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Reduzir tempo de load

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Reduzir tempo de load Empty Reduzir tempo de load

Mensagem por Gordyne Seg 03 Ago 2009, 13:19

Olá galera é a segunda vez que posto essa mesma mensagem, postei antes mas axo que não caiu no fórum...

Bom, estou fazendo um game com elementos de rpg, portanto, fiz várias sprites e objetos para efeitos e animações, o que resultou em um tempo de load 10x maior! Até pra testar ficou ruim...

Axo que pode ser pq estou carregando muitas sprites para uma room...
De qualquer modo, gostaria de saber se existe alguma maneira de reduzir bastante o tempo de load ou se preciso fazer vários games que funcionem como 1, para dividir o uso de sprites necessários.

Obrigado
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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

Mensagem por wac2007 Seg 03 Ago 2009, 13:23

Dah uma olhada nesse meu post de arquivos externos

https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f11/resource-manager-t3439.htm#26585

Ele reduz bastante o tempo de load mas você terá que editar algumas coisas t+
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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

Mensagem por Gordyne Seg 03 Ago 2009, 13:33

Esqueci de mencionar que uso o gm 6.1 axo q não vai funfar....
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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

Mensagem por wac2007 Seg 03 Ago 2009, 13:50

\o/ mas o próprio game maker tem recursos de importar resources externos (num tenho certeza se o 6 tem) consulte o help para mais informaçoes Laughing
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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

Mensagem por Gordyne Seg 03 Ago 2009, 21:11

hmm, eu pesquisei e axo que dah pra fazer assim:

Não vou criar nenhuma sprite, apenas carregar externamente, tentei usar o sprite_replace, mas não funfou...

Alguém sabe como usar corretamente?
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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

Mensagem por Kabeção Seg 03 Ago 2009, 23:30

Ao carregar extermamente você esta criar uma sprite.
sprite_replace substitui uma sprite já no GM pro outra externa.

Pra adicionar uma nova sprite sem substituir você usa sprite_add.
Código:
nome = sprite_add('file.gif',numero,1,1,0,0,xorig,yorig)

O nome e uma variavel que vai guarda o lugar que a nova imagem vai ficar na memoria do pc. Você que usar ela como se usa qualquer outra sprite.
Código:
sprite_index = nome

Coloque sprite_add sempre no evento Create por que se não a imagem vai ficar carregando 30 vezes por segundo até ocupar toda a memoria do seu computador. Smile
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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

Mensagem por Gordyne Ter 04 Ago 2009, 00:54

obrigado, mas consegui reduzir bastante o load usando sprites minúsculas e substituindo depois. Mas tenho uma dúvida...

Se eu uso sprite_replace num evento de collision e tenho + de uma instance com a mesma sprite, todas mudam, mesmo as que não colidiram. Como eu faço pra carregar apenas a sprite dos objetos que colidiram?
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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

Mensagem por Gusba Ter 04 Ago 2009, 01:16

COmo assim cara? acho melhor tu carrega duas sprites sparadas no inicio do jogo e o objeto que colidiu apenas usa a sprite do colidido
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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

Mensagem por Gordyne Ter 04 Ago 2009, 12:22

Vou tentar explicar melhor:

Quando eu usava change the sprite(pre-programada) no evento de collision, mudava apenas o sprite da instancia que colidiu, mesmo que todas as outras instancias usassem a mesma sprite. Quero fazer a mesma coisa que o change the sprite faz mas ao invés de substutuir a sprite por uma do gm, quero que substitua por uma sprite externa.
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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

Mensagem por vinians Ter 04 Ago 2009, 13:27

Amigo voce pode usar essa função:
Código:

sprite_index := sprite_add(fname,imgnumb,precise,transparent,smooth,preload,xorig,yorig);
Exemplo:
Código:

sprite_index := sprite_add('sprite.bmp', 1, false, true, true, true, 0, 0);
Nesse caso você esta dicionando um novo sprite. Mais você pode subtituir um pelo outro, oque é melhor se você for adicionar um sprite a cada colisão.
Nesse caso de sustituicao use:
Código:

sprite_replace(sprite_index, 'sprite.bmp', 1, false, true, true, true, 0, 0);
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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

Mensagem por wac2007 Ter 04 Ago 2009, 13:27

Cria um script para chamar a imagem externa e poe no evento de colisao

Código:
sprite_replace(sprite,'nome.png',1,1,0,0,x,y)

PS: não esqueça de substituir os valores Razz

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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

Mensagem por Gusba Ter 04 Ago 2009, 13:29

Tá ¬¬, mas daí se tem varios objetos ele vai i replaceando sempre ¬¬, tem que replacea pra uma variavel global no inicio do jogo, depois só usa:

sprite_index = global.var
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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

Mensagem por Gordyne Ter 04 Ago 2009, 13:49

Ahan, agora deu...

Mas axo que dah no mesmo que criar a sprite e carregar no início.

Vlws!
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Reduzir tempo de load Empty Re: Reduzir tempo de load

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