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por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
[Resolvido]COMO FAZER O PERSONAGEM NÃO ANDAR NA DIAGONAL?
2 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]COMO FAZER O PERSONAGEM NÃO ANDAR NA DIAGONAL?
queria saber oq eu preciso adicionar no código a seguir pro meu personagem não poder andar na diagonal, é um jogo estilo top e down.
No CREATE:
//Variáveis
andando=false //Controla quando o personagem estiver
velocidade_sprite=0.2 //Controla a velocidade das animações do personagem
velocidade_player=1.5 //Controla a velocidade do personagem
No STEP:
#region Movimentação
//ESQUERDA
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("A"))
{
andando=true
x-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_left_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(ord("A"))
{
andando=false
x-=0
sprite_index=spr_idle
}
//DIREITA
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("D"))
{
andando=true
x+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_right_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(ord("D"))
{
andando=false
x+=0
sprite_index=spr_idle
}
//ATRÁS
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("W"))
{
andando=true
y-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_up_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(ord("W"))
{
andando=false
y-=0
sprite_index=spr_idle
}
//FRENTE
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("S"))
{
andando=true
y+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_down_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(ord("S"))
{
andando=false
y+=0
sprite_index=spr_idle
}
#endregion
No CREATE:
//Variáveis
andando=false //Controla quando o personagem estiver
velocidade_sprite=0.2 //Controla a velocidade das animações do personagem
velocidade_player=1.5 //Controla a velocidade do personagem
No STEP:
#region Movimentação
//ESQUERDA
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("A"))
{
andando=true
x-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_left_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(ord("A"))
{
andando=false
x-=0
sprite_index=spr_idle
}
//DIREITA
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("D"))
{
andando=true
x+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_right_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(ord("D"))
{
andando=false
x+=0
sprite_index=spr_idle
}
//ATRÁS
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("W"))
{
andando=true
y-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_up_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(ord("W"))
{
andando=false
y-=0
sprite_index=spr_idle
}
//FRENTE
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("S"))
{
andando=true
y+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_down_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(ord("S"))
{
andando=false
y+=0
sprite_index=spr_idle
}
#endregion
Última edição por Viih404 em Sáb 27 Ago 2022, 14:25, editado 1 vez(es)
Viih404- Games Ranking :
Data de inscrição : 23/08/2022
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]COMO FAZER O PERSONAGEM NÃO ANDAR NA DIAGONAL?
olá, tubo bem?
vamos lá...dei uma modificada no seu código.
1º Como vc não colocou o "else if" é como se ao pressionar todas as teclas ao mesmo tempo tudo se torna-se verdadeiro.
2º Com o "else if" o codigo vai seguindo a sequencia. Ex: o botão direita só vai ser ativo se o de cima que é o esquerdo não for pressionado e assim por diante.
Coloca isso seu step
vamos lá...dei uma modificada no seu código.
1º Como vc não colocou o "else if" é como se ao pressionar todas as teclas ao mesmo tempo tudo se torna-se verdadeiro.
2º Com o "else if" o codigo vai seguindo a sequencia. Ex: o botão direita só vai ser ativo se o de cima que é o esquerdo não for pressionado e assim por diante.
Coloca isso seu step
- Código:
/// @description Insert description here
// You can write your code in this editor
#region Movimentação
//ESQUERDA
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("A"))
{
andando=true
x-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_left_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//DIREITA
//Se estiver sendo pressionada a tecla
else if keyboard_check(ord("D"))
{
andando=true
x+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_right_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//ATRÁS
//Se estiver sendo pressionada a tecla
else if keyboard_check(ord("W"))
{
andando=true
y-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_up_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//FRENTE
//Se estiver sendo pressionada a tecla
else if keyboard_check(ord("S"))
{
andando=true
y+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_down_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
else//aqui se nenhuma tecla for precionada
{
andando = false;
sprite_index=spr_idle
}
#endregion
aminaro- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 31/01/2014
Reputação : 66
Número de Mensagens : 160
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Viih404 gosta desta mensagem
Obg <3
aminaro escreveu:olá, tubo bem?
vamos lá...dei uma modificada no seu código.
1º Como vc não colocou o "else if" é como se ao pressionar todas as teclas ao mesmo tempo tudo se torna-se verdadeiro.
2º Com o "else if" o codigo vai seguindo a sequencia. Ex: o botão direita só vai ser ativo se o de cima que é o esquerdo não for pressionado e assim por diante.
Coloca isso seu step
- Código:
/// @description Insert description here
// You can write your code in this editor
#region Movimentação
//ESQUERDA
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("A"))
{
andando=true
x-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_left_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//DIREITA
//Se estiver sendo pressionada a tecla
else if keyboard_check(ord("D"))
{
andando=true
x+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_right_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//ATRÁS
//Se estiver sendo pressionada a tecla
else if keyboard_check(ord("W"))
{
andando=true
y-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_up_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//FRENTE
//Se estiver sendo pressionada a tecla
else if keyboard_check(ord("S"))
{
andando=true
y+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_down_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
else//aqui se nenhuma tecla for precionada
{
andando = false;
sprite_index=spr_idle
}
#endregion
Obrigado meu lindo, ficou do jeito que eu tinha imaginado
Viih404- Games Ranking :
Data de inscrição : 23/08/2022
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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