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Som - Volume
3 participantes
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Som - Volume
Estou com uma dúvida quanto ao som. Por exemplo: eu quero que, a medida que o personagem se distancie do foco de som, esse som vá diminuindo. Aí, pensei em usar uma fórmula assim: v = v0 - variação.distância. Ou seja, volume é igual a volume máximo menos a variação vezes a distância do personagem em relação ao foco de som. Contudo, não consegui alterar o volume do som. Será que alguém poderia me ajudar????
lipelongo- Data de inscrição : 04/10/2009
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Re: Som - Volume
Você tem que usar a função sound_volume(som, volume).
No lugar de "som", você tem que colocar o nome do som cujo volume será alterado. O volume deve estar entre 0 (mudo) e 1 (máximo).
Então você só precisa fazer com que o resultado dessa fórmula que você fez seja um valor entre 0 e 1.
No lugar de "som", você tem que colocar o nome do som cujo volume será alterado. O volume deve estar entre 0 (mudo) e 1 (máximo).
Então você só precisa fazer com que o resultado dessa fórmula que você fez seja um valor entre 0 e 1.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Som - Volume
Beleza. Mas eu preciso por esse som anteriormente para tocar? Ou é só digitar esta linha de código?
lipelongo- Data de inscrição : 04/10/2009
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Re: Som - Volume
lipelongo escreveu:Beleza. Mas eu preciso por esse som anteriormente para tocar? Ou é só digitar esta linha de código?
É só digitar a linha no evento step de qualquer objeto que esteja dentro da room que o volume será ajustado. Também tem a função sound_global_volume(), que altera o valor de todos os sons ao mesmo tempo (desde que sejam sons reproduzidos pelo Game Maker, dll não funciona, obviamente).
- Código:
sound_global_volume(valor)
"valor" deve ser entre 0 e 1, como disse o Igor. [:¬)] Lembrando que pra tocar o som, a função é sound_play() ou sound_loop().
Convidad- Convidado
Re: Som - Volume
Não funfo ... O som simplesmente não diminui.
Eu tentei botar o object assim:
Evento create:
sound_play(sound2)
Evento step:
v = v0 - variacao.distancia
sound_volume(sound2,v)
---------------
P.S: já setei todas as variáveis certinho
E fiz para o valor dar entre 1 e 0.
Eu tentei botar o object assim:
Evento create:
sound_play(sound2)
Evento step:
v = v0 - variacao.distancia
sound_volume(sound2,v)
---------------
P.S: já setei todas as variáveis certinho
E fiz para o valor dar entre 1 e 0.
lipelongo- Data de inscrição : 04/10/2009
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Re: Som - Volume
v = v0 - variacao.distancia
O sinal de multiplicação é "*" (asterisco).
O sinal de multiplicação é "*" (asterisco).
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Som - Volume
Sim, sim... eu usei *. Mas, mesmo quando definia um valor fixo, tipo sound_volume(sound2, 0.5) não funcionava...
Alguém pode me dar uma luz???
Alguém pode me dar uma luz???
lipelongo- Data de inscrição : 04/10/2009
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Re: Som - Volume
lipelongo escreveu:Não funfo ... O som simplesmente não diminui.
Eu tentei botar o object assim:
Evento create:
sound_play(sound2)
Evento step:
v = v0 - variacao.distancia
sound_volume(sound2,v)
---------------
P.S: já setei todas as variáveis certinho
E fiz para o valor dar entre 1 e 0.
Para essa função que nós citamos, os sons não podem ser midi, não podem estar marcados como "Background Music", "3D sound" ou "Use multimedia player".
Além disso, fique atento o cálculo que você fez. Não sabemos como está seu projeto então você vai ter que ter atenção nisso. O valor de retorno dessa fórmula não pode ser negativo, tem que ser entre zero e um.
Convidad- Convidado
Re: Som - Volume
eu tenho um jeito (n sei se vai da certo) mas eh + complicado
primeiro vc cria varios sons (sound1,sound2,sound3...)
o som seria o mesmo + vc vai diminuindo o volume a cada som ate fica muito baixo (na janela de cria o som)
ae vc bota no evento que cria o som:
primeiro vc cria varios sons (sound1,sound2,sound3...)
o som seria o mesmo + vc vai diminuindo o volume a cada som ate fica muito baixo (na janela de cria o som)
ae vc bota no evento que cria o som:
- Código:
{
if distance_to_object(nome do objeto do seu player) <=10 (por exemplo) sound play(nome do som mais alto)
}
{
if distance_to_object(nome do objeto do seu player) >=10 (por exemplo) and distance_to_object(nome do objeto do seu player) <=20 (por exemplo) sound play(nome do segundo som mais alto)
}
"e assim por diante até:
{
if distance_to_object(nome do objeto do seu player) >=190 (por exemplo) and distance_to_object(nome do objeto do seu player) <=200 (por exemplo) sound play(nome do som mais baixo)
}
Tonaldo- Data de inscrição : 18/08/2008
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Re: Som - Volume
Tonaldo escreveu:
primeiro vc cria varios sons (sound1,sound2,sound3...)
o som seria o mesmo + vc vai diminuindo o volume a cada som ate fica muito baixo (na janela de cria o som)
Isso só iria deixar o jogo mais pesado e a programação mais difícil. Se o Game Maker nos possibilita alterar o volume do som, porque ele deveria criar um resource com cada intensidade de volume?
Não leve a mal. Essa definitivamente não é a solução, amigo.
Convidad- Convidado
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