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Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?

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Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro? Empty Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?

Mensagem por fonetico Seg 09 Nov 2009, 17:22

Ajudem-me por favor.
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Mensagem por dungeon333 Seg 09 Nov 2009, 17:24

if round(image_index) == image_number
{
image_index = image_number
}
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Mensagem por Janx Seg 09 Nov 2009, 18:30

Bom, isso pode até funcionar, mas recomendo você adicionar o seguinte codigo:

Código:
if round(image_index) == image_number
{
image_index = image_number;
image_speed = 0;
}

image_speed = 0 vai fazer parar de avançar as imagens como se tivesse pausado a animação.
Para a animação funcionar dinovo basta setar a velocidade assim:
Código:
image_speed = 0.2; //ou outro valor

flwss
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Mensagem por TiagoBonadio Seg 09 Nov 2009, 19:29

sei que a duvida não é minha mais poderia explicar o image_number?
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Mensagem por Kabeção Seg 09 Nov 2009, 21:47

É uma variável com o numero de imagens que o sprite do objeto tem e o esse numero é sempre o valor do ultimo frame.
Por isso ele o usou no exemplo.
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Mensagem por fonetico Seg 09 Nov 2009, 22:39

Obrigado pessoal!
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Mensagem por Convidad Qua 11 Nov 2009, 21:46

Lá na janela de propriedades dos objetos, há um evento chamado "Animation End". Esse evento é o que usamos para controlar animações dentro do Game Maker. É o modo mais rápido e fácil.

Coloque essa linha de código neste evento:

Código:
image_index := (image_number - 1);
image_speed := 0;

Toda vez que uma animação chegar ao final, ela vai parar no último quadro. Você poderia colocar uma condição de qual sprite isso deveria acontecer... o que resultaria no controle propriamente dito.

Você também poderia usar:

Código:
image_index := (image_number - 1);
image_single := image_index;

Lembrando que a variável image_single não é documentada no help, então:

1 - Toda vez que o valor de image_single for maior que (-1), a instância usará somente o quandro informado por esta variável.

2 - Toda vez que image_single for igual à (-1), a instância passará a usar todos os quadros disponíveis do sprite.

Boa sorte!
Capitão Commando.


Última edição por Capitão Commando em Qui 12 Nov 2009, 22:39, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Kabeção Qua 11 Nov 2009, 21:54

Só lembrando uma coisa importante...
image_number retorna o número de imagem contando a partir do 1, já no image_index o primeiro frame é o 0 então para isso realmente funcionar devia ficar assim:
Código:
image_index = image_number-1;
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Mensagem por AlexandreCR Qua 11 Nov 2009, 22:19

Usei esses codigos que postaram ai bem legal,tomara que tenha ti ajudado tambem
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Mensagem por Convidad Qua 11 Nov 2009, 23:23

Kabeção escreveu:Só lembrando uma coisa importante...
image_number retorna o número de imagem contando a partir do 1, já no image_index o primeiro frame é o 0 então para isso realmente funcionar devia ficar assim:
Código:
image_index = image_number-1;

Boa observação Kabeção! Eu corrigí lá, valeu pelo toque. [Z¬)]
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Mensagem por bootzin Qui 28 Jan 2010, 23:20

Valeu!
Esse tópico me ajudo muito pois meu carinha não parava de reproduzir as subimagens e agora deu certo
Valeu mesmo! What a Face
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Mensagem por fonetico Qui 28 Jan 2010, 23:54

Nem tinha lembrado mais desse tópico, valeu galera, agora sei tudo sobre o assunto!

Bye
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Mensagem por mancha Qua 17 Fev 2010, 11:43

Pessoal, desculpe perguntar, mas da pra dar um exemplo claro usando esse comando, pq tb estou com o mesmo problema e nao consigo fazer o sprite parar.
Ja vo postar como esta o meu problema pq se alguem souber ja me ajuda ok,
primeiro tem o meu inimigo q tem os sprites de movimentos e tal funcionando certinho, mas quando ele morre, tem um sprite de animaçao da morte com 3 imagens, eu quero q quando ele morrer pare na ultima imagem desse sprite com o inimigo morto no chao, mas quero q mostre as 3 imagens em sequencia pq com esse codigo ai de cima só mostra o inimigo vivo e quando morre ja mostra ele no chao, nao tem a animação dele caindo e quase no chao e depois no chao, ja aparece direto no chao.
E aproveitando o momento gostaria de saber como colocar um atraso em uma determinada sprite por um tempo maior do que outra tem como fazer isso?
Grato aguardo resposta
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Mensagem por Fabião Qua 17 Fev 2010, 17:15

mancha escreveu:Pessoal, desculpe perguntar, mas da pra dar um exemplo claro usando esse comando, pq tb estou com o mesmo problema e nao consigo fazer o sprite parar.
Ja vo postar como esta o meu problema pq se alguem souber ja me ajuda ok,
primeiro tem o meu inimigo q tem os sprites de movimentos e tal funcionando certinho, mas quando ele morre, tem um sprite de animaçao da morte com 3 imagens, eu quero q quando ele morrer pare na ultima imagem desse sprite com o inimigo morto no chao, mas quero q mostre as 3 imagens em sequencia pq com esse codigo ai de cima só mostra o inimigo vivo e quando morre ja mostra ele no chao, nao tem a animação dele caindo e quase no chao e depois no chao, ja aparece direto no chao.
E aproveitando o momento gostaria de saber como colocar um atraso em uma determinada sprite por um tempo maior do que outra tem como fazer isso?
Grato aguardo resposta

Bom isso é muito simples

no evento create coloque o velocidade da animação
por exemplo: image_speed = 0.3
no objeto inimigo add o evento animation end
coloque em code:

image_index = 2 // o valor 2 corresponde a 3º imagem do seu inimigo
image_speed = 0

espero que isso resolva...


Última edição por Fabião em Qua 17 Fev 2010, 19:56, editado 1 vez(es)
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Mensagem por mancha Qua 17 Fev 2010, 18:14

ok, valeu amigo, ajudou sim!!!
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