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Duvida: como reduzir uma variavel atraves de outra
4 participantes
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Duvida: como reduzir uma variavel atraves de outra
bem galera, minha duvida pode ser facil, mas n to conseguindo resolver de jeito algum, ta me tirando o resto de cabelo q ainda tenho D:
Enfim, a duvida é o seguinte, eu criei 3 variaveis, 1 delas eu quero reduzir o valor das outras 2, porém uma de cada vez, isso eu ja consegui, atender uma das 2 variaveis de cada vez, porém, não consigo reduzir o valor delas através da primeira. ai vai o code:
//Terra
if item_selecionado=1
{item = bloco_terra2
quantidade = qt_bloco_terra
item_draw = spr_bloco_terra2}
//Madeira
if item_selecionado=2
{item = bloco_madeira
quantidade = qt_bloco_madeira
item_draw = spr_bloco_madeira}
Explicando: eu quero reduzir "qt_bloco_madeira" e quando preciso tambem reduzir "qt_bloco_terra" através da "quantidade", em um outro objeto eu coloquei:
if check_mouse_button_released(mb_left) {quantidade -=1}
o q seria pra tirar 1 numero da quantidade atual(quantidade), ou seja, se o jogador optar por colocar um bloco de terra, tiraria 1 da quantidade de terra (qt_bloco_terra) ou se ele quisesse madeira, tiraria 1 da quantidade de madeira (qt_bloco_madeira).
Obs: um jogo estilo Terraria/Minecraft.
bom galera, desde já agradeço e espero ter explicado bem minha duvida VLW!!!
Enfim, a duvida é o seguinte, eu criei 3 variaveis, 1 delas eu quero reduzir o valor das outras 2, porém uma de cada vez, isso eu ja consegui, atender uma das 2 variaveis de cada vez, porém, não consigo reduzir o valor delas através da primeira. ai vai o code:
//Terra
if item_selecionado=1
{item = bloco_terra2
quantidade = qt_bloco_terra
item_draw = spr_bloco_terra2}
//Madeira
if item_selecionado=2
{item = bloco_madeira
quantidade = qt_bloco_madeira
item_draw = spr_bloco_madeira}
Explicando: eu quero reduzir "qt_bloco_madeira" e quando preciso tambem reduzir "qt_bloco_terra" através da "quantidade", em um outro objeto eu coloquei:
if check_mouse_button_released(mb_left) {quantidade -=1}
o q seria pra tirar 1 numero da quantidade atual(quantidade), ou seja, se o jogador optar por colocar um bloco de terra, tiraria 1 da quantidade de terra (qt_bloco_terra) ou se ele quisesse madeira, tiraria 1 da quantidade de madeira (qt_bloco_madeira).
Obs: um jogo estilo Terraria/Minecraft.
bom galera, desde já agradeço e espero ter explicado bem minha duvida VLW!!!
bimorx- Data de inscrição : 24/01/2010
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Re: Duvida: como reduzir uma variavel atraves de outra
esse geito é bom mas eu tenho um que é um pouco mais chatinho de fazer mas que funciona, a unica coisa que vc fará, será checar qual iten ta selecionado e fazer ele diminui direto na variavel, ae vc faz isso para todos, no mouse_check
if item_selecionado=2 and qt_bloco_madeira>0
{
qt_bloco_madeira-=1
}
isso no mouse_check ae ele checa qual item ta selecionado, e checa se ele tbm tem mais que 0, ae ele diminui 1 xD
ae para por outro item faz a mesma coisa mas mudando a variavel ex
if item_selecionado=5 and qt_bloco_ferro>0
{
qt_bloco_ferro-=1
}
só vai adicionando assim, xD
vlw
if item_selecionado=2 and qt_bloco_madeira>0
{
qt_bloco_madeira-=1
}
isso no mouse_check ae ele checa qual item ta selecionado, e checa se ele tbm tem mais que 0, ae ele diminui 1 xD
ae para por outro item faz a mesma coisa mas mudando a variavel ex
if item_selecionado=5 and qt_bloco_ferro>0
{
qt_bloco_ferro-=1
}
só vai adicionando assim, xD
vlw
RafaelCazarotto- Games Ranking :
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Re: Duvida: como reduzir uma variavel atraves de outra
Eu não sei o nome do primeiro objeto, mas supondo que seja obj_jogador. Você poderia tentar (no segundo objeto):
Caso isso não funcione, pode usar isso:
- Código:
obj_jogador.quantidade -= 1
Caso isso não funcione, pode usar isso:
- Código:
if obj_jogador.item_selecionado = 1 {qt_bloco_terra -= 1}
if obj_jogador.item_selecionado = 2 {qt_bloco_madeira -= 1}
Gonçalves- Games Ranking :
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Re: Duvida: como reduzir uma variavel atraves de outra
ambas resoluções são as mesma, mto obrigado galera, MAS, esse jeito eu conhecia já, porém, como Rafael disse, é mais chatinho de fazer pq vo extender bastante meu script :/
por isso tentei fazer algo dinamico, pratico e funcional, mas parece q só esse possivel desse jeito mesmo =(
muito obrigado aos 2 por enquanto farei esse jeito, se alguem aew tiver alguma outra ideia pra facilitar pode postar por favor!! rsrrsrs
VLWWW
por isso tentei fazer algo dinamico, pratico e funcional, mas parece q só esse possivel desse jeito mesmo =(
muito obrigado aos 2 por enquanto farei esse jeito, se alguem aew tiver alguma outra ideia pra facilitar pode postar por favor!! rsrrsrs
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bimorx- Data de inscrição : 24/01/2010
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Re: Duvida: como reduzir uma variavel atraves de outra
vc faz por exemplo,para o script memorizar as vars que vao ser gastas e o que sera gasto seguindo oque te direi:
no creat,defina os recursos!
e "recurso_pagara",para qual recurso na var"recurso[]" vai ser gasto!
e coloque isso aonde atualmente vc modifica o "item_selecionado"
-exemplo,se quzesse compra casa:
recurso_pagara=0(0 é a id da madera nos "recurso[]"
item_selecionado=0(0é a id do preço da casa em "produto[]")
-exemplo2,se quzesse compra diamante:
recurso_pagara=1(1 é a id da terra nos "recurso[]"
item_selecionado=2(2 é a id do preço do diamante em "produto[]")
okay?
e esse codigo encarregara de fazer a cobrança do recurso exigido,com relaçao ao preço.
se tiver duvida de respeito ao funcionamento,fala ae(so to on depois das 5 da tarde),espero ter ajudado! flws! =)
no creat,defina os recursos!
- Código:
recurso[0]=10 // vamos supor que isso seja a quantidade de madeira
recurso[1]=15 // isso quantidade de terra
//... e assim vai indo!
//tambem crie vars para o custo!
produto[0]=20 // vamos supor que isso seja o preço de uma casa,em madeira
produto[1]=100 // isso o preço de um castelo de madeira
produto[2]=80 // preço de um diamante em terra (nada a ve,so suposiçao ksksksksk)
e "recurso_pagara",para qual recurso na var"recurso[]" vai ser gasto!
e coloque isso aonde atualmente vc modifica o "item_selecionado"
-exemplo,se quzesse compra casa:
recurso_pagara=0(0 é a id da madera nos "recurso[]"
item_selecionado=0(0é a id do preço da casa em "produto[]")
-exemplo2,se quzesse compra diamante:
recurso_pagara=1(1 é a id da terra nos "recurso[]"
item_selecionado=2(2 é a id do preço do diamante em "produto[]")
okay?
e esse codigo encarregara de fazer a cobrança do recurso exigido,com relaçao ao preço.
- Código:
if check_mouse_button_released(mb_left)
if produto[item_selecionado]>recurso[recurso_pagara]
{
recurso[recurso_pagara]-=produto[item_selecionado]
}
se tiver duvida de respeito ao funcionamento,fala ae(so to on depois das 5 da tarde),espero ter ajudado! flws! =)
Adilson Thiago Vieira- Games Ranking :
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Re: Duvida: como reduzir uma variavel atraves de outra
eita... caramba... vou salvar essa resposta aki pra caso eu precise, mas infelizmente acho q não daria mto certo pro meu projeto... isso é mais para algo estilo Age of Empires, etc. MAS eu fiz de uma forma aki, q é um meio termo entre oq eu queria e a resposta de vcs, caso ajude alguem q precise eu fiz assim:
//Terra
if item_selecionado=1
{item = bloco_terra2
if tirar_item = true{qt_bloco_terra-=1 tirar_item=false}
if qt_bloco_terra > 0 {pode_colocar = true}else{pode_colocar=false}
item_draw = spr_bloco_terra2}
-Com isso, no segundo objeto,ao clickar(mb_left) eu aplico a variavel "tirar_item = true" oq fará este script analisar sempre q a variavel "tirar_item" estiver positiva, descontará 1 do recurso enquadrado no item_selecionado atual, e na mesma linha desativa o "tirar_item" pois já o tirou.
bem, muito obrigado a todos q ajudaram, as respostas me ajudaram chegar nessa solução q não sei se é a melhor, mas foi oq eu consegui O_o a menos q eu não tenha entendido direito a do Adilson, talvez ela seja mais facil... :/
por enquanto vou deixar como expliquei à cima, pra n travar meu projeto e prosseguir criando, qualquer dica, ou sugestão por favor, digam rsrs
//Terra
if item_selecionado=1
{item = bloco_terra2
if tirar_item = true{qt_bloco_terra-=1 tirar_item=false}
if qt_bloco_terra > 0 {pode_colocar = true}else{pode_colocar=false}
item_draw = spr_bloco_terra2}
-Com isso, no segundo objeto,ao clickar(mb_left) eu aplico a variavel "tirar_item = true" oq fará este script analisar sempre q a variavel "tirar_item" estiver positiva, descontará 1 do recurso enquadrado no item_selecionado atual, e na mesma linha desativa o "tirar_item" pois já o tirou.
bem, muito obrigado a todos q ajudaram, as respostas me ajudaram chegar nessa solução q não sei se é a melhor, mas foi oq eu consegui O_o a menos q eu não tenha entendido direito a do Adilson, talvez ela seja mais facil... :/
por enquanto vou deixar como expliquei à cima, pra n travar meu projeto e prosseguir criando, qualquer dica, ou sugestão por favor, digam rsrs
bimorx- Data de inscrição : 24/01/2010
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x 0 x 0 x 0
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