GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


como fazer para uma mensagem aparecer quando meu personagem colidir com um obj?

2 participantes

Ir para baixo

como fazer para uma mensagem aparecer quando meu personagem colidir com um obj? Empty como fazer para uma mensagem aparecer quando meu personagem colidir com um obj?

Mensagem por pedroprego0 Qua 22 Mar 2023, 17:27

eu estou fazendo um jogo e eu quero fazer um sistema em que, se o personagem tiver menos de 5 pontos acumulados ele não vai conseguir abrir a porta, e se ele tiver a porta vai se abrir, eu realmente preciso de alguma ajuda.
pedroprego0
pedroprego0

Data de inscrição : 22/03/2023
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : como fazer para uma mensagem aparecer quando meu personagem colidir com um obj? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como fazer para uma mensagem aparecer quando meu personagem colidir com um obj? Empty Re: como fazer para uma mensagem aparecer quando meu personagem colidir com um obj?

Mensagem por Pai véi Sáb 25 Mar 2023, 04:44

Para que o objeto porta se abra, ele precisa "enxergar" a quantidade de pontos do objeto personagem, aonde quer que os pontos estejam guardados.

A pergunta a ser feita é: onde os pontos estão?

Será que eles estão em uma variável chamada "pontos", guardada no objeto personagem? Se sim, você precisará de algo parecido com o código abaixo, aplicável ao objeto porta:

Código:
if (personagem.pontos < 5) abrir_a_porta = false else abrir_a_porta = true;

Uma maneira mais simples de escrever o mesmo código é:

Código:
abrir_a_porta = personagem.pontos < 5;

Agora, sabendo que a variável "abrir_a_porta" (pertencente ao objeto porta) guarda a condição favorável para que tal porta se abra (0|false = fechada, 1|true = aberta), basta você checar essa variável nas situações onde a porta deveria estar aberta.

Há inúmeras formas de fazer uma porta se abrir e, no seu caso, presumo que seja através de uma colisão entre os objetos porta e personagem. Se esse é mesmo o seu plano, uma solução simples e rápida seria destruir o objeto porta após a colisão, assim, o personagem teria passagem livre pelo espaço que a porta ocupava antes.

Como exemplo, esse código serviria para o propósito, usando-o num evento de colisão da porta com o personagem:

Código:
if (personagem.pontos > 4) instance_destroy();

Outra forma de escrever o mesmo código é:

Código:
if (other.pontos > 4) instance_destroy();
Pai véi
Pai véi

Data de inscrição : 27/02/2014
Reputação : 3
Número de Mensagens : 17
Prêmios : como fazer para uma mensagem aparecer quando meu personagem colidir com um obj? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos