Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Timeline para que server?
+5
kammer_black
Thyago
freelipe
lipe1994
itallo
9 participantes
Página 1 de 1
Timeline para que server?
bom fui no buscas e nao encontrei nada a respeito.....
tem como algume me explicar para que serve o time line e como se usa?
tem como algume me explicar para que serve o time line e como se usa?
itallo- Games Ranking :
Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Timeline para que server?
Timeline's..
É Uma forma de vc executar uma açao em determinado step...
Por exemplo..
No step-100 o objeto se destroy entendeu??
É Uma forma de vc executar uma açao em determinado step...
Por exemplo..
No step-100 o objeto se destroy entendeu??
Re: Timeline para que server?
não, tem como explicar com mais detalhes?lipe1994 escreveu:Timeline's..
É Uma forma de vc executar uma açao em determinado step...
Por exemplo..
No step-100 o objeto se destroy entendeu??
itallo- Games Ranking :
Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Timeline para que server?
os timelines servem para executar ações em determinados momentos do jogo.
por exemplo, vc pode fazer um personagem que anda. mas vc naum quer q ele ande sempre, mas sim aparir de um determinado momento. aí vc usa o timeline.
adicione um timeline, adicione um "step" [step quer dizer momento, eu acho...], aí vai aparecer uma janelinha pra vc digitar em qual momento as ações irão acontecer. vc pode digitar 200, por exemplo. vc deve ter percebido q no canto direito da janela de propriedades do timeline tem as libs do gm q nem na edição de um objeto. só q ao invés de as ações acontecerem nos Eventos, elas irão acontecer nos Momentos.
vc pode adicionar a ação "execute code" e digitar o código: motion_add(90,4)
assim somente no momento 200 do jogo, o objeto vai andar pra cima(90) na velocidade 4.
mas vc naum definiu q objeto vai andar no momento 200!!
para isso existe um código q incorpora o timeline no objeto. Esse código deve ser colocado no objeto e naum no timeline!!
mas só q eu formatei o pc, ainda estou baixando o gm. eu naum me lembro o código agora. mas alguém deve se lembrar!
por exemplo, vc pode fazer um personagem que anda. mas vc naum quer q ele ande sempre, mas sim aparir de um determinado momento. aí vc usa o timeline.
adicione um timeline, adicione um "step" [step quer dizer momento, eu acho...], aí vai aparecer uma janelinha pra vc digitar em qual momento as ações irão acontecer. vc pode digitar 200, por exemplo. vc deve ter percebido q no canto direito da janela de propriedades do timeline tem as libs do gm q nem na edição de um objeto. só q ao invés de as ações acontecerem nos Eventos, elas irão acontecer nos Momentos.
vc pode adicionar a ação "execute code" e digitar o código: motion_add(90,4)
assim somente no momento 200 do jogo, o objeto vai andar pra cima(90) na velocidade 4.
mas vc naum definiu q objeto vai andar no momento 200!!
para isso existe um código q incorpora o timeline no objeto. Esse código deve ser colocado no objeto e naum no timeline!!
mas só q eu formatei o pc, ainda estou baixando o gm. eu naum me lembro o código agora. mas alguém deve se lembrar!
freelipe- Data de inscrição : 08/03/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 113
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Timeline para que server?
Time line em portugues significa linha do tempo e é exatamente para isso que ela serve voce cria linhas do tempo para os acontecimento por exemplo em 500step
muda a room ou o objeto se destroy ou ele cria outro ou seja controla os acontecimentos em tempo pré programado por voce .
muda a room ou o objeto se destroy ou ele cria outro ou seja controla os acontecimentos em tempo pré programado por voce .
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Timeline para que server?
"Em muitos jogos, certas coisas devem acontexer no momento certo. Isto pode ser alcançado através de eventos de alarme, mas quando há mais complexidade, não funciona muito bem. O recurso time line é adequado para isto. Neste, especificam-se que ações devem acontecer em determinado momento. Podem ser utilizadas todas as ações disponíveis. Uma vez criada, uma time line pode ser atribuída à instância de um objeto. Esta instância executará as ações nos momentos de tempo indicados. Por exemplo, deseja-se criar um guarda que deveria se mover 20 passos para esquerda, então 10 para cima, 20 para a direita, 10 para baixo e parar. Para tanto, cria-se uma time line iniciando com um movimento para a esquerda. No momento 20, ajusta-se o movimento para cima; no momento 30, um movimento para a direita; no momento 50, um movimento para baixo; e no momento 60, interrompe-se o movimento. Agora atribui-se esta time line ao guarda e ele fará exatamente o que foi planejado. Também é possível utilizar time lines para controlar o jogo de modo mais geral. Criar um objeto controlador invisível, depois criar uma time line que em determinados momentos cria inimigos e atribuí-la ao objeto controlador."
Isso está escrito no arquivo de ajuda do game maker em português. Eu uso as timelines para determinar eventos de sistema, alguns personagens não jogaveis e fazer animações dentro do projeto. values e flws...
Isso está escrito no arquivo de ajuda do game maker em português. Eu uso as timelines para determinar eventos de sistema, alguns personagens não jogaveis e fazer animações dentro do projeto. values e flws...
Re: Timeline para que server?
as funcoes da time line sao:
D&D
Set a time line(reloginho)
set the line postion(reloginho com seta pra baixo) escolhe uma parte dela
GML
timeline_index selecionar timeline
timeline_position posicao da time line
timeline_speed velocidade em que avanca
D&D
Set a time line(reloginho)
set the line postion(reloginho com seta pra baixo) escolhe uma parte dela
GML
timeline_index selecionar timeline
timeline_position posicao da time line
timeline_speed velocidade em que avanca
Re: Timeline para que server?
resumindo..quando vc quer que algo acontessa em tal tempo vc usa as timelines
sacou.....
sacou.....
ManoLego- Data de inscrição : 06/09/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 192
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Timeline para que server?
agora saquei
então timeline seria uma grande ferramenta para fazer as cutscenes
vlws
então timeline seria uma grande ferramenta para fazer as cutscenes
vlws
itallo- Games Ranking :
Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Timeline para que server?
Timeline e uma otima ferramenta(Quando bem usada),Principalmente para programar I.A Inimiga..
Cutscenes:
Da pra fazer com timelines,imagens,e alguns obj...
Flw'z
Cutscenes:
Da pra fazer com timelines,imagens,e alguns obj...
Flw'z
Re: Timeline para que server?
da pra fazer tudo(nao da pra fazer coizas materiais......snif)
XD
e como o nosso amiginho que disse ai encima ,que eu esqueci o nome do colega
quando usada para o bem(de forma correta)
so sai coiza boa(exeto alguns erros)
XD
e como o nosso amiginho que disse ai encima ,que eu esqueci o nome do colega
quando usada para o bem(de forma correta)
so sai coiza boa(exeto alguns erros)
ManoLego- Data de inscrição : 06/09/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 192
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Timeline para que server?
oBKo escreveu:agora saquei
então timeline seria uma grande ferramenta para fazer as cutscenes
vlws
Exato. Mas, levando em cosideração que usando uma timeline você controla o tempo, então você não tem limites de uso pra ela. Você pode usá-la pra fazer o que quizer, quando precisar que certas coisas aconteçam em determinados momentos.
Esses momentos são na verdade, os passos contados desde a execução do jogo. São os steps. Se você definir que um inimigo seja criado no step 1000, então quando o progresso da timeline chegar a 1000, ele será criado.
Se você quiser converter os passos em segundos, ou seja, definir que um evento aconteça quando se passarem 10 segundos, por exemplo é só usar a fórmula:
- Código:
room_speed * segundos
portanto...
- Código:
room_speed * 10
Boa sorte!
Convidad- Convidado
Re: Timeline para que server?
Sinhor sim sinhor,
obrigado capitão!
vlws,
mas me responde uma coisa.....
tpw coloco um objeto numa area do mapa, quando o player colidir com tal objeto teria como executar a timeline?daria certo?ou a time line executa automaticamente?
obrigado capitão!
vlws,
mas me responde uma coisa.....
tpw coloco um objeto numa area do mapa, quando o player colidir com tal objeto teria como executar a timeline?daria certo?ou a time line executa automaticamente?
itallo- Games Ranking :
Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Timeline para que server?
Sim, só que na colisão com o objeto tem que colocar para executar a timeline.
Wallacy Sebastian- Data de inscrição : 11/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 121
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Timeline para que server?
lipe1994 escreveu:Timeline e uma otima ferramenta(Quando bem usada),Principalmente para programar I.A Inimiga..
Cutscenes:
Da pra fazer com timelines,imagens,e alguns obj...
Flw'z
Sinceramente, se for pra fazer cutscenes, o ideal é usar alarmes. Com o alarme, você vai ter um controle muito maior sobre quando as coisas vão acontecer, levando em conta que você pode escolher quando cada alarme será tocado.
Estou trabalhando com cutscenes no meu projeto e garanto que o uso de alarmes facilitou bastante coisa. Na realidade, nunca precisei de Time Lines pra nada. Sempre fiz tudo que precisava com alarmes.
Re: Timeline para que server?
oBKo escreveu:tpw coloco um objeto numa area do mapa, quando o player colidir com tal objeto teria como executar a timeline?daria certo?ou a time line executa automaticamente?
Tem uma variável que a gente controla a velocidade da timeline. É a timeline_speed. Por padrão, o valor inicial dela é 1, mas se você defini-la como 0 (zero), no momento em que você criá-la, então ela não será executada.
- Código:
timeline_speed := 0;
Da mesma forma, você pode "parar" a timeline a qualquer momento...
Se você quiser que a timeline funcione quando houver colisão entre instâncias, então é só definir que a velocidade dela seja maior que zero nos eventos Collision:
- Código:
timeline_speed := 1;
CPinheiro escreveu:Sinceramente, se for pra fazer cutscenes, o ideal é usar alarmes. Com o alarme, você vai ter um controle muito maior sobre quando as coisas vão acontecer, levando em conta que você pode escolher quando cada alarme será tocado.
Depende do seu ponto de vista de "maior". Não custa lembrar que cada programador trabalha do jeito que acha mais conveniente, ou com a ferramente que se sente mais "livre".
Particularmente, eu prefiro timelines, por terem um raciocínio mais "linear", do que está para acontecer. Você com certeza já deve ter usado o Flash... Não é difícil simular os keyframes no Game Maker. [:¬)]
Convidad- Convidado
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos