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Tutorial - Tem dúvidas a respeito de gravidade? Tire-as aqui!

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Mensagem por fonetico Qua 14 Out 2009, 23:21

Olá amigos, vou mostrar a vocês praticamente quase tudo que a gravidade do Game Maker pode oferecer e como ela funciona.

Antes, uma breve explicação sobre o que é gravidade:
- No planeta Terra há gravidade, que serve para fazer tudo ficar no chão, quando você pula, você volta ao chão por causa da gravidade, porque senão fosse assim, ficaria flutuando e até "voando". Imagine só como seríamos sem a gravidade? Estranho né?
No Game Maker não é diferente, a gravidade faz com que os objetos vão para o lado que você definir, não somente para baixo, mas para todos os lados.

Como coloco gravidade no Game Maker?

Isso tenho certeza que algumas pessoas tem dúvidas (pouquíssimas). Por isso é importante ressaltar. Para colocar gravidade em um objeto, você cria um evento e nele você pode colocar a opção gravidade - Tutorial - Tem dúvidas a respeito de gravidade? Tire-as aqui! Gravidade que fica na aba move (a primeira).

Irá aparecer uma janela como esta:
gravidade - Tutorial - Tem dúvidas a respeito de gravidade? Tire-as aqui! Imagemkv

Determinando um rumo certo

Bem, agora essa é a parte mais interessante da gravidade no Game Maker, muitos não sabem, mas simplismente a direção da gravidade é formada pela base de graus. Ou seja, 90° fará com que o objeto vá para cima. Quer uma dica? Use um transferidor, facilitará muito. Você deixa ele em pé (claro)e olha os graus, e a direção que cada um possui, depois é só colocar na direction.

Sempre que você tiver colocado um grau que você saiba para que lado vai, é importante não marcar a opção relative. Quando você marca esta opção, a direção da gravidade muda radicalmente.

Idéias úteis

Conheço duas formas de você colocar a direção da gravidade para baixo:
- Escrevendo 360 na direction e marcando a opção relative, senão o objeto vai para a direita.
-Somando 360 com a diferença de 90 a 360. Ou seja: 360-90=270 + 360 = 630.
630 é o valor que você deve colocar, mas lembre-se, como é um grau que você sabe que vai para baixo, não marque a opção relative.

gravity?

Não sei se percebeu, mas há dois campos na caixa de diálogo que se abriu ao arrastar a opção gravity. A primeira é a direction que já comentamos e a segunda é a gravity, ou seja, qual vai ser a força de gravidade que vai ter em seu objeto. Neste campo, como em todos do Game Maker, você pode colocar números decimais, 0.0, para formar parte de um inteiro.


Espero que tenham gostado do tutorial!

Feito por souzalucasjose!
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Mensagem por jp_away Qua 14 Out 2009, 23:33

Belo tutorial, otimo para ajudar. No meu primeiro jogo eu num sabia nada de gravidade, a cada pulo o carinha ia até fora da room.(risos)
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Mensagem por CPinheiro Qui 15 Out 2009, 09:38

Bom tutorial.
Mas só lembrando que se quiser colocar a gravidade pra baixo, também pode-se usar 270.
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Mensagem por TiagoBonadio Qui 15 Out 2009, 12:20

belo tuto mais sempre usei um script. agora tem um meio mais facil
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Mensagem por Luca$ Ter 12 Out 2010, 20:20

Mano como eu faço pra fazer o meu personagem pular, eu ja sei o grau q vai ser 120º para ele ir pular pra direita mais eu nao sei quanto ponho de gravidade.
Eu ponho 0.1,0.2, mais ele sai vuando pela tela , eu quero que ele pula e caia, mais eu to usando um sprite que ja vem no Game Maker(o sprite Explorer_Right,Explorer_Left etc...) e nao tem de ele caindo e nem pulando.
queria q vc me dissese como ponho pra ele pular e cair sem os sprites de pular e cair ou se auguem tem de esse sprite caindo e pulando e qual a gravidade
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