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como fazer para uma mensagem aparecer quando meu personagem colidir com um obj?
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como fazer para uma mensagem aparecer quando meu personagem colidir com um obj?
eu estou fazendo um jogo e eu quero fazer um sistema em que, se o personagem tiver menos de 5 pontos acumulados ele não vai conseguir abrir a porta, e se ele tiver a porta vai se abrir, eu realmente preciso de alguma ajuda.
pedroprego0- Data de inscrição : 22/03/2023
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Re: como fazer para uma mensagem aparecer quando meu personagem colidir com um obj?
Para que o objeto porta se abra, ele precisa "enxergar" a quantidade de pontos do objeto personagem, aonde quer que os pontos estejam guardados.
A pergunta a ser feita é: onde os pontos estão?
Será que eles estão em uma variável chamada "pontos", guardada no objeto personagem? Se sim, você precisará de algo parecido com o código abaixo, aplicável ao objeto porta:
Uma maneira mais simples de escrever o mesmo código é:
Agora, sabendo que a variável "abrir_a_porta" (pertencente ao objeto porta) guarda a condição favorável para que tal porta se abra (0|false = fechada, 1|true = aberta), basta você checar essa variável nas situações onde a porta deveria estar aberta.
Há inúmeras formas de fazer uma porta se abrir e, no seu caso, presumo que seja através de uma colisão entre os objetos porta e personagem. Se esse é mesmo o seu plano, uma solução simples e rápida seria destruir o objeto porta após a colisão, assim, o personagem teria passagem livre pelo espaço que a porta ocupava antes.
Como exemplo, esse código serviria para o propósito, usando-o num evento de colisão da porta com o personagem:
Outra forma de escrever o mesmo código é:
A pergunta a ser feita é: onde os pontos estão?
Será que eles estão em uma variável chamada "pontos", guardada no objeto personagem? Se sim, você precisará de algo parecido com o código abaixo, aplicável ao objeto porta:
- Código:
if (personagem.pontos < 5) abrir_a_porta = false else abrir_a_porta = true;
Uma maneira mais simples de escrever o mesmo código é:
- Código:
abrir_a_porta = personagem.pontos < 5;
Agora, sabendo que a variável "abrir_a_porta" (pertencente ao objeto porta) guarda a condição favorável para que tal porta se abra (0|false = fechada, 1|true = aberta), basta você checar essa variável nas situações onde a porta deveria estar aberta.
Há inúmeras formas de fazer uma porta se abrir e, no seu caso, presumo que seja através de uma colisão entre os objetos porta e personagem. Se esse é mesmo o seu plano, uma solução simples e rápida seria destruir o objeto porta após a colisão, assim, o personagem teria passagem livre pelo espaço que a porta ocupava antes.
Como exemplo, esse código serviria para o propósito, usando-o num evento de colisão da porta com o personagem:
- Código:
if (personagem.pontos > 4) instance_destroy();
Outra forma de escrever o mesmo código é:
- Código:
if (other.pontos > 4) instance_destroy();
Pai véi- Data de inscrição : 27/02/2014
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