GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Dúvida sobre draw_surface [Resolvido]

Ir para baixo

Dúvida sobre draw_surface [Resolvido] Empty Dúvida sobre draw_surface [Resolvido]

Mensagem por luxtrike Qua 16 Set 2009, 11:49

Gostaria de saber se é possível desenhar uma surface com partes transparentes por cima da room.
Já tentei de todo jeito, mas não consegui, tb não achei nada sobre isso aqui no forum.

Com isso eu quero fazer um Fog of War pro meu jogo, onde o mapa começa todo preto e conforme as unidades vão passando o mapa vai sendo revelado!
Detalhe: O mapa é diretamente desenhado na room e a surface vai por cima, tipo: mapa no depth=0 e a surface no depth=-1

Oque eu tentei fazer?
criei um objeto chamado obj_fog
coloquei no evento create dele:
Código:
 global.fogid=surface_create(640,480)
 surface_set_target(global.fogid)
 cor=make_color_rgb(0,0,0)
 //cor=c_white
 draw_rectangle_color(0,0,640,480,cor,cor,cor,cor,false)
 surface_reset_target()

depois coloquei nos eventos Game end,Room end e Close button:
Código:
surface_free(global.fogid)

depois no evento Draw:
Código:
if (mouse_check_button(mb_left)) {
 surface_set_target(global.fogid)
 cor=make_color_rgb(255,255,255)
 //cor=c_white
 //draw_set_alpha(0)
 draw_circle_color(mouse_x,mouse_y,50,cor,cor,false)
 surface_reset_target()
}
cor=make_color_rgb(255,255,255)
draw_surface_ext(global.fogid,0,0,1,1,0,cor,1)

e claro coloquei o objeto na room!!!

ao testar esse code vcs irão ver uma janela com o fundo preto e ao clicar com mouse aparece um circulo branco, será q tem como deixar esse circulo transparente?

Valeu! Smile

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
maravilha!!!
muito obrigado Capitão Commando
funcionou perfeitamente do jeito que eu queria.
vou colocar seu nick nos créditos do jogo


Última edição por luxtrike em Qui 17 Set 2009, 09:07, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Dúvida resolvida graças ao Capitão Commando)
luxtrike
luxtrike

Data de inscrição : 18/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 32
Prêmios : Dúvida sobre draw_surface [Resolvido] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre draw_surface [Resolvido] Empty Re: Dúvida sobre draw_surface [Resolvido]

Mensagem por Convidad Qua 16 Set 2009, 22:13

Amigo, eu fiz algumas poucas alterações e funcionou.

No evento Create:

Código:
global.fogid=surface_create(640,480)
surface_set_target(global.fogid)
cor=c_white;
draw_rectangle_color(0,0,640,480,cor,cor,cor,cor,false)
surface_reset_target()

Nos eventos Game End, Room End e outros...

Código:
surface_free(global.fogid)

No evento Draw:

Código:
if (mouse_check_button(mb_left)) {
surface_set_target(global.fogid)
cor=c_black;
draw_circle_color(mouse_x,mouse_y,50,cor,cor,false)
surface_reset_target()
}
cor=c_white;
draw_set_blend_mode(bm_subtract);
draw_surface_ext(global.fogid,0,0,1,1,0,cor,1)
draw_set_blend_mode(bm_normal);

Boa sorte! [:¬)]
Capitão Commando.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos