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Como faço pro meu boneco, quando se mover, se mover da mesma forma que no sprite?

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Como faço pro meu boneco, quando se mover, se mover da mesma forma que no sprite? Empty Como faço pro meu boneco, quando se mover, se mover da mesma forma que no sprite?

Mensagem por Adriel Seg 24 Ago 2009, 21:13

Eu já tenho o sprite se mexendo, só falta quando movimentá-lo, ele se mexer como no sprite! Como faço isso????
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Mensagem por All-x Seg 24 Ago 2009, 21:30

Isso depende muito...Se for movimentação plataforma você pode fazer isso:

No step do objeto:

Código:
//movendo para direita
if keyboard_check(vk_right){
sprite_index=sprite_andando_direita
x+=5}
//movendo para esquerda
if keyboard_check(vk_left){
sprite_index=sprite_andando_esquerda
x-=5}
//velocidade da animação
if keyboard_check(vk_nokey){
image_speed=0}
else
image_speed=0.5

Esse código é super simples, e também depende de que tipo de jogo você esta fazendo. Lembre-se de quando perguntar especificar que tipo de jogo (plataforma, rpg, maze, etc) você esta fazendo. vlw?

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Mensagem por Adriel Seg 24 Ago 2009, 21:48

Mad eu não consigo fazer meu boneco pular de jeito nenhuuuummmm!!!!!! ( meu game maker é 7.0 lite ) Tem outro jeito de pular através do GML?
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Mensagem por All-x Ter 25 Ago 2009, 09:30

Adiciona mais esse código no step:

Código:
//Gravidade
if place_free(x,y+2){gravity=1 gravity_direction=270}
else
gravity=0

if vspeed>15{vspeed=15}

//Pulo
if keyboard_check_pressed(vk_up){
if not(place_free(x,y+2)){vspeed=-9}}

Caso tenha algum evento da tecla cima, retire os códigos que estão la. Lembrando que o objeto chão tem que ser sólido e tem que ter esse código na colisão do player com o chão:

Código:
move_contact_solid(direction,15)
vspeed=0

E estude cara! Isso ai é o basicão do GM, se você ainda não conseguir vai precisar estudar muito GML. vlw?

---EDIT----

OW, isso ta na sessão errada! Essa é a área de tutorias, você ja devia saber disso! Mais atenção ao postar! vlw?


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Mensagem por Gabreel Sex 02 Out 2009, 23:42

To com um problema :S to fazendo um jogo de mario. O sprite são 3 frames, quando eu começo a andar e paro, ele para no meio dos frames =/
--------EDIT-----------

Consegui.. add um pedaço de código, para kem tiver o mesmo problema:
Código:
//movendo para direita
if keyboard_check(vk_right){
sprite_index=spr_andando_d
x+=5}
//movendo para esquerda
if keyboard_check(vk_left){
sprite_index=spr_andando_e
x-=5}
//velocidade da animação
if keyboard_check(vk_nokey){
sprite_index=spr_parado
image_speed=0}
else
image_speed=0.5
So Coloquei uma linha que faz o personagem fikar em status "parado" quando nenhuma tecla for precionada
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Mensagem por carcaju Ter 18 maio 2010, 22:11

galera minah dúvida nesse caso é sobre um jogo com vista de cima. Como faço pra que o movimento siga o sprite?
valeu!
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