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Som - Volume

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Som - Volume Empty Som - Volume

Mensagem por lipelongo Ter 06 Out 2009, 15:17

Estou com uma dúvida quanto ao som. Por exemplo: eu quero que, a medida que o personagem se distancie do foco de som, esse som vá diminuindo. Aí, pensei em usar uma fórmula assim: v = v0 - variação.distância. Ou seja, volume é igual a volume máximo menos a variação vezes a distância do personagem em relação ao foco de som. Contudo, não consegui alterar o volume do som. Será que alguém poderia me ajudar????
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Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por Igor KinGamer Ter 06 Out 2009, 17:53

Você tem que usar a função sound_volume(som, volume).
No lugar de "som", você tem que colocar o nome do som cujo volume será alterado. O volume deve estar entre 0 (mudo) e 1 (máximo).
Então você só precisa fazer com que o resultado dessa fórmula que você fez seja um valor entre 0 e 1.
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Mensagem por lipelongo Ter 06 Out 2009, 18:58

Beleza. Mas eu preciso por esse som anteriormente para tocar? Ou é só digitar esta linha de código?
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Mensagem por Convidad Ter 06 Out 2009, 21:15

lipelongo escreveu:Beleza. Mas eu preciso por esse som anteriormente para tocar? Ou é só digitar esta linha de código?

É só digitar a linha no evento step de qualquer objeto que esteja dentro da room que o volume será ajustado. Também tem a função sound_global_volume(), que altera o valor de todos os sons ao mesmo tempo (desde que sejam sons reproduzidos pelo Game Maker, dll não funciona, obviamente).

Código:
sound_global_volume(valor)

"valor" deve ser entre 0 e 1, como disse o Igor. [:¬)] Lembrando que pra tocar o som, a função é sound_play() ou sound_loop().
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Mensagem por lipelongo Qua 07 Out 2009, 14:07

Não funfo No ... O som simplesmente não diminui.
Eu tentei botar o object assim:
Evento create:
sound_play(sound2)
Evento step:
v = v0 - variacao.distancia
sound_volume(sound2,v)
---------------
P.S: já setei todas as variáveis certinho
E fiz para o valor dar entre 1 e 0.
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Mensagem por Igor KinGamer Qua 07 Out 2009, 16:53

v = v0 - variacao.distancia

O sinal de multiplicação é "*" (asterisco).
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Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por lipelongo Qua 07 Out 2009, 22:10

Sim, sim... eu usei *. Mas, mesmo quando definia um valor fixo, tipo sound_volume(sound2, 0.5) não funcionava...
Alguém pode me dar uma luz??? pale
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Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por Convidad Dom 11 Out 2009, 10:48

lipelongo escreveu:Não funfo No ... O som simplesmente não diminui.
Eu tentei botar o object assim:
Evento create:
sound_play(sound2)
Evento step:
v = v0 - variacao.distancia
sound_volume(sound2,v)
---------------
P.S: já setei todas as variáveis certinho
E fiz para o valor dar entre 1 e 0.

Para essa função que nós citamos, os sons não podem ser midi, não podem estar marcados como "Background Music", "3D sound" ou "Use multimedia player".

Além disso, fique atento o cálculo que você fez. Não sabemos como está seu projeto então você vai ter que ter atenção nisso. O valor de retorno dessa fórmula não pode ser negativo, tem que ser entre zero e um.
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Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por Tonaldo Dom 11 Out 2009, 21:53

eu tenho um jeito (n sei se vai da certo) mas eh + complicado

primeiro vc cria varios sons (sound1,sound2,sound3...)

o som seria o mesmo + vc vai diminuindo o volume a cada som ate fica muito baixo (na janela de cria o som)

ae vc bota no evento que cria o som:

Código:
{
if distance_to_object(nome do objeto do seu player) <=10 (por exemplo) sound play(nome do som mais alto)
}
{
if distance_to_object(nome do objeto do seu player) >=10 (por exemplo) and distance_to_object(nome do objeto do seu player) <=20 (por exemplo) sound play(nome do segundo som mais alto)
}
"e assim por diante até:
{
if distance_to_object(nome do objeto do seu player) >=190 (por exemplo) and distance_to_object(nome do objeto do seu player) <=200 (por exemplo) sound play(nome do som mais baixo)
}
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Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por Convidad Seg 12 Out 2009, 22:29

Tonaldo escreveu:
primeiro vc cria varios sons (sound1,sound2,sound3...)
o som seria o mesmo + vc vai diminuindo o volume a cada som ate fica muito baixo (na janela de cria o som)

Isso só iria deixar o jogo mais pesado e a programação mais difícil. Se o Game Maker nos possibilita alterar o volume do som, porque ele deveria criar um resource com cada intensidade de volume?

Não leve a mal. Essa definitivamente não é a solução, amigo.
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