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itens monstros(rpg)
5 participantes
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itens monstros(rpg)
como faço para quando o monstro morrer ele deixar os itens comigo e como escolher os itens que vao ficar com ele.
me ajudem por favor .estou com dificuldade nessa parte
me ajudem por favor .estou com dificuldade nessa parte
patofu3.0- Data de inscrição : 10/08/2009
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Re: itens monstros(rpg)
Primeiramente, sabe o que são variáveis? Use-as para escolher os itens que vão ficar com ele.
Conhece a função instance_create? Use-a para fazer os itens serem criados.
Sabe usar o evento Destroy? Use o instance_create nesse evento.
Conhece a função instance_create? Use-a para fazer os itens serem criados.
Sabe usar o evento Destroy? Use o instance_create nesse evento.
Re: itens monstros(rpg)
cara ajuda melhor
patofu3.0- Data de inscrição : 10/08/2009
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Re: itens monstros(rpg)
patofu3.0 escreveu:cara ajuda melhor
Se não conhece nenhuma dessas funções, você não está preparado para criar um jogo de RPG.Primeiramente, sabe o que são variáveis? Use-as para escolher os itens que vão ficar com ele.
Conhece a função instance_create? Use-a para fazer os itens serem criados.
Sabe usar o evento Destroy? Use o instance_create nesse evento.
Re: itens monstros(rpg)
Kra o CPinheiro tah certo, porém, se você jah tem conhecimento com variáveis, é só mandá-las gerar um número aleatório e cada número valerá um ítem diferente ;)
Flws o/
Flws o/
Re: itens monstros(rpg)
podes usar uma array que vai conter as armas, depois usas floor random para criar armas aleatoriamente
Re: itens monstros(rpg)
Não precisa de nada disso. Apenas um choose resolveria todo o problema. Apenas falei aquilo pra saber se o carinha tinha pelo menos um conhecimento básico de Game Maker.
Engraçado que todo iniciante diz que está fazendo um jogo online/rpg/fps. Mas esses jogos nunca são lançados. (:
Engraçado que todo iniciante diz que está fazendo um jogo online/rpg/fps. Mas esses jogos nunca são lançados. (:
Re: itens monstros(rpg)
wac2007 uma array não é desnecessário quando se trata de vario valores, segundo que eu percebi ele vai gerar itens e em jogos de rpg tem vários itens...
Re: itens monstros(rpg)
Mas Natch num seria mais fácil o seguinte:
Variável "itens_jogo"
1 = poção
2 = maçã
3 = tangerina
4 = Cachorro
e assim por diante...
Bem eh assim q eu penso mas kd um tem seu próprio jeito de trabalhar neh....
Flws o/
Variável "itens_jogo"
1 = poção
2 = maçã
3 = tangerina
4 = Cachorro
e assim por diante...
Bem eh assim q eu penso mas kd um tem seu próprio jeito de trabalhar neh....
Flws o/
Re: itens monstros(rpg)
Não se esqueçam de que as variáveis constantes podem ajudar e muito. Se você definir uma constante "shotgun" como 0, por exemplo, é só usar a palavra shotgun nos códigos que o Game Maker associa o valor.
Isso ajuda e muito a programar jogos que usam sistemas de itens e armas, sem que tenhamos que ficar conferindo sprites ou trabalhando com números. E ainda evita criar aquele moooonte de objetos desnecessários, que só deixam o jogo lento.
Pra definir as constantes, é só ir à janela de "Global Game Settings" e acessar a aba "Constants". Isso daria vantagem de usar todos os sistemas que vocês citaram, sem conflitos de id, ou ficar buscando ids...
Isso ajuda e muito a programar jogos que usam sistemas de itens e armas, sem que tenhamos que ficar conferindo sprites ou trabalhando com números. E ainda evita criar aquele moooonte de objetos desnecessários, que só deixam o jogo lento.
Pra definir as constantes, é só ir à janela de "Global Game Settings" e acessar a aba "Constants". Isso daria vantagem de usar todos os sistemas que vocês citaram, sem conflitos de id, ou ficar buscando ids...
Convidad- Convidado
Re: itens monstros(rpg)
wac2007 escreveu:Mas Natch num seria mais fácil o seguinte:
Variável "itens_jogo"
1 = poção
2 = maçã
3 = tangerina
4 = Cachorro
e assim por diante...
Bem eh assim q eu penso mas kd um tem seu próprio jeito de trabalhar neh....
Flws o/
Sim amigo, mais isso seria somente uma nomeção de constante. Vc ainda precisa de um array ou arquivo para armazenar o que vc esta carregando. Por exemplo:
- Código:
mochila[0] = 1;
mochila[1] = 2;
mochila[2] = 2;
mochila[3] = -1;
Tem como fazer isso de diversas maneiras essa é apenas uma delas.
T+
Re: itens monstros(rpg)
A gente só iria usar um auxílio de constantes, pra facilitar. O que eu quiz dizer com isso é que, desse jeito, a gente pode usar tudo o que foi citado. Supõe-se que haja, cinco itens no jogo, à disposição do jogador. Definindo-os como constantes, ficaria assim:
Vazio = Valor constante (-1)
Municao = Valor constante 0
Energia = Valor constante 1
Arma = Valor constante 2
Vida = Valor constante 3
Protecao = Valor constante 4
Usando a dica que o Natch, sugeriu:
Usando a dica do CPinheiro:
O jeito do Vinians:
Vazio = Valor constante (-1)
Municao = Valor constante 0
Energia = Valor constante 1
Arma = Valor constante 2
Vida = Valor constante 3
Protecao = Valor constante 4
Usando a dica que o Natch, sugeriu:
- Código:
ArmaAtual := floor(random(5));
Usando a dica do CPinheiro:
- Código:
ArmaAtual := choose(Municao, Energia, Arma, Vida, Protecao);
O jeito do Vinians:
- Código:
mochila[0] = Energia;
mochila[1] = Arma;
mochila[2] = Arma;
mochila[3] = Vazio;
Convidad- Convidado
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