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Barra de Vida na Vertical

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Barra de Vida na Vertical Empty Barra de Vida na Vertical

Mensagem por Denis Lemos Qua 25 Nov 2009, 16:39

Eu estava fuçando pelos tópicos antigos e até nos mais recentes, e notei que em diverssas ocasiões, muitos só sabiam fazer uma barra de vida normal, ou seja aquela na horizontal, e o que é mais engraçado é que na vertical eles tem dúvidas e não sabem como que faz !

Então, eu criei esse mini-tuto para os ensinar também à fazer uma barra de vida na vertical !

Primeiramente, se você não sabe criar uma barra de vida na horizontal, não se preocupe, pois o processo é o mesmo para criar uma barra na vertical. Então você aprenderá os dois modos de uma só vez !

Primeiro passo => Abra um novo projeto e crie um objeto(apertando na bolinha azul, no cabeçário do GM), não será necessário sprite !

Segundo passo =>Adicione um "Evento Create" ao objeto, vá na aba "control" arraste a folinha de papel "(Execute Code)" e escreva este código lá :
Código:
energia=50

Terceiro passo => Adicione um "Evento Keyboard Left", arraste novamente a folinha de papel "(execute code)" e escreva este código lá :
Código:
energia-=3
if energia <=0 { energia=0 }
Quarto passo => Adicione um "Evento Keyboard Right" arraste a folinha de código e escreva :
Código:
energia+=3
if energia>=100 { energia=100 }

Agora é que vem a parte chave do esquema... Só o que vai diferenciar uma barra de vida "horizontal" de uma "vertical", é somente as coordenadas X e Y que você às empregará, e a direção também escolhida por você !
Então vamos lá :

Quinto e último passo => Adicione um "Evento Draw" arraste a folhinha de códigos e escreva:
Código:
draw_healthbar(view_xview[0]+20,view_yview[0]+10,view_xview[0]+25,view_yview[0]+110,energia,c_red,c_black,c_green,3,true,true)

Então o que foi feito ?
Primeiramente foi usada a função draw_healthbar(x1,y1,x2,y2,amount,backcol,mincol,maxcol,direction,showback,showborder)

Em x1=> Foi colocada a posição X de onde começa a barra na horizontal !
Em y1=> Foi colocada a posição Y de onde começa a barra na vertical !
Em x2=> Foi colocada a posição X de onde termina a barra na horizontal !
Em y2=> Foi colocada a posição Y de onde termina a barra na vertical !
Em amount=> Vai o nome da variável que conta a vida ou energia do objeto !
Em backcol=> Vai a cor do fundo da barra "( a parte vazia sem energia ) !
Em mincol=> Vai a cor que ficará a barra quando estiver com pouca energia !
Em maxcol=> Vai a cor da baara quando estivar com bastate energia !
Em direction=> Vai o numero da direção em que aumentará a energia !
0= Aumenta da esquerda para a direita !
1= Aumenta da direita para a esquerda !
2= Aumenta de cima para baixo !
3=Aumenta de biaxo para cima !
Em showback=> True para mostrar a cor de fundo e False para não mostrar !
Em showborder=> True para mostrar as bordas da barra e false não mostrar !

Agora é só criar uma room, adicionar lá o objeto e testar !

Então resumindo... Para criar uma barra na vertical é só deixar o tamanho largo na vertical e estreito na horizontal e ajustar a direção, a para criar uma barra na horizontal, é só deixar largo na horizontal e estreito na vertical e ajustar a direção !

Espero que tenham gostado e entendido, se tiver algum erro ou dúvida, me reportem, pois eu fiz meio de cabeça, mas acho que está tudo certo !

Tchau !!! santa


Última edição por denis L. em Sex 15 Jan 2010, 21:59, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : corressões)
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Barra de Vida na Vertical Empty Re: Barra de Vida na Vertical

Mensagem por Gabreel Qua 25 Nov 2009, 18:11

ñ é dificil fazer...

Bom, ajuda quem não sabe Smile
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Barra de Vida na Vertical Empty Re: Barra de Vida na Vertical

Mensagem por Thyago Qua 25 Nov 2009, 20:02

.Acho que tirando a parte do draw.fica mais organizado colocar tudo em um unico script no step tipo:
if keyboard_check_pressed(vk_right)ao inves de colocar um monte de códigos espalhados pelo objeto.Ao menos eu prefiro mas boa iniciativa blz.
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Mensagem por Denis Lemos Qua 25 Nov 2009, 20:29

.Acho que tirando a parte do draw.fica mais organizado colocar tudo em um unico script no step tipo:
if keyboard_check_pressed(vk_right)ao inves de colocar um monte de códigos espalhados pelo objeto.Ao menos eu prefiro mas boa iniciativa blz.
Na verdade o Evento Keyboard foi colocado só para testar a barra e para os iniciantes entenderem melhor, pois eles gostam de fazer em drag and drop ! E quando fazer em um jogo não terá o evento Keyboard, que é apenas para testes !
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Barra de Vida na Vertical Empty Re: Barra de Vida na Vertical

Mensagem por Henrique_GJ Qua 06 Jan 2010, 12:51

Código:
eu não sei fazer nem na horizontal!!!!

Editado por CPinheiro: Flood.
Avisado.
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Mensagem por theokof98 Dom 10 Jan 2010, 14:39

muito bom!!
adorei
vc só deveria avisar q a ultima função é só pr a versão PRO do game maker
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Mensagem por André A. Dom 10 Jan 2010, 16:27

parece bom, mais o meu aparece assim:


___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Keyboard Event for <Left> Key
for object Energia:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
energia - = 3

at position 9: Assignment operator expected.

Então ajude-me!
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Mensagem por Master Shinobi Dom 10 Jan 2010, 16:30

va na 1ª action em keyboard <Left> Key

edite : va na linha 1 posição 9 (a 9ª letra) tem algo errado la
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Mensagem por André A. Dom 10 Jan 2010, 16:33

dessa parte eu sei, mais o q q ta errado?
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Barra de Vida na Vertical Empty Re: Barra de Vida na Vertical

Mensagem por dungeon333 Dom 10 Jan 2010, 16:37

André A. escreveu:dessa parte eu sei, mais o q q ta errado?
vc colocou
energia - = 3
o - = n pode ficar separado coloca
energia -=3
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