Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
+3
Gabreel
jp_away
Dancity
7 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
[Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
Tutorial um pouco engraçado para você que quer ser melhor no pivot...
Qualquer gracinha não tem objetivo de ofender ok?
Vou separar o post em spoilers pra organizar...
Tutorial
O que vamos fazer? E outras perguntas.
Antes de começar vamos fazer o download né?
Link: Baixar
Avisem se tiver quebrado ok?
Lets Go!
Indice:
A interface do pivot: Botões screens configurações o que eles fazem?
Criando um modelo: Achei que era mais difícil
Editando um modelo: A mesma coisa que criar só que complementando
Depois Posto Mais =D
Qualquer gracinha não tem objetivo de ofender ok?
Vou separar o post em spoilers pra organizar...
Tutorial
O que vamos fazer? E outras perguntas.
- Spoiler:
- Nós vamos aprender a mexer no pivot com mais facilidade. E depois vamos aprender alguns efeitos básicos no pivot.
No que diabos isso vai me ajudar a fazer jogos?
Primeiro que os jogos tem uma parte animação. Segundo é que é possivel movimentar os personagens facilmente e isso vai te ajudar com os sprites. Terceiro é que no pivot você pode adicionar um sprite (a mesma coisa que é no game maker, uma imagem) e animá-lo pena que a qualidade não sai perfeita... Mas quebra o galho.
É fácil fazer?
Você vai se impressionar com a facilidade.
Tah mais como...
Chega de perguntas
Mas eu queria saber se...cale-se CALE-SE CALE-SE!!!!!!Eu mandei se calar!!!
Antes de começar vamos fazer o download né?
Link: Baixar
Avisem se tiver quebrado ok?
Lets Go!
Indice:
- Spoiler:
1- A interface do pivot: Botões screens configurações o que eles fazem?
2- Criando um modelo: Achei que era mais difícil.
3- Editando um modelo: A mesma coisa que criar só que complementando.
4- Aprendendo a configurar e facilitar: O enter é um grande amigo!
5- Aprendendo a animar: Esses pontinhos vermelhos me deixam louco!
6- Efeitos básicos: Fade blur De preto para branco!
7- O tal do easing: A velocidade aumenta aos poucos...
A interface do pivot: Botões screens configurações o que eles fazem?
- Spoiler:
- Antes de aprender tudo o que vem depois você precisa se familiarizar com o pivot. Se você ta achando que éh o gostosão do pivot pula essa etapa q eu quero só ver...
Tenho a screen da interface do pivot separada em cores pra nós indentificarmos e aprendermos o que cada coisa faz. Veja como é simples:
https://2img.net/r/ihimizer/img5/3783/easycapture2q.png << Ampliar
O que é e o que faz?
Preto:
File: Abre um menu com as opções do arquivo. Veja:
New: Faz uma nova animação em branco com as mesma características da anterior (fps e tamanho da área de trabalho. Você vai aprender como ajustar isso depois)
Open Animation: Abre uma animação pronta (No formato padrão do pivot .piv)
Save animation: Salva uma animação. Você pode optar por salvar em: .piv (Arquivo padrão) .gif (Imagem animada) .avi (Vídeo) Imagens separadas (acho que o formato é .png)
Load Background: Nesta opção você pode abrir um background (imagem de fundo) em JPEG ou GIF
Load Figure Type: Abrir um modelo (Stick, objeto) no formato .stk (do pivot)
Create Figure Type: Cria um modelo que pode ser salvo ou usado rapidamente na animação sem salvar. Salva no formato .stk
Load Sprite: Abre uma imagem .gif ou .bmp
PS: A diferença entre Load Backgorund e Load Sprite é que o background não pode ser movido/animado pelo pivot e o sprite pode. Além de que o background fica atrás de tudo.
Opitions:
Redmensioniza a área de trabalho (A parte em branco que você anima) em pixels:
Width: Largura (Uso 1000)
Height: Altura (Uso 580)
Help:
Esse Help é uma porcaria sem interesse... Primeiro que a versão 3.1 (a maioria) vem sem read me e as que vem está em inglês. E esse About é outra digamos besteira que diz a versão o criador a data e bla bla bla... Ignora essa porcaria
Amarelo
O amarelo destaca um conjunto de botões que mostra em que frame você está e a taxa de repetição de cada frame.
Frame (Número)
Ex: Frame 1
Diz em que frame você está.
E o repeat: (número configurável) tipo que diminui a velocidade de um unico frame. Mas na verdade ele repete o frame na quantidade que você pode ajustar de 1 até 10. Para fazer essa alteração ajuste essa repetição como quiser e aperte o botão Next Frame.
Vermelho
A área do vermelho ajusta o FPS (Frames por segundo), dâ play na sua animação e para quando está no play. Mais uma coisa nela você pode escolher se quando vc der play a animação repita quando chegar ao final. Vou dizer uma coisa o vermelho não tem nada a ver com o amarelo. Não se confundam.
Botão Play: Ver a animação
Botão Stop: Pausa a animação
Akela barrinha do lado dos botões: Aumenta ou diminui o FPS (Frames por Segundo)
Check Button (Aquela caixinha que marca/dismarca) : Com a caixinha marcada você vê a animação repitindo (Mas isso não acontece qundo você vê o arquivo em .gif & .avi o separeted images também não né)
Verde Claro
Bom isso é pra você ver e colocar os Modelos, Sprites e background dispodiveis (Já abertos)
O de cima (O que tem White Back, se vc ainda não abriu nenhum Backgound): Vê e Coloca os Backgrounds disponíveis.
O debaixo (O que tem Stickman se Você ainda não abriu nenhum modelo): Vê e coloca os modelos disponiveis.
Azul
É chamado de opções do objeto atual. É o mais complexo das cores destacadas.
Ele deleta, edita, centraliza, gira, colore, redimensioniza, tras pra frente e tras pra trás o modelo atual ( Que está com os pontos vermelhos, como vc pode ver na figura. Os que não estão selecionados dicam com os pontos azuis)
Delete: Deleta o modelo atual
Edit: Edita o modelo atual (Para saber como editar leia os artigos 2 e 3)
Center: Centraliza o Modelo
Flip: Gira o modelo (da esquerda pra direita e vice versa)
Colour: Escolhe uma cor para seu modelo e aplica
[100] : Porcentagem do tamanho do modelo
Front: Tras o modelo pra frente
Back: Tras o modelo pra tras
Next Frame
Passa o frame...
Ex: Vc fes o modelo stickman mexer o braço ai quer que ele mexa o outro depois:
Mexe o braço -> Next Frame -> Mexe o Outro Braço -> Next Frame -> Outro movimento...
Para fazer um movimento ralista não diferencie muito um movimento do anterior...
Ex: Vc faz o modelo mexer o modelo no primeiro frame parano com as mão pra baixo, e no segundo faz ele com as mão nas alturas (pro alto) -> ERRADO
Vc faz ele parado no primeiro frame e faz todo o movimnto do braçõ até cregar ao alto -> CERTO
Ciano (Azul Claro)
O lugar onde ficam os frames...
Com o click direito do mouse aparece um menu:
Delete: Deleta o frame clicado
Edit: Edita o frame clicado
Verde escuro
Área de trabalho onde você anima os Modelos, Sprites.
Rosa
Eu destaquei o stick mas a minha intenção era destacar os pntos vermelhos.
Eu as chamo de movballs.
Clicando com o mause nela e mexendo pro lado e pro outro seu modelo vai mexer alguma coisa...
Eu não vou detalhar pq não é possivel que uma pessoa não consiga saber isso de primeira...
Eu acho que já falei isso aqui mas pra fazer movimentos bons faça movimentos "rasos" onde o que voçê movimentou não esteja muito diferente do anterior.
Criando um modelo: Achei que era mais difícil
- Spoiler:
- Criar um modelo não é difícil! Mas tem que ter paciência... Eu adimito que odeio criar modelos...
E isso é uma porcaria pq pra criar modelos vc tem q gostar, se não vc fica doido de stress...
A mesma coisa com o pivot todo... Animar é fácil mas tem que ter paciência... Isso pra ter bons resultados...
Certo vamos começar...
Pra criar um modelo vá em File -> Create Figure Type (Pra quem leu o tuto acima File fica No preto) e então vai aparecer uma Janela chamada Stick Figure Builder. Eu separei ela em cores pra esplicar melhor, igual eu fiz acima... Veja como ficou:
https://2img.net/r/ihimizer/img193/3972/easycapture2x.png
Azul
File: Abre um menu com estas opções:
New: Criar um novo modelo
Open: Abrir um modelo pra editar
Save: Subistitui o modelo que vc abriu, pelo que vc editou. (Se vc não abriu nenhum modelo é a mesma coisa que o Save as)
Save as: Salva o modelo feito ou editado de forma que há como escolher o nome e pasta do arquivo. (modelo)
Add to animation: Adiciona o modelo criado ou editado à animação. Se no caso de vc querer salvar depois ou apertou ai errado, é só clicar em um ponto do modelo e no Current Figure vá em Edit... (O edit Fica no azul pra qm leu o primeiro tutorial)
Close: Fecha o Stick figure builder.
Opitions: Abre um menu com duas opções de segmento...
Undo: Desfaza ultima alteração feita
Edit Mode: Neste modo você pode aumentar e diminuir uma linha.
Vermelho
Se chama: Add line (Adicionar linha) Adiciona um segmento linear a partir de qualquer ponto.
Amarelo
Se chama: Add circle (Adicionar círculo) Adiciona um segmento círcular a partir de qualquer ponto.
Laranja
Se chama: Toggle segment kind (Mudar um tipo de segmento) Muda um segmento selecionado linear para circular e vice versa
Verde[b]
A setinha pra cima se chama: Change segmet thickness (Mudar a espesura do segmento) Aumenta a espessura do segmento selecionado
A setinha pra baixo se chama: Change segmet thickness (Mudar a espessura do segmento) Diminui a espessura do segmento selecionado
[b]Azul Escuro
Se chama: Duplicate Segment (Duplicar Segmento) Duplica o segmento selecionado e vc seleciona um ponto pra esta "cópia" ficar.
Preto
Se chama: Static/Dynamic Segment (Segmento Estático/Dinâmico) Imobiliza ou Mobiliza um segmento. Na hora que você coloca o modelo na animação você pode não querer um monte de pontos que podem confundir, isso imobiliza e retira o ponto do segmento.
Ciano
Se chama: Delete Segment (Deletar Segmento) Deleta um segmento... Não é possivel deletar segmentos que estão ligados à outro.
Sobre criar modelos
Não existe uma dica pra criar modelos legais, cada um tem sua visão... Você tem que fazer e tentar aperfeiçoar... Só o que eu digo é que eu acho legal modelos com maid de uma cor, pra isso você tem que fazer várias partes de um modelo...
Ex: Stickman: Vc pode fazer todos seus membros separados para colocar a cor que quiser, dá até prafazer sombreado... Isso se chama Fullbody
Editando um modelo: A mesma coisa que criar só que complementando
- Spoiler:
- Editar um é a mesma coisa que crar, só que você já tem uma base. (Se não leu leia o tuto acima)
Pra começar a editar um modelo você pode abrir o File -> Create Figure Type
Na janela que abriu vc vai em: File -> Open
Agora é só selecionar seu stick e editar...
Ou vc pode abrir um stick normalmente, clicar em um de seus pontos e então no current figure clicar em edit.
Depois Posto Mais =D
Última edição por Dancity em Dom 08 Nov 2009, 00:46, editado 3 vez(es)
Dancity- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Reputação : 8
Número de Mensagens : 1340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
Sono? Você estava com sono?
O tuto ficou ótimo parabens.. ))))))))
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Re: [Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
só para maiores de 18, avisei! menores nao vejam
http://www.stickman.com.br/forum/viewtopic.php?t=10223
- Spoiler:
- [img][/img]
jp_away escreveu:consegui isso huhhu
parabéns ficou muito criativa....
mas poderia ficar melhor
ótimo tutorial
Pedro sua anima ficou legal
faltou easing
poderia por goticulas de "goza" e aquilo é um pau-martelo?
itallo- Games Ranking :
Notas recebidas : B - D
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Pedro Henrique escreveu:só para maiores de 18, avisei! menores nao vejamalguem sabe fazer uma animacao tipo:
- Spoiler:
[img][/img]
Acho que esse negócio de "só para maiores de 18 anos" não tah com nada...pq as pessoas, os homens no caso, na idade de uns 12, 13 anos já conhece a sexualidade,, isso é importante hoje em dia. E também conhecer seu próprio corpo né!
e essa animação que você perguntou se alguem sabe fazer foi feita no paint...fica mais facil// mais iria ser uma boa alguem fazer no pivot!!!
·ßieL escreveu:Sono? Você estava com sono?
Na verdade era pq eu fiquei muito tempo na frente do computador... E ainda tinha que terminar um trabalho... Isso deu aspecto de sono... Quando fui durmir fiquei tonto...
Dancity- Games Ranking :
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Foi mal o post duplo mas... TUTO ATUALIZADO!
Dancity- Games Ranking :
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
haha esse baguizim e legal olha o que eu fiz
arrumei no paint e tem saingre
arrumei no paint e tem saingre
mutte 101 ficou legal, só não entendi que dps que o braço dele cai e sai, o tiozinho aparece com o braço .o.O
o cara e tipo um mutante eu acho X..xjp_away escreveu:mutte 101 ficou legal, só não entendi que dps que o braço dele cai e sai, o tiozinho aparece com o braço .o.O
Olha o meu eu peguei o "modelo" de um robo e o resto eu fiz
michellgomes- Data de inscrição : 16/09/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 229
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Unity
- Java
- Godot
- Javascript