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Timeline para que server?

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Timeline para que server? Empty Timeline para que server?

Mensagem por itallo Dom 20 Set 2009, 21:05

bom fui no buscas e nao encontrei nada a respeito.....
tem como algume me explicar para que serve o time line e como se usa?
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Mensagem por lipe1994 Dom 20 Set 2009, 21:11

Timeline's..
É Uma forma de vc executar uma açao em determinado step...
Por exemplo..
No step-100 o objeto se destroy entendeu??
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Mensagem por itallo Dom 20 Set 2009, 21:18

lipe1994 escreveu:Timeline's..
É Uma forma de vc executar uma açao em determinado step...
Por exemplo..
No step-100 o objeto se destroy entendeu??
não, tem como explicar com mais detalhes?
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Mensagem por freelipe Dom 20 Set 2009, 22:04

os timelines servem para executar ações em determinados momentos do jogo.

por exemplo, vc pode fazer um personagem que anda. mas vc naum quer q ele ande sempre, mas sim aparir de um determinado momento. aí vc usa o timeline.
adicione um timeline, adicione um "step" [step quer dizer momento, eu acho...], aí vai aparecer uma janelinha pra vc digitar em qual momento as ações irão acontecer. vc pode digitar 200, por exemplo. vc deve ter percebido q no canto direito da janela de propriedades do timeline tem as libs do gm q nem na edição de um objeto. só q ao invés de as ações acontecerem nos Eventos, elas irão acontecer nos Momentos.
vc pode adicionar a ação "execute code" e digitar o código: motion_add(90,4)
assim somente no momento 200 do jogo, o objeto vai andar pra cima(90) na velocidade 4.

mas vc naum definiu q objeto vai andar no momento 200!!
para isso existe um código q incorpora o timeline no objeto. Esse código deve ser colocado no objeto e naum no timeline!!

mas só q eu formatei o pc, ainda estou baixando o gm. eu naum me lembro o código agora. mas alguém deve se lembrar!
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Mensagem por Thyago Dom 20 Set 2009, 22:16

Time line em portugues significa linha do tempo e é exatamente para isso que ela serve voce cria linhas do tempo para os acontecimento por exemplo em 500step
muda a room ou o objeto se destroy ou ele cria outro ou seja controla os acontecimentos em tempo pré programado por voce .
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Timeline para que server? Empty Re: Timeline para que server?

Mensagem por kammer_black Dom 20 Set 2009, 22:39

"Em muitos jogos, certas coisas devem acontexer no momento certo. Isto pode ser alcançado através de eventos de alarme, mas quando há mais complexidade, não funciona muito bem. O recurso time line é adequado para isto. Neste, especificam-se que ações devem acontecer em determinado momento. Podem ser utilizadas todas as ações disponíveis. Uma vez criada, uma time line pode ser atribuída à instância de um objeto. Esta instância executará as ações nos momentos de tempo indicados. Por exemplo, deseja-se criar um guarda que deveria se mover 20 passos para esquerda, então 10 para cima, 20 para a direita, 10 para baixo e parar. Para tanto, cria-se uma time line iniciando com um movimento para a esquerda. No momento 20, ajusta-se o movimento para cima; no momento 30, um movimento para a direita; no momento 50, um movimento para baixo; e no momento 60, interrompe-se o movimento. Agora atribui-se esta time line ao guarda e ele fará exatamente o que foi planejado. Também é possível utilizar time lines para controlar o jogo de modo mais geral. Criar um objeto controlador invisível, depois criar uma time line que em determinados momentos cria inimigos e atribuí-la ao objeto controlador."
Isso está escrito no arquivo de ajuda do game maker em português. Eu uso as timelines para determinar eventos de sistema, alguns personagens não jogaveis e fazer animações dentro do projeto. values e flws...
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Timeline para que server? Empty Re: Timeline para que server?

Mensagem por PedroX Seg 21 Set 2009, 08:16

as funcoes da time line sao:

D&D

Set a time line(reloginho)
set the line postion(reloginho com seta pra baixo) escolhe uma parte dela

GML

timeline_index selecionar timeline
timeline_position posicao da time line
timeline_speed velocidade em que avanca
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Mensagem por ManoLego Seg 21 Set 2009, 11:24

resumindo..quando vc quer que algo acontessa em tal tempo vc usa as timelines
sacou.....
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Mensagem por itallo Seg 21 Set 2009, 11:28

agora saquei Very Happy
então timeline seria uma grande ferramenta para fazer as cutscenes Happy

vlws
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Mensagem por lipe1994 Seg 21 Set 2009, 12:08

Timeline e uma otima ferramenta(Quando bem usada),Principalmente para programar I.A Inimiga..
Cutscenes:
Da pra fazer com timelines,imagens,e alguns obj...
Flw'z
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Mensagem por ManoLego Seg 21 Set 2009, 19:09

da pra fazer tudo(nao da pra fazer coizas materiais......snif)
XD
e como o nosso amiginho que disse ai encima ,que eu esqueci o nome do colega
quando usada para o bem(de forma correta)
so sai coiza boa(exeto alguns erros)
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Mensagem por Convidad Seg 21 Set 2009, 22:30

oBKo escreveu:agora saquei Very Happy
então timeline seria uma grande ferramenta para fazer as cutscenes Happy

vlws

Exato. Mas, levando em cosideração que usando uma timeline você controla o tempo, então você não tem limites de uso pra ela. Você pode usá-la pra fazer o que quizer, quando precisar que certas coisas aconteçam em determinados momentos.

Esses momentos são na verdade, os passos contados desde a execução do jogo. São os steps. Se você definir que um inimigo seja criado no step 1000, então quando o progresso da timeline chegar a 1000, ele será criado.

Se você quiser converter os passos em segundos, ou seja, definir que um evento aconteça quando se passarem 10 segundos, por exemplo é só usar a fórmula:

Código:
room_speed * segundos

portanto...

Código:
room_speed * 10

Boa sorte!
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Mensagem por itallo Ter 22 Set 2009, 11:33

Sinhor sim sinhor,
obrigado capitão!
Very Happy
vlws,
mas me responde uma coisa.....

tpw coloco um objeto numa area do mapa, quando o player colidir com tal objeto teria como executar a timeline?daria certo?ou a time line executa automaticamente?
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Mensagem por Wallacy Sebastian Ter 22 Set 2009, 16:19

Sim, só que na colisão com o objeto tem que colocar para executar a timeline.
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Mensagem por CPinheiro Ter 22 Set 2009, 17:17

lipe1994 escreveu:Timeline e uma otima ferramenta(Quando bem usada),Principalmente para programar I.A Inimiga..
Cutscenes:
Da pra fazer com timelines,imagens,e alguns obj...
Flw'z

Sinceramente, se for pra fazer cutscenes, o ideal é usar alarmes. Com o alarme, você vai ter um controle muito maior sobre quando as coisas vão acontecer, levando em conta que você pode escolher quando cada alarme será tocado.

Estou trabalhando com cutscenes no meu projeto e garanto que o uso de alarmes facilitou bastante coisa. Na realidade, nunca precisei de Time Lines pra nada. Sempre fiz tudo que precisava com alarmes.
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Mensagem por Convidad Qua 23 Set 2009, 22:08

oBKo escreveu:tpw coloco um objeto numa area do mapa, quando o player colidir com tal objeto teria como executar a timeline?daria certo?ou a time line executa automaticamente?

Tem uma variável que a gente controla a velocidade da timeline. É a timeline_speed. Por padrão, o valor inicial dela é 1, mas se você defini-la como 0 (zero), no momento em que você criá-la, então ela não será executada.

Código:
timeline_speed := 0;

Da mesma forma, você pode "parar" a timeline a qualquer momento...

Se você quiser que a timeline funcione quando houver colisão entre instâncias, então é só definir que a velocidade dela seja maior que zero nos eventos Collision:

Código:
timeline_speed := 1;

CPinheiro escreveu:Sinceramente, se for pra fazer cutscenes, o ideal é usar alarmes. Com o alarme, você vai ter um controle muito maior sobre quando as coisas vão acontecer, levando em conta que você pode escolher quando cada alarme será tocado.

Depende do seu ponto de vista de "maior". Não custa lembrar que cada programador trabalha do jeito que acha mais conveniente, ou com a ferramente que se sente mais "livre".

Particularmente, eu prefiro timelines, por terem um raciocínio mais "linear", do que está para acontecer. Você com certeza já deve ter usado o Flash... Não é difícil simular os keyframes no Game Maker. [:¬)]
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