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[Pedido] Ajuda

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[Pedido] Ajuda Empty [Pedido] Ajuda

Mensagem por natan Ter 20 Out 2009, 21:52

eu queria pedir ajuda eh que eu toh fazendo um jogo do GM ai eu coloquei pra quando o personagem chegar perto do inimigo ele atirar no personagem
ai eu coloquei esse codigo

Código:
if distance_to_object(nome_do_objeto_player)<300 {

  //função que faz o inimigo atirar

}

mais ele fica atirando toda hora um monte de tiro ai eu queria tipo dar um tempo depois do primeiro tiro por exemplo ele soh atirar a cada 10 segundos.

ajuda por favor!
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[Pedido] Ajuda Empty Re: [Pedido] Ajuda

Mensagem por vinians Ter 20 Out 2009, 23:19

Tem varias maneiras de resolver este problema, vamos ver uma solução usando alarmes:
No evento CREATE do Inimigo coloque:
Código:

posso_atirar = false;
alarm[0] = room_speed / 10;

No evento ALARM[0] do Inimigo:
Código:

alarm[0] = room_speed / 10;
pode_atirar = true;

Agora basta vc perguntar isso no STEP:
Código:

if (distance_to_object(nome_do_objeto_player)<300) and pode_atirar
{
  //função que faz o inimigo atirar
  pode_atirar = false;
}
Ou seja a cada 1/10 de segundo a variavel pode_atirar vai ser setada como TRUE liberando o inimigo de atirar. Quando der o tiro basta seta-la como FALSE como é feito no codigo acima.
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[Pedido] Ajuda Empty Re: [Pedido] Ajuda

Mensagem por natan Qua 21 Out 2009, 02:11

aew eu tentei aki i num consegui naum sera q vc pode fazer uma engine pra eu ver melhor como eh?!
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Mensagem por Thyago Qua 21 Out 2009, 13:13

vinians escreveu:Tem varias maneiras de resolver este problema, vamos ver uma solução usando alarmes:
No evento CREATE do Inimigo coloque:
Código:

posso_atirar = false;
alarm[0] = room_speed / 10;

No evento ALARM[0] do Inimigo:
Código:

alarm[0] = room_speed / 10;
pode_atirar = true;

Agora basta vc perguntar isso no STEP:
Código:

if (distance_to_object(nome_do_objeto_player)<300) and pode_atirar
{
  //função que faz o inimigo atirar
  pode_atirar = false;
}
Ou seja a cada 1/10 de segundo a variavel pode_atirar vai ser setada como TRUE liberando o inimigo de atirar. Quando der o tiro basta seta-la como FALSE como é feito no codigo acima.
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Vinians eu acho que seria
Código:
room_speed*10
e não
Código:
room_speed/10
.Porque a cada um room_speed são um segundo,por por exemplo sua room esta com 30 frames por segundo,ou dez frames por segundo,a velocidade da room vai ser sempre um segundo para praticar o total de frames.então
Código:
room_speed*10
resultara em dez segundos.Ele quer atirar a cada dez segundos e não a cada um decimo de segundo.Apesar de eu achar dez segundos muito tempo.vlw pessoal.
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Mensagem por vinians Qua 21 Out 2009, 13:49

Thyago escreveu:
vinians escreveu:Tem varias maneiras de resolver este problema, vamos ver uma solução usando alarmes:
No evento CREATE do Inimigo coloque:
Código:

posso_atirar = false;
alarm[0] = room_speed / 10;

No evento ALARM[0] do Inimigo:
Código:

alarm[0] = room_speed / 10;
pode_atirar = true;

Agora basta vc perguntar isso no STEP:
Código:

if (distance_to_object(nome_do_objeto_player)<300) and pode_atirar
{
  //função que faz o inimigo atirar
  pode_atirar = false;
}
Ou seja a cada 1/10 de segundo a variavel pode_atirar vai ser setada como TRUE liberando o inimigo de atirar. Quando der o tiro basta seta-la como FALSE como é feito no codigo acima.
T+

Vinians eu acho que seria
Código:
room_speed*10
e não
Código:
room_speed/10
.Porque a cada um room_speed são um segundo,por por exemplo sua room esta com 30 frames por segundo,ou dez frames por segundo,a velocidade da room vai ser sempre um segundo para praticar o total de frames.então
Código:
room_speed*10
resultara em dez segundos.Ele quer atirar a cada dez segundos e não a cada um decimo de segundo.Apesar de eu achar dez segundos muito tempo.vlw pessoal.
Tem razão, eu confundi, pensei que ele estava querendo 10 tiros por segundo, agora reli a mensagem e vi que ele que 1 tiro a "cada 10 segundos"!!!!! Isso é que dá essa correria hahahah!
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