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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

4 participantes

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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por Viper7 Dom 29 Nov 2009, 00:43

Olá pessoal, tudo bom?

Utilizando o sistema de busca com o intuito de encontrar algum tutorial ensinando a fazer um jogo de plataforma, eu encontrei a ótima Engine de plataforma V1.3, criada pelo usuário KinKing, que pode ser visualizada pelo seguinte link: https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-de-plataforma-v13-agora-com-rampas-e-nado-t242.htm?highlight=plataforma

Problema: Na engine citada, o personagm é uma bola de futebol, e a mesma só tem um sprite, o dela parada e eu estou utilizando em meu jogo um personagem que necessita de movimentação para a esquerda e para a direita, então, utilizando a engine, o personagem fica andando e pulando somente com o sprite dele parado. Eu tentei colocar sprites para ele mas quando eu coloco os sprites ele para de andar. Eu estou colocando os sprites da seguinte maneira: Com o personagem selecionado, eu clico em Add Event, Keyboard, left, (aba main1) change sprite, e eu coloco para trocar para uma gif animada dele andando para a esquerda. Eu faço a mesma coisa para o personagem andar para a direita, mas não está funcionando.

Alguém sabe o que está acontecendo?
Abraços!
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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por Gabreel Dom 29 Nov 2009, 01:02

Você colocou q qdo soltar o botão voltar a imagem parada?
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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por Viper7 Dom 29 Nov 2009, 01:11

·ßieL escreveu:Você colocou q qdo soltar o botão voltar a imagem parada?

Eu não havia feito isso, mas acabei de fazer aqui e mesmo assim o personagem ainda não está andando quando eu coloco novos sprites.
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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por lucas_SK8 Dom 29 Nov 2009, 01:18

ahh meu fi agora eu entendi pra fazer o personagem ir pra direita não tem nada a ver com o sprite do personagem você tem q colocar um codigo de movimentação tipo assim

evento(aperta o botão pra esquerda)
Código:
sprite_index= (nome do seu sprite q anda pra esquerda)
evento(segurar o botão pra esquerda)
Código:
x -= (o tanto de pixels q o seu personagem vai andar pra esquerda)

evento(aperta o botão pra direita)
Código:
sprite_index= (nome do seu sprite q anda pra direita)
evento(segurar o botão pra direita)
Código:
x -= (o tanto de pixels q o seu personagem vai andar pra direita)


Última edição por lucas_SK8 em Dom 29 Nov 2009, 01:21, editado 3 vez(es)
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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por Gabreel Dom 29 Nov 2009, 01:19

PS: não é ESPRITE, é SPRITE

Editado por CPinheiro: ok, não é um post inútil, mas não precisava postar só pra falar isso.
Na próxima vez, MP/MSN/E-mail/Whatever, ok?
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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por lucas_SK8 Dom 29 Nov 2009, 01:20

foi mal, é por q ja faz um tempo q eu num ando por aqui vô arrumar
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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por Viper7 Dom 29 Nov 2009, 12:35

lucas_SK8 escreveu:ahh meu fi agora eu entendi pra fazer o personagem ir pra direita não tem nada a ver com o sprite do personagem você tem q colocar um codigo de movimentação tipo assim

evento(aperta o botão pra esquerda)
Código:
sprite_index= (nome do seu sprite q anda pra esquerda)
evento(segurar o botão pra esquerda)
Código:
x -= (o tanto de pixels q o seu personagem vai andar pra esquerda)

evento(aperta o botão pra direita)
Código:
sprite_index= (nome do seu sprite q anda pra direita)
evento(segurar o botão pra direita)
Código:
x -= (o tanto de pixels q o seu personagem vai andar pra direita)

lucas_sk8, ao incrementar o código da engine com o seu código, o jogo não entrou e apareceu o seguinte erro: FATAL ERROR in action number 1 of Key Press Event for <Left> Key for object OBJ Heroi: COMPILATION ERROR in code action Error in code at line 5:sprite_index= Heroi esquerda at position 30: Assignment operator expected.

Eu já estou conseguindo fazer o personagem andar para a esquerda e para a direita, porém ele está muito lento. No objeto do herói eu coloquei: Add event, Press <left>, execute a piece code: "esquerda = true; if (direita = true) direita = false;" (apenas copiando o que está na engine e colando no meu jogo). No objeto do herói eu também coloquei: Add Event, change sprite (escolhi o sprite do heroi correndo pra esquerda e coloquei velocidade -5, se colocar menos ou mais ele está agarrando) Repetindo a operação para a direita, ele está andando para a direita e para a esquerda, mas está muito lento. Na hora do pulo, quando ele está no alto, a velocidade dele está normal.

Eu não estou entendendo o que está acontecendo.
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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por Gabreel Dom 29 Nov 2009, 12:37

Aff, você pode ter espaço no nome da sprite, coloka um _ no lugar do espaço
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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por Viper7 Seg 30 Nov 2009, 15:12

Pessoal, é o seguinte: Vamos esquecer a engine citada, pois eu quero algo simples, quero apenas que o meu personagem ande para a esquerda e para a direita e pule, só isso, mas o que eu estou percebendo, é que existem vários tutoriais de jogos de plataforma aqui no forum, mas todos são com objetos de apenas 1 sprite. Todos os tutoriais que eu vi, inclusive este citado no início do tópico, são excelentes e seus criadores estão de parabéns, mas eu quero fazer o meu personagem andar para a esquerda, e quando ele estiver andando, trocar o sprite dele para uma gif animada, no qual ele está se movendo, mesma coisa quando ele for para a direita. Vamos citar como exemplo: Mario, Sonic, Alex Kid, todos se movem ao andar, e é isso que eu quero, eu ainda não achei nada semelhante utilizando o sistema de busca.

Obrigado pela atenção, pessoal!
Eu só estou precisando disso para continuar o meu jogo, pois ele está parado por causa dessa minha dificuldade.

Abraços!
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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por CPinheiro Seg 30 Nov 2009, 15:54

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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por Viper7 Seg 30 Nov 2009, 16:39

Ei Pinheiro,rsrsr... Eu acabei de achar e fazer o seu tutorial e já ia te elogiar aqui falando que o tutorial ficou perfeito, antes de ver o seu post. O meu personagem já está andando para os lados e trocando os sprites perfeitamente, porém, ele não está pulando. O que será que deve ter acontecido? Eu segui o tutorial perfeitamente. Parabéns pelo ótimo tutorial, heim!
Tem uma hora que você menciona, no tópico de seu tutorial: "Você fez o sprite da máscara e setou ela no jogador? Ela é muito importante para evitar bugs de colisão"
Essa parte da máscara eu não entendi muito bem pra que que serve. Eu fiz tudo como está dizendo no tutorial, aí no sprite da máscara eu coloquei um sprite do personagem apanhando, ou teria que ser um sprite igual ao dele parado? Será que isso está influenciando no fato de o personagem não conseguir pular?
-------------------------
Edit: Uma coisa que eu testei e percebi é que se tirar o sprite da máscara e deixar <same as sprite> o personagem para de se mexer.
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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por CPinheiro Seg 30 Nov 2009, 20:30

É possível sim.

A máscara é como se fosse a área de colisão do sprite. Tipo, veja essa máscara por exemplo:

Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Acelerao

Neste caso, ela seria usada pro Luigi (só um exemplo):

Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Luigie

Como pode ver, o sprite do Luigi é cheio de curvas. No rosto, nos pés, nas mãos (quando estiver pulando). Tudo isso afeta a colisão, pois normalmente usamos colisões exatas, que podem acontecer por apenas um pixel.

As máscaras mudam isso, alterando a parte de colisão. Veja:

Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Aceleraoi

No caso, a parte vermelha seria à área de colisão do Luigi.
Tente fazer algo semelhante do que eu fiz acima com seu sprite. Pode ser isso.
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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por Viper7 Seg 30 Nov 2009, 20:55

Beleza, vou tentar aqui e já edito postando o resultado.
-----------------------------------------------------
EDIT: Eu modifiquei a máscara, colocando um quadrado um pouco maior que o personagem e agora ele está caindo, atravessando o chão direto. (Se tirar a máscara ele para de se mover)
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Mensagem por CPinheiro Seg 30 Nov 2009, 21:14

Bem, verifique se no sprite da máscara, existe SÓ a máscara ou tem alguma borda? Se essa borda existir, deixe a sprite transparente. Se não existir, não deixe transparente.
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Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma Empty Re: Duvida sobre movimentação em jogo de plataforma

Mensagem por Viper7 Seg 30 Nov 2009, 21:18

Beleza parceiro, obrigado pelas dicas! Vou dar uma olhada aqui e já edito o post.
-------------------------------------------------------------------------------
EDIT: Não há bordas, pois eu coloquei a imagem de um quadrado em branco, um pouco maior que o personagem.
Print do sprite da borda: https://2img.net/r/ihimizer/img121/4096/imagemqq.jpg
OBS: O próprio Game Maker deixou uma meia borda preta na imagem, isso é normal?
Como a borda não existe, eu não deixei o sprite transparente, conforme você havia mencionado. Então o personagem parou de atravessar o chão, mas agora ele não está pisando no chão, está flutuando um pouco acima do chão (talvez porque eu tenha que fazer a máscara um pouco menor) e mesmo assim, ele não está pulando. Acho que tem alguma coisa com o evento do pulo do personagem.
--------------------------------------------------------------------------------
EDIT: CONSEGUI!!!!! cheers
O problema era com a máscara mesmo. Eu tava me enrolando todo aqui porque não sabia direito como funcionava a máscara,rsrs....
Muito obrigado CPinheiro!!! Pode ter certeza que o seu nome e o de todos que estão me ajudando aparecerá nos créditos do meu jogo!!!!
Um grande abraço a todos e obrigado pela ajuda!!!!!!!!!
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