com apenas 20 de energia.
Problema:
Eu criei um objeto que adiciona 100 de energia ao personagem. O meu objetivo era criar um objeto apenas para encher o life todo, mas quando o personagem pega o objeto, ao invés de encher o life, o objeto adiciona 100 pontos ao life. Como o life tem 100 pontos, se eu tiver com 40 pontos de life e pegar esse objeto, eu ficarei com 140 de life. Sendo que a barra mostra até 100 pontos de life, o personagem terá que levar 4 danos para o life voltar ao normal e começar a diminuir.
O que eu quero
Criar/consertar esse objeto para que, quando o herói o pegue, apenas encha o life inteiro, sem adicionar ao life os pontos restantes.
Abraços pessoal!
Pessoal, no meu jogo eu utilizo a barra de life do Game Maker e a mesma possui 100 pontos como limite máximo. Se eu perder energia eu perco 20 pontos. Obviamente, levando 5 danos a barra de energia zera e eu perco, mas se eu levar apenas 4 danos, eu fico com apenas 20 de energia.
Problema:
Eu criei um objeto que adiciona 100 de energia ao personagem. O meu objetivo era criar um objeto apenas para encher o life todo, mas quando o personagem pega o objeto, ao invés de encher o life, o objeto adiciona 100 pontos ao life. Como o life tem 100 pontos, se eu tiver com 40 pontos de life e pegar esse objeto, eu ficarei com 140 de life. Sendo que a barra mostra até 100 pontos de life, o personagem terá que levar 4 danos para o life voltar ao normal e começar a diminuir.
O que eu quero
Criar/consertar esse objeto para que, quando o herói o pegue, apenas encha o life inteiro, sem adicionar ao life os pontos restantes.
Abraços pessoal!
Re: Como fazer um item que recupere energia sem varar o limite máximo da energia?
Coloca no step:
Espero ter ajudado ;)
Goodbye
- Código:
if life>=100 then
{life=100}
Espero ter ajudado ;)
Goodbye
Naut2006- Data de inscrição : 11/08/2009
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Re: Como fazer um item que recupere energia sem varar o limite máximo da energia?
Amigo, deu o seguinte erro:
"FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_life:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
{life=100}
at position 23: Variable name expected."
OBS: Eu coloquei o código no objeto que adiciona 100 pontos ao life, era isso?
Obrigado pela ajuda
"FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_life:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
{life=100}
at position 23: Variable name expected."
OBS: Eu coloquei o código no objeto que adiciona 100 pontos ao life, era isso?
Obrigado pela ajuda
Re: Como fazer um item que recupere energia sem varar o limite máximo da energia?
se você colocou em outro objeto pra variável funcionar ela tem q ser global tipo assim
global.life
mais você teria q trocar todar as variaveis e eu acho q ainda n ia da certo
oq poderia dar certo era fazer o sequinte:
quando o objeto q ta com a variavel "life" colider com o "objeto q ganha life" ter o codigo
global.life
mais você teria q trocar todar as variaveis e eu acho q ainda n ia da certo
oq poderia dar certo era fazer o sequinte:
quando o objeto q ta com a variavel "life" colider com o "objeto q ganha life" ter o codigo
- Código:
life = 100
lucas_SK8- Data de inscrição : 12/04/2009
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Re: Como fazer um item que recupere energia sem varar o limite máximo da energia?
lucas_SK8, a sua idéia faz sentido, porém, ainda está dando erro. Olha o que aconteceu:
FATAL ERROR in
action number 2
of Collision Event with object obj_heroi
for object obj_life:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
life = 100
at position 6: Variable name expected.
Obrigado pela ajuda.
O que será que está acontecendo? O erro parece semelhante ao anterior.
FATAL ERROR in
action number 2
of Collision Event with object obj_heroi
for object obj_life:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
life = 100
at position 6: Variable name expected.
Obrigado pela ajuda.
O que será que está acontecendo? O erro parece semelhante ao anterior.
Re: Como fazer um item que recupere energia sem varar o limite máximo da energia?
o erro é o mesmo a variavel não funciona para o player, só funciona para a barra de vida por q a variavel n é global
tem um jeito de consertar isso mais terria q mudar muitos codigos
se poder mandar um exemplo do seu problema ajuda muito
tem um jeito de consertar isso mais terria q mudar muitos codigos
se poder mandar um exemplo do seu problema ajuda muito
lucas_SK8- Data de inscrição : 12/04/2009
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Re: Como fazer um item que recupere energia sem varar o limite máximo da energia?
upar uma amostra do meu projeto agora será complicado porque eu estou sem internet em casa e aqui na empresa o servidor não deixa upar nada pra fora da empresa
===
Mas o meu problema é básico:
Eu preciso fazer meu personagem pegar um objeto para a energia dele encher, mas ao invés de apenas encher o life, está varando o limite máximo permitido do life.
===
Eu vou tentar explicar aqui o que eu fiz:
obj_barradevida
(É o objeto que fica fixo em cima da tela mostrando o life do personagem)
Add Event -> No More Health ->
- Destroy The Instance (Para destruir o personagem principal)
- Display A Message (Aparece escrito "Game Over" na tela)
- Go To Room Highscore (Teleporta o herói para a tela de Highscores)
obj_heroi
(É o personagem no qual jogamos com ele)
Add Event -> Colision (obj_life) -> Execute code "(with (other) instance_destroy();" Para o obj_life ser destruído ao colidir com o herói.
obj_life
Add Event -> Colision (obj_heroi) -> Set The Health Relative To 100 (Para encher o life do personagem, é aqui que está o problema, pois está acrescentando 100 pontos ao life ao invés de encher o life)
===
Mas o meu problema é básico:
Eu preciso fazer meu personagem pegar um objeto para a energia dele encher, mas ao invés de apenas encher o life, está varando o limite máximo permitido do life.
===
Eu vou tentar explicar aqui o que eu fiz:
obj_barradevida
(É o objeto que fica fixo em cima da tela mostrando o life do personagem)
Add Event -> No More Health ->
- Destroy The Instance (Para destruir o personagem principal)
- Display A Message (Aparece escrito "Game Over" na tela)
- Go To Room Highscore (Teleporta o herói para a tela de Highscores)
obj_heroi
(É o personagem no qual jogamos com ele)
Add Event -> Colision (obj_life) -> Execute code "(with (other) instance_destroy();" Para o obj_life ser destruído ao colidir com o herói.
obj_life
Add Event -> Colision (obj_heroi) -> Set The Health Relative To 100 (Para encher o life do personagem, é aqui que está o problema, pois está acrescentando 100 pontos ao life ao invés de encher o life)
Re: Como fazer um item que recupere energia sem varar o limite máximo da energia?
Tente isso no step do obj_heroi:
Goodbye
- Código:
if health>=100 then
{health=100}
Goodbye
Naut2006- Data de inscrição : 11/08/2009
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Re: Como fazer um item que recupere energia sem varar o limite máximo da energia?
no obj_life vc colocou 'Set The Health Relative To 100'Viper7 escreveu:upar uma amostra do meu projeto agora será complicado porque eu estou sem internet em casa e aqui na empresa o servidor não deixa upar nada pra fora da empresa
===
Mas o meu problema é básico:
Eu preciso fazer meu personagem pegar um objeto para a energia dele encher, mas ao invés de apenas encher o life, está varando o limite máximo permitido do life.
===
Eu vou tentar explicar aqui o que eu fiz:
obj_barradevida
(É o objeto que fica fixo em cima da tela mostrando o life do personagem)
Add Event -> No More Health ->
- Destroy The Instance (Para destruir o personagem principal)
- Display A Message (Aparece escrito "Game Over" na tela)
- Go To Room Highscore (Teleporta o herói para a tela de Highscores)
obj_heroi
(É o personagem no qual jogamos com ele)
Add Event -> Colision (obj_life) -> Execute code "(with (other) instance_destroy();" Para o obj_life ser destruído ao colidir com o herói.
obj_life
Add Event -> Colision (obj_heroi) -> Set The Health Relative To 100 (Para encher o life do personagem, é aqui que está o problema, pois está acrescentando 100 pontos ao life ao invés de encher o life)
coloca só Set The Health To 100
desmarca a opçao relative
dungeon333- Data de inscrição : 29/05/2009
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Re: Como fazer um item que recupere energia sem varar o limite máximo da energia?
Naut2006 escreveu:Tente isso no step do obj_heroi:
- Código:
if health>=100 then
{health=100}
Goodbye
Consegui!!!
Obrigado Naut2006!!!
Obrigado pela ajuda também dungeon333, mas o código do Naut2006 funcionou.
Re: Como fazer um item que recupere energia sem varar o limite máximo da energia?
Só explicando o erro:
Health é uma variável "automática" do Game Maker. Mas life não. Veja que a única diferença dos códigos é que eu troquei life por health. Para que aquele código funcionasse, você teria que usar sempre life =D
Goodbye
Health é uma variável "automática" do Game Maker. Mas life não. Veja que a única diferença dos códigos é que eu troquei life por health. Para que aquele código funcionasse, você teria que usar sempre life =D
Goodbye
Naut2006- Data de inscrição : 11/08/2009
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Número de Mensagens : 213
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