Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
+5
Kabeção
TiagoBonadio
Janx
dungeon333
fonetico
9 participantes
Página 1 de 1
Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
Ajudem-me por favor.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
if round(image_index) == image_number
{
image_index = image_number
}
{
image_index = image_number
}
dungeon333- Data de inscrição : 29/05/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 351
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
Bom, isso pode até funcionar, mas recomendo você adicionar o seguinte codigo:
image_speed = 0 vai fazer parar de avançar as imagens como se tivesse pausado a animação.
Para a animação funcionar dinovo basta setar a velocidade assim:
flwss
- Código:
if round(image_index) == image_number
{
image_index = image_number;
image_speed = 0;
}
image_speed = 0 vai fazer parar de avançar as imagens como se tivesse pausado a animação.
Para a animação funcionar dinovo basta setar a velocidade assim:
- Código:
image_speed = 0.2; //ou outro valor
flwss
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
sei que a duvida não é minha mais poderia explicar o image_number?
É uma variável com o numero de imagens que o sprite do objeto tem e o esse numero é sempre o valor do ultimo frame.
Por isso ele o usou no exemplo.
Por isso ele o usou no exemplo.
Obrigado pessoal!
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Lá na janela de propriedades dos objetos, há um evento chamado "Animation End". Esse evento é o que usamos para controlar animações dentro do Game Maker. É o modo mais rápido e fácil.
Coloque essa linha de código neste evento:
Toda vez que uma animação chegar ao final, ela vai parar no último quadro. Você poderia colocar uma condição de qual sprite isso deveria acontecer... o que resultaria no controle propriamente dito.
Você também poderia usar:
Lembrando que a variável image_single não é documentada no help, então:
1 - Toda vez que o valor de image_single for maior que (-1), a instância usará somente o quandro informado por esta variável.
2 - Toda vez que image_single for igual à (-1), a instância passará a usar todos os quadros disponíveis do sprite.
Boa sorte!
Capitão Commando.
Coloque essa linha de código neste evento:
- Código:
image_index := (image_number - 1);
image_speed := 0;
Toda vez que uma animação chegar ao final, ela vai parar no último quadro. Você poderia colocar uma condição de qual sprite isso deveria acontecer... o que resultaria no controle propriamente dito.
Você também poderia usar:
- Código:
image_index := (image_number - 1);
image_single := image_index;
Lembrando que a variável image_single não é documentada no help, então:
1 - Toda vez que o valor de image_single for maior que (-1), a instância usará somente o quandro informado por esta variável.
2 - Toda vez que image_single for igual à (-1), a instância passará a usar todos os quadros disponíveis do sprite.
Boa sorte!
Capitão Commando.
Última edição por Capitão Commando em Qui 12 Nov 2009, 22:39, editado 2 vez(es)
Convidad- Convidado
Só lembrando uma coisa importante...
image_number retorna o número de imagem contando a partir do 1, já no image_index o primeiro frame é o 0 então para isso realmente funcionar devia ficar assim:
image_number retorna o número de imagem contando a partir do 1, já no image_index o primeiro frame é o 0 então para isso realmente funcionar devia ficar assim:
- Código:
image_index = image_number-1;
Usei esses codigos que postaram ai bem legal,tomara que tenha ti ajudado tambem
AlexandreCR- Data de inscrição : 07/11/2009
Número de Mensagens : 88
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Kabeção escreveu:Só lembrando uma coisa importante...
- Código:
image_index = image_number-1;
Boa observação Kabeção! Eu corrigí lá, valeu pelo toque. [Z¬)]
Convidad- Convidado
Valeu!
Esse tópico me ajudo muito pois meu carinha não parava de reproduzir as subimagens e agora deu certo
Valeu mesmo!
Esse tópico me ajudo muito pois meu carinha não parava de reproduzir as subimagens e agora deu certo
Valeu mesmo!
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 136
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Nem tinha lembrado mais desse tópico, valeu galera, agora sei tudo sobre o assunto!
Bye
Bye
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Pessoal, desculpe perguntar, mas da pra dar um exemplo claro usando esse comando, pq tb estou com o mesmo problema e nao consigo fazer o sprite parar.
Ja vo postar como esta o meu problema pq se alguem souber ja me ajuda ok,
primeiro tem o meu inimigo q tem os sprites de movimentos e tal funcionando certinho, mas quando ele morre, tem um sprite de animaçao da morte com 3 imagens, eu quero q quando ele morrer pare na ultima imagem desse sprite com o inimigo morto no chao, mas quero q mostre as 3 imagens em sequencia pq com esse codigo ai de cima só mostra o inimigo vivo e quando morre ja mostra ele no chao, nao tem a animação dele caindo e quase no chao e depois no chao, ja aparece direto no chao.
E aproveitando o momento gostaria de saber como colocar um atraso em uma determinada sprite por um tempo maior do que outra tem como fazer isso?
Grato aguardo resposta
primeiro tem o meu inimigo q tem os sprites de movimentos e tal funcionando certinho, mas quando ele morre, tem um sprite de animaçao da morte com 3 imagens, eu quero q quando ele morrer pare na ultima imagem desse sprite com o inimigo morto no chao, mas quero q mostre as 3 imagens em sequencia pq com esse codigo ai de cima só mostra o inimigo vivo e quando morre ja mostra ele no chao, nao tem a animação dele caindo e quase no chao e depois no chao, ja aparece direto no chao.
E aproveitando o momento gostaria de saber como colocar um atraso em uma determinada sprite por um tempo maior do que outra tem como fazer isso?
Grato aguardo resposta
mancha- Data de inscrição : 04/02/2010
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
mancha escreveu:Pessoal, desculpe perguntar, mas da pra dar um exemplo claro usando esse comando, pq tb estou com o mesmo problema e nao consigo fazer o sprite parar.
Grato aguardo resposta
Bom isso é muito simples
no evento create coloque o velocidade da animação
por exemplo: image_speed = 0.3
no objeto inimigo add o evento animation end
coloque em code:
image_index = 2 // o valor 2 corresponde a 3º imagem do seu inimigo
image_speed = 0
espero que isso resolva...
Última edição por Fabião em Qua 17 Fev 2010, 19:56, editado 1 vez(es)
Fabião- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Reputação : 3
Número de Mensagens : 255
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
ok, valeu amigo, ajudou sim!!!
mancha- Data de inscrição : 04/02/2010
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0