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Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
+3
lipe1994
vinians
nanos233
7 participantes
Página 1 de 1
Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
Olá pessoal, eu to quebrando a cabeça mais não to conseguindo fazer isso :S
quem souber me ajude.
Até +
quem souber me ajude.
Até +
Re: Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
Na verdade esse problema se divide em 2 partes.
1. Primeiro faça o seu inimigo te seguir.
2. Depois se ele esta te seguindo e encontrar um obstaculo pelo caminho ele deve pula-lo.
Para pular, ja que ele vai estar te seguindo e se for um jogo de plataforma, ele vai estar com hspeed positivo ou negativo pra esquerda e direita. Entao basta definir o vspeed como -10 por exemplo.
O importante é definir para seus inimigos gravidade, bloqueio se encontrar solidos etc. ou seja tudo que acontece para o seu proprio char. Se isso estiver ok quando você setar o vspeed ele vai pular a cair no chao automaticamente.
Nao estou te dando o codigo pra você poder tentar fazer. Qualquer coisa posta ai. Lembre-se que AI exige uma persistencia maior do programador, mais no final vale a pena.
vlw!
1. Primeiro faça o seu inimigo te seguir.
2. Depois se ele esta te seguindo e encontrar um obstaculo pelo caminho ele deve pula-lo.
Para pular, ja que ele vai estar te seguindo e se for um jogo de plataforma, ele vai estar com hspeed positivo ou negativo pra esquerda e direita. Entao basta definir o vspeed como -10 por exemplo.
O importante é definir para seus inimigos gravidade, bloqueio se encontrar solidos etc. ou seja tudo que acontece para o seu proprio char. Se isso estiver ok quando você setar o vspeed ele vai pular a cair no chao automaticamente.
Nao estou te dando o codigo pra você poder tentar fazer. Qualquer coisa posta ai. Lembre-se que AI exige uma persistencia maior do programador, mais no final vale a pena.
vlw!
Re: Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
Ei cara, eu não consegui fazer com q o inimigo pulasse só qndo o jogador pulasse =|
como que eu tenho que fazer pra ele pular qndo o player pular ?
como que eu tenho que fazer pra ele pular qndo o player pular ?
Re: Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
O legal seria se vc fizesse seu inimigo pular quando for necessario ou seja, você pode usar a função place_metting() para verificar se tem alguma coisa na sua frente e tentar pular sobre ela. Por exemplo:
No evento STEP do inimigo:
Esse código é apenas um exemplo. Para ele funcionar precisaria definir essas variaveis ai descritas (persguindo e no_chao).
Poste uma imagem do seu jogo para podermos saber melhor como ajudar-lo. Geralmente para ficar mais facil fazer uma AI é legal criar uma máquina de estados. Ou seja, o seu inimigo poderia estar em 1 dos seguintes estados:
1-Normal (andando pra la e pra ca sem esta perseguindo nada)
2-Perseguindo você
3-Correndo de você
E no caso dele perder você de vista (colision_line) ele voltaria ao estado 1.
No evento STEP do inimigo:
- Código:
if (perseguindo)
{
if (no_chao)
if (place_meeting(x + 32, y, obParede)) vspeed = -8
}
Esse código é apenas um exemplo. Para ele funcionar precisaria definir essas variaveis ai descritas (persguindo e no_chao).
Poste uma imagem do seu jogo para podermos saber melhor como ajudar-lo. Geralmente para ficar mais facil fazer uma AI é legal criar uma máquina de estados. Ou seja, o seu inimigo poderia estar em 1 dos seguintes estados:
1-Normal (andando pra la e pra ca sem esta perseguindo nada)
2-Perseguindo você
3-Correndo de você
E no caso dele perder você de vista (colision_line) ele voltaria ao estado 1.
Re: Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
Pode usar o distance_to_object tbm!!
coloca no step do inimigo
:
coloca no step do inimigo
:
- Código:
if distance_to_object(bloco) < 10
{
vspeed = -4
}
Re: Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
como assim lipe1994???
OO
bem... creio que você possa fazer assim:
se quer seguir exactmanete o pulo do player o tamanho do Pulo e ETC faça assim:
no STEP do obj que segue coloque:
Isso Fara ele Pular quando o objeto Player Pular.. Mais tem Alguns Bugs com esse CÓDIGO... XD
Mais DA Pra Usa-lo
FLWs
Keké Games
OO
bem... creio que você possa fazer assim:
se quer seguir exactmanete o pulo do player o tamanho do Pulo e ETC faça assim:
no STEP do obj que segue coloque:
- Código:
vspeed=NOMEDOOBJETODOHERO.vspeed //Se quiser mude o NOMEDOOBJETODOHERO pelo Nome do objeto que vai ser seguido
Isso Fara ele Pular quando o objeto Player Pular.. Mais tem Alguns Bugs com esse CÓDIGO... XD
Mais DA Pra Usa-lo
FLWs
Keké Games
Re: Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
Pessoal, nenhum pegou =|
eu não sei mais o que faço T-T
eu não sei mais o que faço T-T
Re: Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
O seu jogo é de plataforma, certo? Você já fez o sistema de o inimigo te perseguir (só para a direita e esquerda)? Se já, poste aqui como você fez para ficar mais fácil de nós te ajudarmos. E também, como o vinians disse, poste uma imagem, mostrando o personagem, o inimigo e o(s) obstáculo(s).
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
Bom, já tenho uma resposta, se você quer que o inimigo pule somente quando o player pular, simplesmente no inimigo, você cria um keyboard> botão que você vai usar para o pulo. Então, como exemplo, você coloca no inimigo keyboard > space, que foi o botão de pulo que eu defini, para o player também.
Agora se você quer que ele pule obstaculos, coloque este código no evento step do inimigo:
E no evento create do inimigo, coloque este código:
Depois me fala se deu certo amiguinho
Agora se você quer que ele pule obstaculos, coloque este código no evento step do inimigo:
- Código:
if place_free(x-5,y){hspeed = 5}else {y-=10}//troque o 5 pela distância, ou seja, quanto mais longe você quer que o inimigo pule ao ver um obstáculo, aumente, quanto mais perto, diminua, e no 10, substitua pelo valor da velocidade que você queira que seu inimigo tenha
E no evento create do inimigo, coloque este código:
- Código:
x-=5//troque o 5 pela velocidade que você queira que o seu inimigo tenha
Depois me fala se deu certo amiguinho
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Como fazer inteligência artificial que o inimigo pule obstaculos para te seguir?
Bom, ja que você não esta conseguindo, vamos la. Isso não é tão dificil de fazer, mas foi dificil pra min descobrir como fazer. XD
Detectando um buraco:
Para detectar um buraco basta checar se a posição onde esta o buraco esta livre ou não. Use o seguinte código para checar o buraco e pular ele:
Detectando obstaculo sólido pelas laterais:
O vinians ja explicou isso la emcima, então só vou por um código para checar as laterais:
Bom, acho que você ja tem o código de seguir o personagem. Qualquer coisa é só perguntar. Vlw? E se não conseguir, por favor poste uma screenshot do jogo pra nós analisarmos melhor, senão vai ser muito dificil te ajudar. Blz?
FLWS!
Detectando um buraco:
Para detectar um buraco basta checar se a posição onde esta o buraco esta livre ou não. Use o seguinte código para checar o buraco e pular ele:
- Código:
//checando buraco a direita
if !place_free(x+sprite_width+5,y+5){if !place_free(x,y+5){vspeed=-10}
//checando buraco a direita
if !place_free(x-sprite_width-5,y+5){if !place_free(x,y+5){vspeed=-10}
Detectando obstaculo sólido pelas laterais:
O vinians ja explicou isso la emcima, então só vou por um código para checar as laterais:
- Código:
//checando a direita
if !place_free(x+32,y){if !place_free(x,y+5){vspeed=-10}
//checando a esquerda
if !place_free(x-32,y){if !place_free(x,y+5){vspeed=-10}
Bom, acho que você ja tem o código de seguir o personagem. Qualquer coisa é só perguntar. Vlw? E se não conseguir, por favor poste uma screenshot do jogo pra nós analisarmos melhor, senão vai ser muito dificil te ajudar. Blz?
FLWS!
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