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como fazer para um personagem do meu jogo perseguir meu personagem?
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como fazer para um personagem do meu jogo perseguir meu personagem?
eu estou fazendo um jogo de labirinto, e que o inimigo desse jogo é um fantasma, e ele atravessa paredes, eu queria saber como fazer para ele ir a todo momento em direção ao meu personagem, ignorando as paredes
pedroprego0- Data de inscrição : 22/03/2023
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Re: como fazer para um personagem do meu jogo perseguir meu personagem?
É uma dinâmica simples entre dois elementos, onde o objeto personagem tem as coordenadas a serem seguidas e o objeto fantasma as segue.
As coordenadas são:
A ordem para que o fantasma siga as coordenadas é:
A função move_towards_point fará o objeto fantasma perseguir as coordenadas X e Y do personagem, movendo-se na velocidade especificada. Essa função só precisa ser chamada uma vez e a ordem será cumprida pelo fantasma. No entanto, há um problema de timing.
O fantasma seguirá até as coordenadas determinadas no momento em que a função foi chamada. Isso significa que, se o objeto personagem mover-se de lugar depois da execução da função, o objeto fantasma o perseguirá até a posição antiga aonde o objeto personagem estava antes de se mover.
Para solucionar o problema, você deve chamar a função constantemente dentro de algum evento contínuo. Uma boa ideia seria criar um alarme recursivo, ou seja, um evento alarme que chama a si mesmo. Assim sendo, abra a janela de propriedades do objeto fantasma e, no evento "Create", use este código para ativar um alarme:
Em seguida, adicione o evento "Alarm 0" e use este código para fazer com que o alarme se autoacione e persiga o objeto personagem a cada 10 room-steps:
As coordenadas são:
- personagem.x: Posição horizontal do personagem
- personagem.y: Posição vertical do personagem
A ordem para que o fantasma siga as coordenadas é:
- Código:
move_towards_point(personagem.x, personagem.y, velocidade);
A função move_towards_point fará o objeto fantasma perseguir as coordenadas X e Y do personagem, movendo-se na velocidade especificada. Essa função só precisa ser chamada uma vez e a ordem será cumprida pelo fantasma. No entanto, há um problema de timing.
O fantasma seguirá até as coordenadas determinadas no momento em que a função foi chamada. Isso significa que, se o objeto personagem mover-se de lugar depois da execução da função, o objeto fantasma o perseguirá até a posição antiga aonde o objeto personagem estava antes de se mover.
Para solucionar o problema, você deve chamar a função constantemente dentro de algum evento contínuo. Uma boa ideia seria criar um alarme recursivo, ou seja, um evento alarme que chama a si mesmo. Assim sendo, abra a janela de propriedades do objeto fantasma e, no evento "Create", use este código para ativar um alarme:
- Código:
alarm[0] = 10; // Isso agendará o alarme para ser acionado após 10 room-steps desde a criação do fantasma
Em seguida, adicione o evento "Alarm 0" e use este código para fazer com que o alarme se autoacione e persiga o objeto personagem a cada 10 room-steps:
- Código:
alarm[0] = 10; // Agende o alarme novamente
move_towards_point(personagem.x, personagem.y, velocidade); // Persiga o personagem com suas coordenadas atualizadas
Pai véi- Data de inscrição : 27/02/2014
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