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Jogo da Velha
4 participantes
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Jogo da Velha
To com uma duvida...
Criei um game baseado no jogo da velha e queria saber como fazer para o computador, detectando três X ou 0, criasse uma linha por cima, riscando... Como se faz no jogo da vida real....
Vlws
P.S.: Logo posto ele no fórum....
Criei um game baseado no jogo da velha e queria saber como fazer para o computador, detectando três X ou 0, criasse uma linha por cima, riscando... Como se faz no jogo da vida real....
Vlws
P.S.: Logo posto ele no fórum....
Sr. Sinistro- Data de inscrição : 23/06/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 542
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Re: Jogo da Velha
Você pode usar o comando draw_line(), desde que vc tenha o x e y do primeiro X e do ultimo. Coloque esse codigo no Draw Event de algum objeto que vc tenha acesso aos x e y que vc precisa
- Código:
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
draw_line(ob1.x, ob1.y, ob2.x, ob2.y);
Re: Jogo da Velha
Mini-tutorial:
Resouces necessários: sprite com o quadrado vazio, outro com o X outro com o O, backgroud com as linhas do jogo, tipo assim:
_|_|_
_|_|_
| |
Agora crie 10 objetos: o obj_controle e os obj_quadrado_x (substitua x por 1, 2, 3, etc)
Aos obj_quadrado de o spr_quadrado_vazio
No create desses coloque:
E no evento do botão direito do mouse:
Agora no step:
No create obj_controle:
No step:
E aí por diante até cobrir todas as cobinações possiveis (no caso eu supus que você tivesse arrumado assim:
1|2|3
4|5|6
|7|8|9)
Não sei se etá tudo certo porque não testei, mas vê se vai =D
Sei que pediu só a linha, mas aí me empolguei XD
Goodbye
Resouces necessários: sprite com o quadrado vazio, outro com o X outro com o O, backgroud com as linhas do jogo, tipo assim:
_|_|_
_|_|_
| |
Agora crie 10 objetos: o obj_controle e os obj_quadrado_x (substitua x por 1, 2, 3, etc)
Aos obj_quadrado de o spr_quadrado_vazio
No create desses coloque:
- Código:
jogador_um=false
jogador_dois=false
vazio=true
E no evento do botão direito do mouse:
- Código:
if obj_controle.vez=1 and vazio=true then
{jogador_um=true
obj_controle.vez=2}
else if obj_controle.vez=2 and vazio=true then
{jogador_dois=true
obj_controle.vez=1}
Agora no step:
- Código:
if jogador_um=true then
{sprite_index=spr_quadrado_x}
if jogador_dois=true then
{sprite_index=spr_quadrado_o}
No create obj_controle:
- Código:
vez=1
No step:
- Código:
if obj_quadrado_1.jogador_um=true and obj_quadrado_2.jogador_um=true and obj_quadrado_3.jogador_um=true then
{drawn_line(x,y,x,y (troque pelas cordenas certas))}
E aí por diante até cobrir todas as cobinações possiveis (no caso eu supus que você tivesse arrumado assim:
1|2|3
4|5|6
|7|8|9)
Não sei se etá tudo certo porque não testei, mas vê se vai =D
Sei que pediu só a linha, mas aí me empolguei XD
Goodbye
Naut2006- Data de inscrição : 11/08/2009
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Re: Jogo da Velha
vinians: Tanks... Valeu pélo código. Era o que eu tava precisando
Naut2006: Foi exatamente nesta linha de pensamento que eu fiz... Mas valeu pelo mini-tutorial. Outros novatos em gml podem aprender com ele...
VLWS para os dois..
Naut2006: Foi exatamente nesta linha de pensamento que eu fiz... Mas valeu pelo mini-tutorial. Outros novatos em gml podem aprender com ele...
VLWS para os dois..
Sr. Sinistro- Data de inscrição : 23/06/2009
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Re: Jogo da Velha
Eu também estou fazendo um joguinho da velha em paralelo com meu projeto; só que eu fiz o risco com sprites mesmo, já está quase pronto, logo eu posto ele para voce dar uma olhada !!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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