GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?
por Super Games Sáb 18 maio 2024, 01:27

» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


Som - Volume

3 participantes

Ir para baixo

Som - Volume Empty Som - Volume

Mensagem por lipelongo Ter 06 Out 2009, 15:17

Estou com uma dúvida quanto ao som. Por exemplo: eu quero que, a medida que o personagem se distancie do foco de som, esse som vá diminuindo. Aí, pensei em usar uma fórmula assim: v = v0 - variação.distância. Ou seja, volume é igual a volume máximo menos a variação vezes a distância do personagem em relação ao foco de som. Contudo, não consegui alterar o volume do som. Será que alguém poderia me ajudar????
lipelongo
lipelongo

Data de inscrição : 04/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 13
Prêmios : Som - Volume Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por Igor KinGamer Ter 06 Out 2009, 17:53

Você tem que usar a função sound_volume(som, volume).
No lugar de "som", você tem que colocar o nome do som cujo volume será alterado. O volume deve estar entre 0 (mudo) e 1 (máximo).
Então você só precisa fazer com que o resultado dessa fórmula que você fez seja um valor entre 0 e 1.
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Som - Volume Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por lipelongo Ter 06 Out 2009, 18:58

Beleza. Mas eu preciso por esse som anteriormente para tocar? Ou é só digitar esta linha de código?
lipelongo
lipelongo

Data de inscrição : 04/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 13
Prêmios : Som - Volume Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por Convidad Ter 06 Out 2009, 21:15

lipelongo escreveu:Beleza. Mas eu preciso por esse som anteriormente para tocar? Ou é só digitar esta linha de código?

É só digitar a linha no evento step de qualquer objeto que esteja dentro da room que o volume será ajustado. Também tem a função sound_global_volume(), que altera o valor de todos os sons ao mesmo tempo (desde que sejam sons reproduzidos pelo Game Maker, dll não funciona, obviamente).

Código:
sound_global_volume(valor)

"valor" deve ser entre 0 e 1, como disse o Igor. [:¬)] Lembrando que pra tocar o som, a função é sound_play() ou sound_loop().
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por lipelongo Qua 07 Out 2009, 14:07

Não funfo No ... O som simplesmente não diminui.
Eu tentei botar o object assim:
Evento create:
sound_play(sound2)
Evento step:
v = v0 - variacao.distancia
sound_volume(sound2,v)
---------------
P.S: já setei todas as variáveis certinho
E fiz para o valor dar entre 1 e 0.
lipelongo
lipelongo

Data de inscrição : 04/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 13
Prêmios : Som - Volume Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por Igor KinGamer Qua 07 Out 2009, 16:53

v = v0 - variacao.distancia

O sinal de multiplicação é "*" (asterisco).
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Som - Volume Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por lipelongo Qua 07 Out 2009, 22:10

Sim, sim... eu usei *. Mas, mesmo quando definia um valor fixo, tipo sound_volume(sound2, 0.5) não funcionava...
Alguém pode me dar uma luz??? pale
lipelongo
lipelongo

Data de inscrição : 04/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 13
Prêmios : Som - Volume Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por Convidad Dom 11 Out 2009, 10:48

lipelongo escreveu:Não funfo No ... O som simplesmente não diminui.
Eu tentei botar o object assim:
Evento create:
sound_play(sound2)
Evento step:
v = v0 - variacao.distancia
sound_volume(sound2,v)
---------------
P.S: já setei todas as variáveis certinho
E fiz para o valor dar entre 1 e 0.

Para essa função que nós citamos, os sons não podem ser midi, não podem estar marcados como "Background Music", "3D sound" ou "Use multimedia player".

Além disso, fique atento o cálculo que você fez. Não sabemos como está seu projeto então você vai ter que ter atenção nisso. O valor de retorno dessa fórmula não pode ser negativo, tem que ser entre zero e um.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por Tonaldo Dom 11 Out 2009, 21:53

eu tenho um jeito (n sei se vai da certo) mas eh + complicado

primeiro vc cria varios sons (sound1,sound2,sound3...)

o som seria o mesmo + vc vai diminuindo o volume a cada som ate fica muito baixo (na janela de cria o som)

ae vc bota no evento que cria o som:

Código:
{
if distance_to_object(nome do objeto do seu player) <=10 (por exemplo) sound play(nome do som mais alto)
}
{
if distance_to_object(nome do objeto do seu player) >=10 (por exemplo) and distance_to_object(nome do objeto do seu player) <=20 (por exemplo) sound play(nome do segundo som mais alto)
}
"e assim por diante até:
{
if distance_to_object(nome do objeto do seu player) >=190 (por exemplo) and distance_to_object(nome do objeto do seu player) <=200 (por exemplo) sound play(nome do som mais baixo)
}
Tonaldo
Tonaldo

Data de inscrição : 18/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 140
Prêmios : Som - Volume Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por Convidad Seg 12 Out 2009, 22:29

Tonaldo escreveu:
primeiro vc cria varios sons (sound1,sound2,sound3...)
o som seria o mesmo + vc vai diminuindo o volume a cada som ate fica muito baixo (na janela de cria o som)

Isso só iria deixar o jogo mais pesado e a programação mais difícil. Se o Game Maker nos possibilita alterar o volume do som, porque ele deveria criar um resource com cada intensidade de volume?

Não leve a mal. Essa definitivamente não é a solução, amigo.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Som - Volume Empty Re: Som - Volume

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos