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[Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
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Gabreel
jp_away
Dancity
7 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
[Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
Tutorial um pouco engraçado para você que quer ser melhor no pivot...
Qualquer gracinha não tem objetivo de ofender ok?
Vou separar o post em spoilers pra organizar...
Tutorial
O que vamos fazer? E outras perguntas.
Antes de começar vamos fazer o download né?
Link: Baixar
Avisem se tiver quebrado ok?
Lets Go!
Indice:
A interface do pivot: Botões screens configurações o que eles fazem?
Criando um modelo: Achei que era mais difícil
Editando um modelo: A mesma coisa que criar só que complementando
Depois Posto Mais =D
Qualquer gracinha não tem objetivo de ofender ok?
Vou separar o post em spoilers pra organizar...
Tutorial
O que vamos fazer? E outras perguntas.
- Spoiler:
- Nós vamos aprender a mexer no pivot com mais facilidade. E depois vamos aprender alguns efeitos básicos no pivot.
No que diabos isso vai me ajudar a fazer jogos?
Primeiro que os jogos tem uma parte animação. Segundo é que é possivel movimentar os personagens facilmente e isso vai te ajudar com os sprites. Terceiro é que no pivot você pode adicionar um sprite (a mesma coisa que é no game maker, uma imagem) e animá-lo pena que a qualidade não sai perfeita... Mas quebra o galho.
É fácil fazer?
Você vai se impressionar com a facilidade.
Tah mais como...
Chega de perguntas
Mas eu queria saber se...cale-se CALE-SE CALE-SE!!!!!!Eu mandei se calar!!!
Antes de começar vamos fazer o download né?
Link: Baixar
Avisem se tiver quebrado ok?
Lets Go!
Indice:
- Spoiler:
1- A interface do pivot: Botões screens configurações o que eles fazem?
2- Criando um modelo: Achei que era mais difícil.
3- Editando um modelo: A mesma coisa que criar só que complementando.
4- Aprendendo a configurar e facilitar: O enter é um grande amigo!
5- Aprendendo a animar: Esses pontinhos vermelhos me deixam louco!
6- Efeitos básicos: Fade blur De preto para branco!
7- O tal do easing: A velocidade aumenta aos poucos...
A interface do pivot: Botões screens configurações o que eles fazem?
- Spoiler:
- Antes de aprender tudo o que vem depois você precisa se familiarizar com o pivot. Se você ta achando que éh o gostosão do pivot pula essa etapa q eu quero só ver...
Tenho a screen da interface do pivot separada em cores pra nós indentificarmos e aprendermos o que cada coisa faz. Veja como é simples:
https://2img.net/r/ihimizer/img5/3783/easycapture2q.png << Ampliar
O que é e o que faz?
Preto:
File: Abre um menu com as opções do arquivo. Veja:
New: Faz uma nova animação em branco com as mesma características da anterior (fps e tamanho da área de trabalho. Você vai aprender como ajustar isso depois)
Open Animation: Abre uma animação pronta (No formato padrão do pivot .piv)
Save animation: Salva uma animação. Você pode optar por salvar em: .piv (Arquivo padrão) .gif (Imagem animada) .avi (Vídeo) Imagens separadas (acho que o formato é .png)
Load Background: Nesta opção você pode abrir um background (imagem de fundo) em JPEG ou GIF
Load Figure Type: Abrir um modelo (Stick, objeto) no formato .stk (do pivot)
Create Figure Type: Cria um modelo que pode ser salvo ou usado rapidamente na animação sem salvar. Salva no formato .stk
Load Sprite: Abre uma imagem .gif ou .bmp
PS: A diferença entre Load Backgorund e Load Sprite é que o background não pode ser movido/animado pelo pivot e o sprite pode. Além de que o background fica atrás de tudo.
Opitions:
Redmensioniza a área de trabalho (A parte em branco que você anima) em pixels:
Width: Largura (Uso 1000)
Height: Altura (Uso 580)
Help:
Esse Help é uma porcaria sem interesse... Primeiro que a versão 3.1 (a maioria) vem sem read me e as que vem está em inglês. E esse About é outra digamos besteira que diz a versão o criador a data e bla bla bla... Ignora essa porcaria
Amarelo
O amarelo destaca um conjunto de botões que mostra em que frame você está e a taxa de repetição de cada frame.
Frame (Número)
Ex: Frame 1
Diz em que frame você está.
E o repeat: (número configurável) tipo que diminui a velocidade de um unico frame. Mas na verdade ele repete o frame na quantidade que você pode ajustar de 1 até 10. Para fazer essa alteração ajuste essa repetição como quiser e aperte o botão Next Frame.
Vermelho
A área do vermelho ajusta o FPS (Frames por segundo), dâ play na sua animação e para quando está no play. Mais uma coisa nela você pode escolher se quando vc der play a animação repita quando chegar ao final. Vou dizer uma coisa o vermelho não tem nada a ver com o amarelo. Não se confundam.
Botão Play: Ver a animação
Botão Stop: Pausa a animação
Akela barrinha do lado dos botões: Aumenta ou diminui o FPS (Frames por Segundo)
Check Button (Aquela caixinha que marca/dismarca) : Com a caixinha marcada você vê a animação repitindo (Mas isso não acontece qundo você vê o arquivo em .gif & .avi o separeted images também não né)
Verde Claro
Bom isso é pra você ver e colocar os Modelos, Sprites e background dispodiveis (Já abertos)
O de cima (O que tem White Back, se vc ainda não abriu nenhum Backgound): Vê e Coloca os Backgrounds disponíveis.
O debaixo (O que tem Stickman se Você ainda não abriu nenhum modelo): Vê e coloca os modelos disponiveis.
Azul
É chamado de opções do objeto atual. É o mais complexo das cores destacadas.
Ele deleta, edita, centraliza, gira, colore, redimensioniza, tras pra frente e tras pra trás o modelo atual ( Que está com os pontos vermelhos, como vc pode ver na figura. Os que não estão selecionados dicam com os pontos azuis)
Delete: Deleta o modelo atual
Edit: Edita o modelo atual (Para saber como editar leia os artigos 2 e 3)
Center: Centraliza o Modelo
Flip: Gira o modelo (da esquerda pra direita e vice versa)
Colour: Escolhe uma cor para seu modelo e aplica
[100] : Porcentagem do tamanho do modelo
Front: Tras o modelo pra frente
Back: Tras o modelo pra tras
Next Frame
Passa o frame...
Ex: Vc fes o modelo stickman mexer o braço ai quer que ele mexa o outro depois:
Mexe o braço -> Next Frame -> Mexe o Outro Braço -> Next Frame -> Outro movimento...
Para fazer um movimento ralista não diferencie muito um movimento do anterior...
Ex: Vc faz o modelo mexer o modelo no primeiro frame parano com as mão pra baixo, e no segundo faz ele com as mão nas alturas (pro alto) -> ERRADO
Vc faz ele parado no primeiro frame e faz todo o movimnto do braçõ até cregar ao alto -> CERTO
Ciano (Azul Claro)
O lugar onde ficam os frames...
Com o click direito do mouse aparece um menu:
Delete: Deleta o frame clicado
Edit: Edita o frame clicado
Verde escuro
Área de trabalho onde você anima os Modelos, Sprites.
Rosa
Eu destaquei o stick mas a minha intenção era destacar os pntos vermelhos.
Eu as chamo de movballs.
Clicando com o mause nela e mexendo pro lado e pro outro seu modelo vai mexer alguma coisa...
Eu não vou detalhar pq não é possivel que uma pessoa não consiga saber isso de primeira...
Eu acho que já falei isso aqui mas pra fazer movimentos bons faça movimentos "rasos" onde o que voçê movimentou não esteja muito diferente do anterior.
Criando um modelo: Achei que era mais difícil
- Spoiler:
- Criar um modelo não é difícil! Mas tem que ter paciência... Eu adimito que odeio criar modelos...
E isso é uma porcaria pq pra criar modelos vc tem q gostar, se não vc fica doido de stress...
A mesma coisa com o pivot todo... Animar é fácil mas tem que ter paciência... Isso pra ter bons resultados...
Certo vamos começar...
Pra criar um modelo vá em File -> Create Figure Type (Pra quem leu o tuto acima File fica No preto) e então vai aparecer uma Janela chamada Stick Figure Builder. Eu separei ela em cores pra esplicar melhor, igual eu fiz acima... Veja como ficou:
https://2img.net/r/ihimizer/img193/3972/easycapture2x.png
Azul
File: Abre um menu com estas opções:
New: Criar um novo modelo
Open: Abrir um modelo pra editar
Save: Subistitui o modelo que vc abriu, pelo que vc editou. (Se vc não abriu nenhum modelo é a mesma coisa que o Save as)
Save as: Salva o modelo feito ou editado de forma que há como escolher o nome e pasta do arquivo. (modelo)
Add to animation: Adiciona o modelo criado ou editado à animação. Se no caso de vc querer salvar depois ou apertou ai errado, é só clicar em um ponto do modelo e no Current Figure vá em Edit... (O edit Fica no azul pra qm leu o primeiro tutorial)
Close: Fecha o Stick figure builder.
Opitions: Abre um menu com duas opções de segmento...
Undo: Desfaza ultima alteração feita
Edit Mode: Neste modo você pode aumentar e diminuir uma linha.
Vermelho
Se chama: Add line (Adicionar linha) Adiciona um segmento linear a partir de qualquer ponto.
Amarelo
Se chama: Add circle (Adicionar círculo) Adiciona um segmento círcular a partir de qualquer ponto.
Laranja
Se chama: Toggle segment kind (Mudar um tipo de segmento) Muda um segmento selecionado linear para circular e vice versa
Verde[b]
A setinha pra cima se chama: Change segmet thickness (Mudar a espesura do segmento) Aumenta a espessura do segmento selecionado
A setinha pra baixo se chama: Change segmet thickness (Mudar a espessura do segmento) Diminui a espessura do segmento selecionado
[b]Azul Escuro
Se chama: Duplicate Segment (Duplicar Segmento) Duplica o segmento selecionado e vc seleciona um ponto pra esta "cópia" ficar.
Preto
Se chama: Static/Dynamic Segment (Segmento Estático/Dinâmico) Imobiliza ou Mobiliza um segmento. Na hora que você coloca o modelo na animação você pode não querer um monte de pontos que podem confundir, isso imobiliza e retira o ponto do segmento.
Ciano
Se chama: Delete Segment (Deletar Segmento) Deleta um segmento... Não é possivel deletar segmentos que estão ligados à outro.
Sobre criar modelos
Não existe uma dica pra criar modelos legais, cada um tem sua visão... Você tem que fazer e tentar aperfeiçoar... Só o que eu digo é que eu acho legal modelos com maid de uma cor, pra isso você tem que fazer várias partes de um modelo...
Ex: Stickman: Vc pode fazer todos seus membros separados para colocar a cor que quiser, dá até prafazer sombreado... Isso se chama Fullbody
Editando um modelo: A mesma coisa que criar só que complementando
- Spoiler:
- Editar um é a mesma coisa que crar, só que você já tem uma base. (Se não leu leia o tuto acima)
Pra começar a editar um modelo você pode abrir o File -> Create Figure Type
Na janela que abriu vc vai em: File -> Open
Agora é só selecionar seu stick e editar...
Ou vc pode abrir um stick normalmente, clicar em um de seus pontos e então no current figure clicar em edit.
Depois Posto Mais =D
Última edição por Dancity em Dom 08 Nov 2009, 00:46, editado 3 vez(es)
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Re: [Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
Sono? Você estava com sono?
O tuto ficou ótimo parabens.. ))))))))
O tuto ficou ótimo parabens.. ))))))))
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Re: [Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
só para maiores de 18, avisei! menores nao vejam
http://www.stickman.com.br/forum/viewtopic.php?t=10223
- Spoiler:
- [img][/img]
http://www.stickman.com.br/forum/viewtopic.php?t=10223
Re: [Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
jp_away escreveu:consegui isso huhhu
parabéns ficou muito criativa....
mas poderia ficar melhor
ótimo tutorial
Pedro sua anima ficou legal
faltou easing
poderia por goticulas de "goza" e aquilo é um pau-martelo?
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Re: [Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
Pedro Henrique escreveu:só para maiores de 18, avisei! menores nao vejamalguem sabe fazer uma animacao tipo:
- Spoiler:
[img][/img]
http://www.stickman.com.br/forum/viewtopic.php?t=10223
Acho que esse negócio de "só para maiores de 18 anos" não tah com nada...pq as pessoas, os homens no caso, na idade de uns 12, 13 anos já conhece a sexualidade,, isso é importante hoje em dia. E também conhecer seu próprio corpo né!
e essa animação que você perguntou se alguem sabe fazer foi feita no paint...fica mais facil// mais iria ser uma boa alguem fazer no pivot!!!
Re: [Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
·ßieL escreveu:Sono? Você estava com sono?
O tuto ficou ótimo parabens.. ))))))))
Na verdade era pq eu fiquei muito tempo na frente do computador... E ainda tinha que terminar um trabalho... Isso deu aspecto de sono... Quando fui durmir fiquei tonto...
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Re: [Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
Foi mal o post duplo mas... TUTO ATUALIZADO!
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Re: [Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
haha esse baguizim e legal olha o que eu fiz
arrumei no paint e tem saingre
arrumei no paint e tem saingre
Re: [Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
mutte 101 ficou legal, só não entendi que dps que o braço dele cai e sai, o tiozinho aparece com o braço .o.O
Re: [Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
o cara e tipo um mutante eu acho X..xjp_away escreveu:mutte 101 ficou legal, só não entendi que dps que o braço dele cai e sai, o tiozinho aparece com o braço .o.O
Re: [Art 2D Tuto] Fácil, fácil Pivot (Interface, configurações e alguns efeitos) (Com download)
Olha o meu eu peguei o "modelo" de um robo e o resto eu fiz
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