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Sistema de equip de items e script
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Sistema de equip de items e script
Imagino que a melhor forma seja armazenar as informações do item e criar uma função que verifica se estão equipados ou não... Minha maior duvida é em relação ao script, qual a forma mais prática e funcional de eu rodar um script quando o item é equipado, que mude status do player?
Pedro Dias- Games Ranking :
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Re: Sistema de equip de items e script
Nunca fiz um sistema assim, mas vou tentar te passar alguns conceitos.
Os itens devem ser armazenados em uma estrutura de dados, uma ds_list, uma ds_map, ou uma struct (que funciona como um JSON, e que indico usar).
Cada item deve ter um ID e os seus atributos armazenados nessa estrutura de dados.
Os itens devem ser separados por categorias, exemplo:
Arma
Armaduras
Consumíveis
Uma arma, deve ter ID, peso, recuo, taxa de disparo, dano, etc.
Uma armadura deve ter ID, proteção, peso, duração, etc.
Um consumível deve ter ID, aumento de vida, duração, habilidade especial, etc.
O processamento relativos aos itens deve ser feito no player, por exemplo
Ao pegar usar poção de velocidade, o player vai pegar o ID do item que foi usado, consultar na base de dados o quando de velocidade e o tempo que o item vai durar, e adicionar a velocidade extra do item na velocidade original do player.
Ao equipar uma arma, uma variável no player guarda o ID do item equipado, e com esse ID você busca na base de dados os atributos da arma, se a arma for pesada, o player pode perder um pouco de mobilidade diminuindo sua velocidade, ao dar dano em um inimigo o dano deve ser consultado na base de dados através do ID do item equipado, deve ser verificado se existe algum bost de dano (poção) ativa, e deve ser executado o cálculo de dano a ser descontado no inimigo, o cálculo da quantidade de dano pode ser calculada anteriormente no momento do equip da arma e salvo em uma variável dentro do próprio player também.
É um conceito, pode ser que não seja o ideal, mas de cabeça oque eu pensei foi algo nesse sentido, uma lista de itens e seus atributos onde o centro sempre será o player, tudo relativo a itens e equipamentos devem ser executado no player sempre trabalhando com o ID dos itens.
O conceito de sistemas é uma coisa bastante complexa para mim as vezes penso em tantas coisas que acaba resultando em preguiça e eu nunca executo nada, mas qualquer duvida fique a vontade para perguntar
Os itens devem ser armazenados em uma estrutura de dados, uma ds_list, uma ds_map, ou uma struct (que funciona como um JSON, e que indico usar).
Cada item deve ter um ID e os seus atributos armazenados nessa estrutura de dados.
Os itens devem ser separados por categorias, exemplo:
Arma
Armaduras
Consumíveis
Uma arma, deve ter ID, peso, recuo, taxa de disparo, dano, etc.
Uma armadura deve ter ID, proteção, peso, duração, etc.
Um consumível deve ter ID, aumento de vida, duração, habilidade especial, etc.
O processamento relativos aos itens deve ser feito no player, por exemplo
Ao pegar usar poção de velocidade, o player vai pegar o ID do item que foi usado, consultar na base de dados o quando de velocidade e o tempo que o item vai durar, e adicionar a velocidade extra do item na velocidade original do player.
Ao equipar uma arma, uma variável no player guarda o ID do item equipado, e com esse ID você busca na base de dados os atributos da arma, se a arma for pesada, o player pode perder um pouco de mobilidade diminuindo sua velocidade, ao dar dano em um inimigo o dano deve ser consultado na base de dados através do ID do item equipado, deve ser verificado se existe algum bost de dano (poção) ativa, e deve ser executado o cálculo de dano a ser descontado no inimigo, o cálculo da quantidade de dano pode ser calculada anteriormente no momento do equip da arma e salvo em uma variável dentro do próprio player também.
É um conceito, pode ser que não seja o ideal, mas de cabeça oque eu pensei foi algo nesse sentido, uma lista de itens e seus atributos onde o centro sempre será o player, tudo relativo a itens e equipamentos devem ser executado no player sempre trabalhando com o ID dos itens.
O conceito de sistemas é uma coisa bastante complexa para mim as vezes penso em tantas coisas que acaba resultando em preguiça e eu nunca executo nada, mas qualquer duvida fique a vontade para perguntar
GabrielXavier- Games Ranking :
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Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
theguitarmester e Pedro Dias gostam desta mensagem
Re: Sistema de equip de items e script
Opa, mano! Primeiramente, agradeço muito a sua ajuda! Então, era exatamente isso que eu precisava.
Eu tava tentando criar esse sistema com a ajuda de forums antigos, então o uso do script no gamemaker era um pouco diferente, ai imaginei que eu pudesse por um documento script junto as informações do item.
Agora já dei uma mudada no meu código, e algumas coisas já começaram a funcionar.
Muito obrigado, foi de grande ajuda!
Eu tava tentando criar esse sistema com a ajuda de forums antigos, então o uso do script no gamemaker era um pouco diferente, ai imaginei que eu pudesse por um documento script junto as informações do item.
Agora já dei uma mudada no meu código, e algumas coisas já começaram a funcionar.
Muito obrigado, foi de grande ajuda!
Pedro Dias- Games Ranking :
Data de inscrição : 01/03/2023
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GabrielXavier e theguitarmester gostam desta mensagem
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