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Mensagem por bazante Qua 20 Abr 2022, 11:53

Bom pessoal, tudo bem com você? Então, vamos la, para que vocês entendam meu lado, meu conhecimento em Programação não é tao vasto, porém gosto de aprender novas coisas. Entrando no assunto, bom gostaria de criar um game, sendo que ta mais pra um fan made, que seria baseado na ideia do Jogo Seafight. Ele é um MMORPG 2D com mapa isométrico, aí gostaria de saber se seria possível criar com o Game Maker, um sistema de criação de contas, Com sistema de transição de Mapas, Sistema de Batalha em Tempo Real, Com diferentes tipos de armas e munições, com qual as armas tem diferentes tempos de recarregamento e distância de ataque, as munições causam diferentes tipos de dano e efeitos, sistema de skin com bonus, movimentação do jogador pelo mouse, sistema de guilda, sendo que no sistema de guilda, teria mapas espécificos que você poderia conquistar e ter uma ilha, naquele mapa do qual daria benefícios para a guilda como gold, e no qual a guilda poderia comprar canhões para adicionar na ilha dentre outras coisas. Gostaria de saber se vocês recomendam o uso da GameMaker ou se recomendam o uso como por exemplo estava pensando usar C/C++ sem o uso de uma engine, que vi que é possível fazer usando Embed image, oque vocês recomendam? Sabem se existe algum source tanto para o GameMaker como em C/C++ podendo ser Free ou Pago?
Grato pela atenção de todos!
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Mensagem por Bruno_Ribeiro Qui 21 Abr 2022, 11:42

Primeiramente a engine antes de eu falar algo kkkk
Se é pra criação 2D qualquer engine vai, GoDot, GameMaker, Unity, vai de preferência 

E sobre um game no estilo que você falou, não sendo rude é claro, não de um passo maior que a perna kkkkk
Jogos MMORPG, mesmo os pequenos, são equipes enormes que fazem
Você deveria pensar o seguinte:
A programação você consegue fazer? Tem dinheiro pra pagar um programador? Tem dinheiro pra pagar mais de 3 programadores? Tem condições e conhecimento para mecher em banco de dados? Tem condições de comprar ou alugar um servidor para postar o jogo? Tem condições de pagar um bom antihacker pra evitar o uso de hacker ?
A arte, sabe que mesmo isométrico, uma arte que chame a atenção, mesmo se for pixel Art, demora horas e horas para ser feita ? Uma bem simples e talvez nem animada? Sabe que são caras para terceirizaram ou for comprada? Mas ok, vamos supor que você terceiriza e pega assets gratuitos na internet 
Sabe que isso é um trabalho que demanda anos dependendo do tamanho da equipe? 
E isso é apenas a ponta do Iceberg

É muito normal alguém querer criar jogos pra criar um Fortinite 2 com física aprimorada e VR, mas a criação de jogos vem de um processo longo e demorado, que tem vários pré-requisitos

Agora se tu tem uma equipe enorme, ou está disposto a passar vários e vários anos estudando e fazendo lentamente o jogo ou se está ciente de tudo que falei, recomendo a Unity em C#, pode ser até mais simples do que game maker, mas quando o assunto é 2D eu sempre prefiro o game maker, por gosto mesmo

Caso contrário, recomendo começar com projetos menores, falo por experiência, já dei muitos passos em falso e perdi muitos projetos bons por não consegui concluir, já perdi equipe de 9 pessoas com diversos tipos de funções e cargos, dispostos e talentosos, então, pré-analise o que você quer fazer, leve tudo em consideração, faça um GDD, veja o que você quer fazer, pesquise sobre desenvolvimento em geral!

Espero ter ajudado  cheers cheers
Qualquer dúvida estamos a disposição
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Mensagem por GabrielXavier Qua 04 Maio 2022, 16:51

Boa tarde amigo,

Sim! É possível criar um MMORPG utilizando o Game Maker Studio para desenvolver o cliente! Para rodar tanto em PC, browser quanto mobile e qualquer outra plataforma que possua suporte a websockets.

Como o amigo acima disse, é um processo muito trabalhoso que demanda de vasto conhecimento e talvez de uma equipe grande e bem preparada.

Mas com conhecimento apesar de não ser fácil é possível sim, recomendo inclusive que nas primeiras versões faça algo mais simples, crie uma comunidade e vá adicionando recursos com o tempo conforme for ganhando dinheiro (se for do caso).

Para criar um game do tipo, o servidor não deve ser desenvolvido com o Game Maker, recomento estudar para desenvolver o servidor em NodeJS e o banco de dados em MongoDB.

Vou deixar um tutorial muito bacana que encontrei no youtube para você ter uma noção da dificuldade, é em inglês mas da para botar as legendas traduzidas para português:

Lets build a MMORPG

E abaixo um mini curso sobre uma API nodeJS + MongoDB que é uma aproximação do que você vai precisar fazer no lado do servidor:

Api's com Node JS
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