Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
+3
lipe1994
vinians
nanos233
7 participantes
Página 1 de 1
Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
Olá pessoal, eu to quebrando a cabeça mais não to conseguindo fazer isso :S
quem souber me ajude.
Até +
quem souber me ajude.
Até +
Re: Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
Na verdade esse problema se divide em 2 partes.
1. Primeiro faça o seu inimigo te seguir.
2. Depois se ele esta te seguindo e encontrar um obstaculo pelo caminho ele deve pula-lo.
Para pular, ja que ele vai estar te seguindo e se for um jogo de plataforma, ele vai estar com hspeed positivo ou negativo pra esquerda e direita. Entao basta definir o vspeed como -10 por exemplo.
O importante é definir para seus inimigos gravidade, bloqueio se encontrar solidos etc. ou seja tudo que acontece para o seu proprio char. Se isso estiver ok quando você setar o vspeed ele vai pular a cair no chao automaticamente.
Nao estou te dando o codigo pra você poder tentar fazer. Qualquer coisa posta ai. Lembre-se que AI exige uma persistencia maior do programador, mais no final vale a pena.
vlw!
1. Primeiro faça o seu inimigo te seguir.
2. Depois se ele esta te seguindo e encontrar um obstaculo pelo caminho ele deve pula-lo.
Para pular, ja que ele vai estar te seguindo e se for um jogo de plataforma, ele vai estar com hspeed positivo ou negativo pra esquerda e direita. Entao basta definir o vspeed como -10 por exemplo.
O importante é definir para seus inimigos gravidade, bloqueio se encontrar solidos etc. ou seja tudo que acontece para o seu proprio char. Se isso estiver ok quando você setar o vspeed ele vai pular a cair no chao automaticamente.
Nao estou te dando o codigo pra você poder tentar fazer. Qualquer coisa posta ai. Lembre-se que AI exige uma persistencia maior do programador, mais no final vale a pena.
vlw!
Re: Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
Ei cara, eu não consegui fazer com q o inimigo pulasse só qndo o jogador pulasse =|
como que eu tenho que fazer pra ele pular qndo o player pular ?
como que eu tenho que fazer pra ele pular qndo o player pular ?
O legal seria se vc fizesse seu inimigo pular quando for necessario ou seja, você pode usar a função place_metting() para verificar se tem alguma coisa na sua frente e tentar pular sobre ela. Por exemplo:
No evento STEP do inimigo:
Esse código é apenas um exemplo. Para ele funcionar precisaria definir essas variaveis ai descritas (persguindo e no_chao).
Poste uma imagem do seu jogo para podermos saber melhor como ajudar-lo. Geralmente para ficar mais facil fazer uma AI é legal criar uma máquina de estados. Ou seja, o seu inimigo poderia estar em 1 dos seguintes estados:
1-Normal (andando pra la e pra ca sem esta perseguindo nada)
2-Perseguindo você
3-Correndo de você
E no caso dele perder você de vista (colision_line) ele voltaria ao estado 1.
No evento STEP do inimigo:
- Código:
if (perseguindo)
{
if (no_chao)
if (place_meeting(x + 32, y, obParede)) vspeed = -8
}
Esse código é apenas um exemplo. Para ele funcionar precisaria definir essas variaveis ai descritas (persguindo e no_chao).
Poste uma imagem do seu jogo para podermos saber melhor como ajudar-lo. Geralmente para ficar mais facil fazer uma AI é legal criar uma máquina de estados. Ou seja, o seu inimigo poderia estar em 1 dos seguintes estados:
1-Normal (andando pra la e pra ca sem esta perseguindo nada)
2-Perseguindo você
3-Correndo de você
E no caso dele perder você de vista (colision_line) ele voltaria ao estado 1.
Pode usar o distance_to_object tbm!!
coloca no step do inimigo
:
coloca no step do inimigo
:
- Código:
if distance_to_object(bloco) < 10
{
vspeed = -4
}
como assim lipe1994???
OO
bem... creio que você possa fazer assim:
se quer seguir exactmanete o pulo do player o tamanho do Pulo e ETC faça assim:
no STEP do obj que segue coloque:
Isso Fara ele Pular quando o objeto Player Pular.. Mais tem Alguns Bugs com esse CÓDIGO... XD
Mais DA Pra Usa-lo
FLWs
Keké Games
OO
bem... creio que você possa fazer assim:
se quer seguir exactmanete o pulo do player o tamanho do Pulo e ETC faça assim:
no STEP do obj que segue coloque:
- Código:
vspeed=NOMEDOOBJETODOHERO.vspeed //Se quiser mude o NOMEDOOBJETODOHERO pelo Nome do objeto que vai ser seguido
Isso Fara ele Pular quando o objeto Player Pular.. Mais tem Alguns Bugs com esse CÓDIGO... XD
Mais DA Pra Usa-lo
FLWs
Keké Games
Pessoal, nenhum pegou =|
eu não sei mais o que faço T-T
eu não sei mais o que faço T-T
O seu jogo é de plataforma, certo? Você já fez o sistema de o inimigo te perseguir (só para a direita e esquerda)? Se já, poste aqui como você fez para ficar mais fácil de nós te ajudarmos. E também, como o vinians disse, poste uma imagem, mostrando o personagem, o inimigo e o(s) obstáculo(s).
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Bom, já tenho uma resposta, se você quer que o inimigo pule somente quando o player pular, simplesmente no inimigo, você cria um keyboard> botão que você vai usar para o pulo. Então, como exemplo, você coloca no inimigo keyboard > space, que foi o botão de pulo que eu defini, para o player também.
Agora se você quer que ele pule obstaculos, coloque este código no evento step do inimigo:
E no evento create do inimigo, coloque este código:
Depois me fala se deu certo amiguinho
Agora se você quer que ele pule obstaculos, coloque este código no evento step do inimigo:
- Código:
if place_free(x-5,y){hspeed = 5}else {y-=10}//troque o 5 pela distância, ou seja, quanto mais longe você quer que o inimigo pule ao ver um obstáculo, aumente, quanto mais perto, diminua, e no 10, substitua pelo valor da velocidade que você queira que seu inimigo tenha
E no evento create do inimigo, coloque este código:
- Código:
x-=5//troque o 5 pela velocidade que você queira que o seu inimigo tenha
Depois me fala se deu certo amiguinho
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Bom, ja que você não esta conseguindo, vamos la. Isso não é tão dificil de fazer, mas foi dificil pra min descobrir como fazer. XD
Detectando um buraco:
Para detectar um buraco basta checar se a posição onde esta o buraco esta livre ou não. Use o seguinte código para checar o buraco e pular ele:
Detectando obstaculo sólido pelas laterais:
O vinians ja explicou isso la emcima, então só vou por um código para checar as laterais:
Bom, acho que você ja tem o código de seguir o personagem. Qualquer coisa é só perguntar. Vlw? E se não conseguir, por favor poste uma screenshot do jogo pra nós analisarmos melhor, senão vai ser muito dificil te ajudar. Blz?
FLWS!
Detectando um buraco:
Para detectar um buraco basta checar se a posição onde esta o buraco esta livre ou não. Use o seguinte código para checar o buraco e pular ele:
- Código:
//checando buraco a direita
if !place_free(x+sprite_width+5,y+5){if !place_free(x,y+5){vspeed=-10}
//checando buraco a direita
if !place_free(x-sprite_width-5,y+5){if !place_free(x,y+5){vspeed=-10}
Detectando obstaculo sólido pelas laterais:
O vinians ja explicou isso la emcima, então só vou por um código para checar as laterais:
- Código:
//checando a direita
if !place_free(x+32,y){if !place_free(x,y+5){vspeed=-10}
//checando a esquerda
if !place_free(x-32,y){if !place_free(x,y+5){vspeed=-10}
Bom, acho que você ja tem o código de seguir o personagem. Qualquer coisa é só perguntar. Vlw? E se não conseguir, por favor poste uma screenshot do jogo pra nós analisarmos melhor, senão vai ser muito dificil te ajudar. Blz?
FLWS!
Conteúdo patrocinado