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[Aula] Array e Matriz em GML
+2
Naut2006
Natch
6 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Aula] Array e Matriz em GML
Pessoal depois ver ver alguns tópicos a falar sobre Arrays, e eu a ver o pessoal e confundir Matriz com array, resolvi fazer esse pequeno tutorial para ajudar o pessoal do fórum…
Em programação um array é também conhecido como vector ou lista [arrays unidimensionais] ou matriz que são [arrays bidimensionais]
Uma Array é uma espécie de variável com varias posições para armazenar dados
Uma Matriz é uma array mas com varias dimensões, imaginemos o jogo de batalha naval, temos que escolher uma posição na vertical e outra na horizontal
Exemplo de uma array:
Essa é uma array de 4 posições
para aceder a essa array seria assim
Essa é uma array unidimensional, para aceder a ela temos que escolher a posição...
Ex:
Mas com as Matrizes complica-se um pouco...
Exemplo de uma array bidimensional ou Matriz:
Essa é uma array de 4 posições na horizontal e 2 na vertical ou seja uma Matriz
para aceder a essa array seria assim:
Essa é uma array bidimensional, para aceder a ela temos que escolher as posições...
Ex:
para aceder a outra dimensão é só mudar o 0 para 1...
Basicamente é isso...
A lógica disso aplica-se em C e muitas outras linguagens...
Eu recomendo o pessoal aqui a aprender a linguagem C
Em programação um array é também conhecido como vector ou lista [arrays unidimensionais] ou matriz que são [arrays bidimensionais]
Uma Array é uma espécie de variável com varias posições para armazenar dados
Uma Matriz é uma array mas com varias dimensões, imaginemos o jogo de batalha naval, temos que escolher uma posição na vertical e outra na horizontal
Exemplo de uma array:
Essa é uma array de 4 posições
para aceder a essa array seria assim
- Código:
arrayA[0] //saber qual o array e qual a posição para aceder, neste caso é 0
Essa é uma array unidimensional, para aceder a ela temos que escolher a posição...
Ex:
- Código:
arrayA[0]=100 //na posição 0 recebe 100
arrayA[1]=200 //na posição 1 recebe 200
arrayA[2]=300 //na posição 2 recebe 300
arrayA[3]=400 //na posição 3 recebe 400
Mas com as Matrizes complica-se um pouco...
Exemplo de uma array bidimensional ou Matriz:
Essa é uma array de 4 posições na horizontal e 2 na vertical ou seja uma Matriz
para aceder a essa array seria assim:
- Código:
arrayA[0,0] //saber qual o array e qual as posições para aceder, neste caso é 0 e 0
Essa é uma array bidimensional, para aceder a ela temos que escolher as posições...
Ex:
- Código:
arrayA[0,0]=100 //na posição 0 na horizontal e 0 na vertical recebe 100
arrayA[0,1]=200 //na posição 0 na horizontal e 1 na vertical recebe 200
arrayA[0,2]=300 //na posição 0 na horizontal e 2 na vertical recebe 300
arrayA[0,3]=400 //na posição 0 na horizontal e 3 na vertical recebe 400
para aceder a outra dimensão é só mudar o 0 para 1...
Basicamente é isso...
A lógica disso aplica-se em C e muitas outras linguagens...
Eu recomendo o pessoal aqui a aprender a linguagem C
Re: [Aula] Array e Matriz em GML
Eu não testei, mas não tem que declarar a array ou a matriz antes não? Tipo uma variavel, que caso não seja declarada não funciona?
Se não for o caso ta perfeito =D E caso seja ta 99% perfeita XD
Goodbye
Se não for o caso ta perfeito =D E caso seja ta 99% perfeita XD
Goodbye
Naut2006- Data de inscrição : 11/08/2009
Reputação : 0
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Re: [Aula] Array e Matriz em GML
Isso é só uma aula teórica, para explicar o que é uma array e os tipos de arrays que existem, como eu disse no inicio, uma array é um espécie de variável, por isso todas as variáveis tem que ser declaradas no inicio...
no nosso caso é no create...
____
no nosso caso é no create...
____
obrigada pela opiniãoSe não for o caso ta perfeito =D E caso seja ta 99% perfeita XD
Re: [Aula] Array e Matriz em GML
vc pode me dar umas aulas de c?
eu queria aprender
eu queria aprender
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Aula] Array e Matriz em GML
posso sim...
é só dizer como é que queres as aulas...
ou posso criar umas aulas para o pessoal do forum...
é só dizer como é que queres as aulas...
ou posso criar umas aulas para o pessoal do forum...
Re: [Aula] Array e Matriz em GML
Bem legal o tutorial, as arrays são bem úteis mas não gosto muito de usa no GM, acho um saco declara uma por uma, já que não funciona assim...
arrayA = {100, 200, 300, 400}
(Meu primeiro post, bem vindo pra mim)
arrayA = {100, 200, 300, 400}
(Meu primeiro post, bem vindo pra mim)
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
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Re: [Aula] Array e Matriz em GML
Cria aulas pro pessoal do forum mesmo
Tambem to afim de entender
Tambem to afim de entender
Lolegal- Data de inscrição : 18/08/2009
Reputação : 0
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Re: [Aula] Array e Matriz em GML
vou criar sim, deixa só eu ganhar um tempinho que tento dar uma luz ao pessoal...
Re: [Aula] Array e Matriz em GML
Ótimo tutorial Natch! Arrays são realmente úteis mesmo. Um amigo costumava dizer que a vida do programdor é AA/DA (antes de array/depois de arrays). [X¬D]
No game maker não. Em GML não há necessidade de declarar variáveis, mesmo se forem arrays. Mas veja bem, se você não definir uma variável com um valor qualquer antes de checá-la, retornará erro.
O caso da declaração que falamos aqui, são aquelas que usamos comumente noutras linguagens. Em praticamente qualquer linguagem de um nivel mais baixo que o GML (nível de liguagem mesmo) a gente tem que definir o tipo e o conteúdo da variável.
Naut2006 escreveu:Eu não testei, mas não tem que declarar a array ou a matriz antes não? Tipo uma variavel, que caso não seja declarada não funciona?
No game maker não. Em GML não há necessidade de declarar variáveis, mesmo se forem arrays. Mas veja bem, se você não definir uma variável com um valor qualquer antes de checá-la, retornará erro.
O caso da declaração que falamos aqui, são aquelas que usamos comumente noutras linguagens. Em praticamente qualquer linguagem de um nivel mais baixo que o GML (nível de liguagem mesmo) a gente tem que definir o tipo e o conteúdo da variável.
Convidad- Convidado
Re: [Aula] Array e Matriz em GML
ricaun escreveu:Bem legal o tutorial, as arrays são bem úteis mas não gosto muito de usa no GM, acho um saco declara uma por uma, já que não funciona assim...
arrayA = {100, 200, 300, 400}
(Meu primeiro post, bem vindo pra mim)
Olha, dependendo da seqüencia, dá pra automatizar:
- Código:
for(i=0;i<10;i+=1;)
{
nome_da_array[i] = i+1*100;
}
Isso declararia as variáveis nome_da_array[0 a 10], e elas teriam valor 100, 200, 300, 400... na ordem.
Flw!
Re: [Aula] Array e Matriz em GML
CPinheiro escreveu:
Olha, dependendo da seqüencia, dá pra automatizar:
- Código:
for(i=0;i<10;i+=1;)
{
nome_da_array[i] = i+1*100;
}
Isso declararia as variáveis nome_da_array[0 a 10], e elas teriam valor 100, 200, 300, 400... na ordem.
Flw!
Sim claro quando tem uma ordem logica fica bem mais facil usar 'for'.
Acho que pra fazer na ordem 100, 200, 300, 400... falto parenteses aqui "nome_da_array[i] = (i+1)*100"
=)
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
Reputação : 9
Número de Mensagens : 169
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Aula] Array e Matriz em GML
a utilização do for e arrays, são funções que vamos utilizar para o resto da vida, lol
Re: [Aula] Array e Matriz em GML
ricaun escreveu:Sim claro quando tem uma ordem logica fica bem mais facil usar 'for'.
Acho que pra fazer na ordem 100, 200, 300, 400... falto parenteses aqui "nome_da_array[i] = (i+1)*100"
=)
Opa, falta de atenção minha. Obrigado por avisar. x)
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