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por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Salto..... mas não é um salto cualquer mas sim um muito bom...........
2 participantes
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Salto..... mas não é um salto cualquer mas sim um muito bom...........
ola pessoal.... ja a muito tempo que n venho ao forum.... e presisava uma ajudinha.... tenho que fazer um salto.......("queres um salto então procura no forum!!!!") mas o meu salto é especial pois e ja fiz muitos saltos na minha vida..... vou temtar explicar....
Seria assim:
- quando toco no botão UP troca para o objecto salto ( e salta) quando colide com o chão volta ao normal.
- quando esta no objecto salto quando presiono dwan (baixo) ele moda para objecto atque e aomenta a velocidade para baixo quando colide com o chão volta ao normal.
Por favor digame gomo se faz ( sem GML)
obrigado
Seria assim:
- quando toco no botão UP troca para o objecto salto ( e salta) quando colide com o chão volta ao normal.
- quando esta no objecto salto quando presiono dwan (baixo) ele moda para objecto atque e aomenta a velocidade para baixo quando colide com o chão volta ao normal.
Por favor digame gomo se faz ( sem GML)
obrigado
Dnmaster2- Data de inscrição : 18/04/2009
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Re: Salto..... mas não é um salto cualquer mas sim um muito bom...........
Olha, você pode usar GML. Veja alguns códigos:
instance_destroy(); - use este código para destruir o objeto. Por exemplo, se o player normal tiver o código instance_destroy(), ele será destruído na hora em que o código for executado.
instance_create(posicaox,posicaoy,nome_do_objeto); - Esse código faz com que um novo objeto seja criado. Em posicaox, você coloca a posição horizontal (em pixels) em que o objeto será criado. Em posicaoy, você coloca a posiçao vertical (também em pixels) em que o objeto será criado.
keyboard_check(tecla) - serve para checar se tal tecla foi apertada. Veja algumas, só por exemplo:
vk_up --> seta pra cima
vk_left --> seta pra esquerda
vk_right --> seta pra direita
vk_down --> seta pra baixo.
Para usar o keyboard_check, você precisa de um comando especial, o if comum em todas as linguagens de programação. ele serve para checar se algo está acontecendo. Veja:
Lembre-se de que o if sempre fica no início do código. Você também deve ter notado umas chaves ali. Elas servem para separar o código que vai ser executado caso o if acontece (ou seja, o personagem aperta a seta pra cima) de outros códigos. Tipo assim:
Esse código daria errado pelo simples motivo: Se a tecla UP for apertada, destrói o objeto. A linha a seguir ("instance_create(x,y,obj_personagem_pulando)") iria acontecer de qualquer maneira, pois não usamos um if pra ela. O correto seria esse:
Isso fará com que, quando a seta pra cima for apertada, o objeto do personagem normal irá ser destruído e depois criará o personagem pulando na exata posição em que o personagem normal estava.
Lembrando que esses códigos são para o evento Step.
Nota: você deve ter percebido algumas frases 'normais' depois de um "//" em alguns códigos. Caso não saiba, esses são os comentários. São coisas que servem somente para organizar o código. O computador irá pular esses comentários, ou seja, colocá-los não irá alterar o seu código. Pode usá-los no GM sem problemas.
Logo respondo sua outra dúvida. Espero ter te ajudado, champz. o/
instance_destroy(); - use este código para destruir o objeto. Por exemplo, se o player normal tiver o código instance_destroy(), ele será destruído na hora em que o código for executado.
instance_create(posicaox,posicaoy,nome_do_objeto); - Esse código faz com que um novo objeto seja criado. Em posicaox, você coloca a posição horizontal (em pixels) em que o objeto será criado. Em posicaoy, você coloca a posiçao vertical (também em pixels) em que o objeto será criado.
keyboard_check(tecla) - serve para checar se tal tecla foi apertada. Veja algumas, só por exemplo:
vk_up --> seta pra cima
vk_left --> seta pra esquerda
vk_right --> seta pra direita
vk_down --> seta pra baixo.
Para usar o keyboard_check, você precisa de um comando especial, o if comum em todas as linguagens de programação. ele serve para checar se algo está acontecendo. Veja:
- Código:
if keyboard_check(vk_up) //Se a seta pra cima for apertada, então:
{
//Código
}
Lembre-se de que o if sempre fica no início do código. Você também deve ter notado umas chaves ali. Elas servem para separar o código que vai ser executado caso o if acontece (ou seja, o personagem aperta a seta pra cima) de outros códigos. Tipo assim:
- Código:
if keyboard_check(vk_up) //Se apertar tecla pra cima
instance_destroy();
instance_create(x,y,obj_personagem_pulando);
Esse código daria errado pelo simples motivo: Se a tecla UP for apertada, destrói o objeto. A linha a seguir ("instance_create(x,y,obj_personagem_pulando)") iria acontecer de qualquer maneira, pois não usamos um if pra ela. O correto seria esse:
- Código:
if keyboard_check(vk_up) //Se a seta pra cima for precionada
{ //Abre a chave
instance_destroy(); //destroi o objeto que executou o código
instance_create(x,y,obj_personagem_pulando); //Cria o objeto obj_personagem_pulando na mesma posição x e y do personagem normal
} //Fecha a chave. Não se esqueça, sempre que abrir uma chave, se deve fechá-la depois
Isso fará com que, quando a seta pra cima for apertada, o objeto do personagem normal irá ser destruído e depois criará o personagem pulando na exata posição em que o personagem normal estava.
Lembrando que esses códigos são para o evento Step.
Nota: você deve ter percebido algumas frases 'normais' depois de um "//" em alguns códigos. Caso não saiba, esses são os comentários. São coisas que servem somente para organizar o código. O computador irá pular esses comentários, ou seja, colocá-los não irá alterar o seu código. Pode usá-los no GM sem problemas.
Logo respondo sua outra dúvida. Espero ter te ajudado, champz. o/
Re: Salto..... mas não é um salto cualquer mas sim um muito bom...........
obrigado bem vou ver o que posso fazer
Dnmaster2- Data de inscrição : 18/04/2009
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