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[Resolvido]Como criar um evento com base no tempo de um cronômetro?

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[Resolvido]Como criar um evento com base no tempo de um cronômetro? Empty [Resolvido]Como criar um evento com base no tempo de um cronômetro?

Mensagem por Pumba Seg 24 Jul 2023, 17:39

Oi!
Eu estou desenvolvendo o meu primeiro jogo e é um jogo baseado em "waves". Ele possui um cronômetro com contagem regressiva (de 10 minutos até 0) que, ao iniciar a partida um determinado inimigo aparece e permanece aparecendo a cada 10 segundos. A minha dúvida é a seguinte:

Como faço para que esse tipo de inimigo pare de aparecer quando for 9:00 de partida e um inimigo 2 comece a surgir? Isso vai ocorrendo sucessivamente com inimigo 3, 4 e 5 dependendo de outros minutos da partida.

Outra pergunta: Como faço para que quando chegar os 2 minutos de partida o cronômetro pare, apareça um determinado inimigo mais forte (o "boss" da partida) e após sua morte o cronômetro volte a contar novamente?

Dês de já agradeço <3.


Última edição por Pumba em Ter 08 Ago 2023, 19:50, editado 1 vez(es)
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[Resolvido]Como criar um evento com base no tempo de um cronômetro? Empty Re: [Resolvido]Como criar um evento com base no tempo de um cronômetro?

Mensagem por GabrielXavier Ter 25 Jul 2023, 08:25

Olá @Pumba, vou te ajudar com alguns conceitos.

Para seu caso em especifico recomendo trabalhar sempre com o tempo em segundos, e caso precise mostrar em minutos para o jogador faça isso apenas na hora de imprimir o tempo na tela do jogo.

Primeiro vamos criar um cronometro gerenciável, crie um novo SCRIPT e adicione o seguinte código:
Código:

function counter(_tempo) constructor{
 
 tempo = _tempo;
 ativo = false;
 
 //inicia o timer
 play = function(){
 ativo = true;
 }
 
 //Pausa o timer
 pause = function(){
 ativo = false
 }
 
 //Executa o timer
 run = function(){
 if (ativo){
 tempo -= delta_time / 1000000;
 }
 }
 
 //Retorna segundos restantes
 get_tempo = function(){
 return floor(tempo);
 }
 
 //Retorna se timer esta rodando ou pausado
 get_status = function(){
 return ativo;
 }
 
}

Esse código te da um cronometro regressivo que recebe o tempo (em segundos) e te permite iniciar, pausar, recuperar o tempo restante do cronometro e recuperar o status do cronometro (se esta pausado ou não). Também te da liberdade para adicionar mais funcionalidades facilmente dentro do mesmo.

Agora vou te ensinar como usar, crie um objeto e coloque na sua room.

No evento CREATE crie uma nova instancia do cronometro adicionando o seguinte código:
Código:

contador = new counter(600); //Aqui o valor 600 representa 600 segundos, ou 10 minutos

No evento STEP adicione o seguinte código:
Código:

contador.run(); //Esse código é responsável por executar o cronometro

//O código abaixo é apenas para testes (permite clicar na tela para iniciar e pausar o cronometro
if mouse_check_button_pressed (mb_left){
 if (contador.get_status()){
 contador.pause();
 }else{
 contador.play();
 }
}

No evento DRAW adicione o seguinte codigo:
Código:

draw_set_color(c_black);
draw_text(20,20,contador.get_tempo());

O código acima pode ser instanciado quantas vezes quiser, podendo rodar mais de um cronometro simultâneo de forma independente.

Agora vou te passar alguns conceitos para fazer oque você precisa usando o cronometro acima.

Crie uma variável para definir qual tipo de inimigo deve ser gerado naquele momento e faça uma verificação para definir o valor dessa variavel de acordo com o tempo, da seguinte forma:
Código:

var _tempo = contador.get_tempo();

if (_tempo <= 10*60) && (_tempo > 9*60){
 imimigo = 1; //Tipo de inimigo entre 9 e 10 minutos
}else if (_tempo <= 9*60) && (_tempo > 8*60){
 inimigo = 2; //Tipo de inimigo entre 8 e 9 minutos
}else if (_tempo <= 8*60) && (_tempo > 7*60){
 inimigo = 3;  //Tipo de inimigo entre 7 e 8 minutos
}
//Aqui você pode dar sequencia ao código definindo o tipo de inimigo a ser gerado de acordo com o tempo...

Lembrando que a variável "inimigo" deve ser definida anteriormente e que o código acima deve ser executado em um evento STEP.

Sobre o BOOS aos 2 minutos de partida...

Seguindo o código acima assim que faltar 120 segundos você pode mudar a variável "inimigo" para o valor referente ao tipo de BOOS, utilizar a função "contador.pause()" do cronometro para pausar a contagem e assim que o BOOS for eliminado você usa a função "contador.play()" para continuar a contagem do cronometro.

Minha intenção não foi escrever o código e te entregar pronto, mas sim te passar alguns conceitos de como isto pode ser implementado para que você mesmo possa desenvolver o seu próprio código da forma que melhor o atenda.

Qualquer duvida estou a disposição, abraços!
GabrielXavier
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