Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Tutorial - Tem dúvidas a respeito de gravidade? Tire-as aqui!
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial - Tem dúvidas a respeito de gravidade? Tire-as aqui!
Olá amigos, vou mostrar a vocês praticamente quase tudo que a gravidade do Game Maker pode oferecer e como ela funciona.
Antes, uma breve explicação sobre o que é gravidade:
- No planeta Terra há gravidade, que serve para fazer tudo ficar no chão, quando você pula, você volta ao chão por causa da gravidade, porque senão fosse assim, ficaria flutuando e até "voando". Imagine só como seríamos sem a gravidade? Estranho né?
No Game Maker não é diferente, a gravidade faz com que os objetos vão para o lado que você definir, não somente para baixo, mas para todos os lados.
Como coloco gravidade no Game Maker?
Isso tenho certeza que algumas pessoas tem dúvidas (pouquíssimas). Por isso é importante ressaltar. Para colocar gravidade em um objeto, você cria um evento e nele você pode colocar a opção que fica na aba move (a primeira).
Irá aparecer uma janela como esta:
Determinando um rumo certo
Bem, agora essa é a parte mais interessante da gravidade no Game Maker, muitos não sabem, mas simplismente a direção da gravidade é formada pela base de graus. Ou seja, 90° fará com que o objeto vá para cima. Quer uma dica? Use um transferidor, facilitará muito. Você deixa ele em pé (claro)e olha os graus, e a direção que cada um possui, depois é só colocar na direction.
Sempre que você tiver colocado um grau que você saiba para que lado vai, é importante não marcar a opção relative. Quando você marca esta opção, a direção da gravidade muda radicalmente.
Idéias úteis
Conheço duas formas de você colocar a direção da gravidade para baixo:
- Escrevendo 360 na direction e marcando a opção relative, senão o objeto vai para a direita.
-Somando 360 com a diferença de 90 a 360. Ou seja: 360-90=270 + 360 = 630.
630 é o valor que você deve colocar, mas lembre-se, como é um grau que você sabe que vai para baixo, não marque a opção relative.
gravity?
Não sei se percebeu, mas há dois campos na caixa de diálogo que se abriu ao arrastar a opção gravity. A primeira é a direction que já comentamos e a segunda é a gravity, ou seja, qual vai ser a força de gravidade que vai ter em seu objeto. Neste campo, como em todos do Game Maker, você pode colocar números decimais, 0.0, para formar parte de um inteiro.
Espero que tenham gostado do tutorial!
Feito por souzalucasjose!
Antes, uma breve explicação sobre o que é gravidade:
- No planeta Terra há gravidade, que serve para fazer tudo ficar no chão, quando você pula, você volta ao chão por causa da gravidade, porque senão fosse assim, ficaria flutuando e até "voando". Imagine só como seríamos sem a gravidade? Estranho né?
No Game Maker não é diferente, a gravidade faz com que os objetos vão para o lado que você definir, não somente para baixo, mas para todos os lados.
Como coloco gravidade no Game Maker?
Isso tenho certeza que algumas pessoas tem dúvidas (pouquíssimas). Por isso é importante ressaltar. Para colocar gravidade em um objeto, você cria um evento e nele você pode colocar a opção que fica na aba move (a primeira).
Irá aparecer uma janela como esta:
Determinando um rumo certo
Bem, agora essa é a parte mais interessante da gravidade no Game Maker, muitos não sabem, mas simplismente a direção da gravidade é formada pela base de graus. Ou seja, 90° fará com que o objeto vá para cima. Quer uma dica? Use um transferidor, facilitará muito. Você deixa ele em pé (claro)e olha os graus, e a direção que cada um possui, depois é só colocar na direction.
Sempre que você tiver colocado um grau que você saiba para que lado vai, é importante não marcar a opção relative. Quando você marca esta opção, a direção da gravidade muda radicalmente.
Idéias úteis
Conheço duas formas de você colocar a direção da gravidade para baixo:
- Escrevendo 360 na direction e marcando a opção relative, senão o objeto vai para a direita.
-Somando 360 com a diferença de 90 a 360. Ou seja: 360-90=270 + 360 = 630.
630 é o valor que você deve colocar, mas lembre-se, como é um grau que você sabe que vai para baixo, não marque a opção relative.
gravity?
Não sei se percebeu, mas há dois campos na caixa de diálogo que se abriu ao arrastar a opção gravity. A primeira é a direction que já comentamos e a segunda é a gravity, ou seja, qual vai ser a força de gravidade que vai ter em seu objeto. Neste campo, como em todos do Game Maker, você pode colocar números decimais, 0.0, para formar parte de um inteiro.
Espero que tenham gostado do tutorial!
Feito por souzalucasjose!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial - Tem dúvidas a respeito de gravidade? Tire-as aqui!
Belo tutorial, otimo para ajudar. No meu primeiro jogo eu num sabia nada de gravidade, a cada pulo o carinha ia até fora da room.(risos)
Bom tutorial.
Mas só lembrando que se quiser colocar a gravidade pra baixo, também pode-se usar 270.
Mas só lembrando que se quiser colocar a gravidade pra baixo, também pode-se usar 270.
belo tuto mais sempre usei um script. agora tem um meio mais facil
Mano como eu faço pra fazer o meu personagem pular, eu ja sei o grau q vai ser 120º para ele ir pular pra direita mais eu nao sei quanto ponho de gravidade.
Eu ponho 0.1,0.2, mais ele sai vuando pela tela , eu quero que ele pula e caia, mais eu to usando um sprite que ja vem no Game Maker(o sprite Explorer_Right,Explorer_Left etc...) e nao tem de ele caindo e nem pulando.
queria q vc me dissese como ponho pra ele pular e cair sem os sprites de pular e cair ou se auguem tem de esse sprite caindo e pulando e qual a gravidade
Eu ponho 0.1,0.2, mais ele sai vuando pela tela , eu quero que ele pula e caia, mais eu to usando um sprite que ja vem no Game Maker(o sprite Explorer_Right,Explorer_Left etc...) e nao tem de ele caindo e nem pulando.
queria q vc me dissese como ponho pra ele pular e cair sem os sprites de pular e cair ou se auguem tem de esse sprite caindo e pulando e qual a gravidade
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0