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Inteligencia Artificial do Inimigo
+4
juao230
itallo
ieu
KaiqueBlaze
8 participantes
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Inteligencia Artificial do Inimigo
Programadores do GMBR Forumeiros:
Estou precisando de ajuda na criação de inimigos quero saber como fazer eles se movimentarem de um lado para o outro trocando de sprites por Ex.:"Orochimaru anda para a esquerda e aparece um sprite de Orochimaru correndo para a esquerda." outra coisa que tambem quero saber como fazer eles atacarem quando o jogador estiver numa distancia maior de 30cm do inimigo.
Estou precisando de ajuda na criação de inimigos quero saber como fazer eles se movimentarem de um lado para o outro trocando de sprites por Ex.:"Orochimaru anda para a esquerda e aparece um sprite de Orochimaru correndo para a esquerda." outra coisa que tambem quero saber como fazer eles atacarem quando o jogador estiver numa distancia maior de 30cm do inimigo.
!!!Obrigado aqueles que me ajudarem!!!
Tópico movido para Iniciante & Intermediário > Perguntas & respostas
Tópico movido para Iniciante & Intermediário > Perguntas & respostas
KaiqueBlaze- Data de inscrição : 15/11/2009
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ieu- Data de inscrição : 26/09/2009
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Re: Inteligencia Artificial do Inimigo
Bom, mais ou menos! Sua engine é meio complicado para mim, mais com o tempo eu vou começar a entender. E se possivel poderia me ajudar com algo mais simples?
Mais do mesmo jeito "Obrigado".
KaiqueBlaze- Data de inscrição : 15/11/2009
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Re: Inteligencia Artificial do Inimigo
create:
step:
alarm[0]:
abra o spoiler para ver o script de atacar
ARRUMEI
- Código:
pv = true
atack = false
step:
- Código:
if pv = true{dire = random(10); alarm[0] = 10; pv = false}// vai fazer um random da direção
if dire >4{direc = 1} //por direc = 1 (esquerda)
if dire <6{direc = 2} //por direc = 2 (direita)
if direc = 1
{
hspeed = -4
sprite_index = "sprite dele andando para esquerda"
}
if direc = 2
{
sprite_index = "sprite dele andando para direita"
hspeed = 4
}
if distance_to_object(player) < 300 and distance_to_object(player) > 45 /*se estiver a menos de 300 pixels do player*/
{/*identificar para que lado o player ta*/
if player.x < self.x
{
direc = 1
}
if player.x > self.x
{
direc = 2
}
}
if distance_to_object(player) > 45
{
atack = false
}
if distance_to_object(player) > 300
{
pv = true
}
if distance_to_object(player) < 45 /* se estiver a menos de 45 pixels do player
{
hspeed = 0 // parar de andar
pv = false
alarm[0] = 100
atack = true
script_execute(atacar)
}
alarm[0]:
- Código:
pv = true
abra o spoiler para ver o script de atacar
- Spoiler:
na aba esquerda do game maker va em scripts e crie um novo script e cole isso:
if atack = true
{
image_speed = 0.25
sprite_index = "nome da sprite dele atacando"
}
ARRUMEI
Última edição por oBKo em Dom 15 Nov 2009, 17:42, editado 1 vez(es)
itallo- Games Ranking :
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Re: Inteligencia Artificial do Inimigo
Esta aparecendo isso cara, O que eu faço?
- Código:
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object inimigo:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 45:
}
at position 2: Symbol } expected.
KaiqueBlaze- Data de inscrição : 15/11/2009
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Re: Inteligencia Artificial do Inimigo
coloca outra chave( } ) no fim do codigo e ve se funciona
ieu- Data de inscrição : 26/09/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 122
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Re: Inteligencia Artificial do Inimigo
Essa engine do naruto ta muito boa.
juao230- Data de inscrição : 17/12/2009
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Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inteligencia Artificial do Inimigo
tipo para ele fazer amsi dois movimentos
ai qual seria a posição
exemplo:
if dire >4{direc = 1} //por direc = 1 (esquerda)
if dire <6{direc = 2} //por direc = 2 (direita)
if dire >que numero vai aqui{direc = 3} //por direc = 3 (cima)
if dire
ai qual seria a posição
exemplo:
if dire >4{direc = 1} //por direc = 1 (esquerda)
if dire <6{direc = 2} //por direc = 2 (direita)
if dire >que numero vai aqui{direc = 3} //por direc = 3 (cima)
if dire
loupa- Data de inscrição : 30/03/2010
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x 0 x 0 x 0
Re: Inteligencia Artificial do Inimigo
e outro erro que ta aparecendo é esse:
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_inimigo:
Trying to execute non-existing script.
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_inimigo:
Trying to execute non-existing script.
loupa- Data de inscrição : 30/03/2010
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x 0 x 0 x 0
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Re: Inteligencia Artificial do Inimigo
loupa, você não criou o script ainda.
Faça isso:
Faça isso:
na aba esquerda do game maker va em scripts e crie um novo script e cole isso:
if atack = true
{
image_speed = 0.25
sprite_index = "nome da sprite dele atacando"
}
Re: Inteligencia Artificial do Inimigo
Eu tenho uma ideia, mas não sei fazer o script e se alguám aí poder entender e postar do jeito certo e em gml.
Aqui vai um possível step pro inimigo:
A mesma coisa faria com y, é só trocar.
Mas não sei os comandos pra fazer isso.
AJUDAAAAAAA!!!
Aqui vai um possível step pro inimigo:
- Código:
se existir blocos em x.posição{
inimigo encontra a x.posição e deixa uma bomba lá
} se não {
se já existir uma bomba lá{
inimigo muda a y.posição pra se esconder atras de um bloco
}
}
A mesma coisa faria com y, é só trocar.
Mas não sei os comandos pra fazer isso.
AJUDAAAAAAA!!!
Shadow10- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 19
Número de Mensagens : 429
Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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