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Duvida: Fazer um Painel Com informações [Com Imagens]

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Duvida: Fazer um Painel Com informações [Com Imagens] Empty Duvida: Fazer um Painel Com informações [Com Imagens]

Mensagem por thalesaraujo Seg 26 Out 2009, 22:44

Pessoal, meu jogo é um remake de Sokoban.

Há uma pequena diferença porque no meu sokoban a camera acompanha o jogador. Ou seja, a room é maior que o tamanho da tela.

Porem eu preciso que informações como movimentos, empurros e tempo estejam fixos na parte debaixo da tela (nao quero q ela se movimente junto c a camera).

Pra exemplificar:

Duvida: Fazer um Painel Com informações [Com Imagens] 85803306
Esse é como eu queria que ficasse

Duvida: Fazer um Painel Com informações [Com Imagens] 38298398
Esse e o meu

Acho que deu pra entender

ps.: - os sprites são temporarios, peguei de alguem daqui *risos
- eu so preciso que o painel fique parado, como eu vou fazer eu acho que sei fazer
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Mensagem por itallo Seg 26 Out 2009, 22:58

quando for fazer o painel use view_xview e view_yview.
um exemplo:

vai no evento draw e coloca isso:
px1 = 50 ///aqui
px2 = 300///você controla
py1 = 500/// as dimensões
py2 = 550///do retângulo
draw_rectangle(view_xview[0]+px1,view_yview[0]+py1,view_xview[0]+px2,view_yview[0]+py2,noone)
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Mensagem por thalesaraujo Ter 27 Out 2009, 13:12

funcionou legal!!

Agora eu queria saber se tem como desenhar imagens dentro desse retangulo?

OU então desenhar um texto dentro dele??

Eu coloquei assim mas não esta funcionando:

Código:

px1 = 50 ///aqui
px2 = 300///você controla
py1 = 500/// as dimensões
py2 = 550///do retângulo
contador = 300

draw_rectangle(view_xview[0]+px1,view_yview[0]+py1,view_xview[0]+px2,view_yview[0]+py2,false)
{
  draw_text(128,832,string(contador))
}

ficou assim:

Duvida: Fazer um Painel Com informações [Com Imagens] 57613134

Note que o retangulo apareceu legal, mas o draw_text nao esta aparecendo
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Mensagem por makgamer Ter 27 Out 2009, 14:23

cara que exagero!!
olha:
sem seguir a tela:
cria um objeto com o nome rectangle e os sprite de um retangulo do amanho que vc quer.
e no draw:
Código:
draw_sprite(sprite_index,x,y)
draw_text(x,y,'movimentos:' + string(movimentos))
draw_text(x+50,y,'empurros:' + string(empurros))
draw_text(x+100,y,'tempo:' + string(tempo))
e no create:
Código:
movimentos = 0
empurros = 0
tempo = 000
alarm[0] = 2
colission do player com a caixa:
coloque este código voltado ao objeto rectangle:
Código:
if (keyboard_check(vk_anykey))
{empurros += 1}
alarm0:
Código:
tempo +=1
alarm[0] = 2
step:
Código:
if (keyboard_check(vk_anykey)){movimento += 1}
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Mensagem por CPinheiro Ter 27 Out 2009, 14:58

thalesaraujo escreveu:funcionou legal!!

Agora eu queria saber se tem como desenhar imagens dentro desse retangulo?

OU então desenhar um texto dentro dele??

Eu coloquei assim mas não esta funcionando:

Código:

px1 = 50 ///aqui
px2 = 300///você controla
py1 = 500/// as dimensões
py2 = 550///do retângulo
contador = 300

draw_rectangle(view_xview[0]+px1,view_yview[0]+py1,view_xview[0]+px2,view_yview[0]+py2,false)
{
  draw_text(128,832,string(contador))
}

ficou assim:

Duvida: Fazer um Painel Com informações [Com Imagens] 57613134

Note que o retangulo apareceu legal, mas o draw_text nao esta aparecendo

O problema é simples: tanto o texto quanto o retângulo são pretos. Para alterar a cor, use o draw_set_color(nome da cor). Veja algumas cores:

c_black --> Preto
c_white --> Branco
c_red --> Vermelho
c_green --> Verde
c_blue --> Azul

Como deve ter percebido, para colocar a cor que você quer, use "c_" + nome da cor em inglês.
No seu caso, coloque um draw_set_color no início do código, para escolher a cor do retângulo, e outro antes do draw_text (dentro das chaves, como o draw_text), para escolher a cor do texto.

Falows.
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Mensagem por thalesaraujo Ter 27 Out 2009, 16:13

CPinheiro escreveu:
Como deve ter percebido, para colocar a cor que você quer, use "c_" + nome da cor em inglês.
No seu caso, coloque um draw_set_color no início do código, para escolher a cor do retângulo, e outro antes do draw_text (dentro das chaves, como o draw_text), para escolher a cor do texto.

Falows.

Agora estão ambos visíveis. O problema é que quando ando pela tela, o texto nao permanece dentro do retangulo, ou seja, o texto e o retangulo não estão associados.

Código:

px1 = 50 ///aqui
px2 = 300///você controla
py1 = 500/// as dimensões
py2 = 550///do retângulo
contador = 300

draw_set_color(c_white)
draw_rectangle(view_xview[0]+px1,view_yview[0]+py1,view_xview[0]+px2,view_yview[0]+py2,false)
{
  draw_set_color(c_black)
  draw_text(448,704,"OLA TESTE TESTE") 
}

*Obviamente eu marquei pra desenhas as corrdenadas do texto dentro do retangulo
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Mensagem por Kabeção Ter 27 Out 2009, 20:04

view_xview[0] e view_yview[0] são as posições da tela.
Se você quer que algo acompanhe a tela então tem que somar essas posições com a posição do que quer desenhar.
Exemplo:
Código:
draw_text(view_xview[0]+20,view_yview[0]+200,"Texto")

Note que você faz a mesma coisa quando desenha o retângulo.
Entendeu como funciona?
Aprender isso é importante para se fazer qualquer coisa no GM.
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Mensagem por thalesaraujo Qua 28 Out 2009, 13:38

Quaaaase tudo funcionando.

Agora o retangulo e o texto estão associados, porém, quando eu tento desenhar um triangulo maior, para caber maiores informações, ele some. Eu alterei para esses valores:

Código:
px1 = 60 ///aqui
px2 = 360///você controla
py1 = 600/// as dimensões
py2 = 660///do retângulo

Ou seja, aumentei suas dimensões em 20%, daí ele simplesmente não aparece mais na tela...

Então voltei as dimensoes originais, ele volta a ser desenhado..
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Mensagem por CPinheiro Qua 28 Out 2009, 13:47

Tente deixar o px1 e o py1 com seus valores originais. Só aumente o px2 e o py2.
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