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Jogador não pula

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Jogador não pula Empty Jogador não pula

Mensagem por Claydson Qui 29 Set 2022, 12:19

Seguinte, segui a risca um tutorial na internet para implementar movimentações básicas do jogador.

O meu código então ficou assim:
CREATE:
Código:
window_set_size(1280,720)


//física
spd = 2.5
hspd = 0 //horizontal
vspd = 0 //vertical
grv = 0.05 //gravidade
jumpHeight = 10
STEP:
Código:
#region CONTROLES
jump = keyboard_check(vk_space)
right = keyboard_check(ord("D"))
left = keyboard_check(ord("A"))
#endregion

#region MOVIMENTAÇÃO
var move = right - left

hspd = move * spd

vspd = spd + grv

if hspd != 0{
   image_xscale = sign(hspd)
}

//colisão horizontal
if place_meeting(x+hspd,y,oFloor){
   while(!place_meeting(x+sign(hspd),y,oFloor)){
      x +=sign(hspd)
   }
   hspd = 0
}
x += hspd


//colisão vertical
if place_meeting(x,y+vspd,oFloor){
   while !place_meeting(x,y+sign(vspd),oFloor){
      y += sign(vspd)
   }
   vspd=0
}
y += vspd

if place_meeting(x,y+1,oFloor) and jump{
   sprite_index=sPlayerJump;
   vspd -= jumpHeight
   
}else{
   if(hspd==0){
      sprite_index=sPlayer
   }else{
      sprite_index=sPlayerMove
   }
}

show_debug_message(y)
#endregion
Só que no vídeo, o jogador pulou certinho, no meu ele só atualiza os sprites mas não sai do chão de modo algum. A gravidade funciona, ele cai, a gravidade horizontal também funciona, ele simplesmente não pula. Já mexi nas máscaras, apaguei e recriei os objetos etc. Alguém saberia me dizer o que há de errado nisso?
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Jogador não pula Empty Re: Jogador não pula

Mensagem por Claydson Qui 29 Set 2022, 13:02

Eu descobri o erro. Não pode somar spd com grv no vspd.
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