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[Dúvida] o sprite_index não muda
4 participantes
Página 1 de 1
[Dúvida] o sprite_index não muda
Não sei se tem um certo limite, acredito que não, mas quando tento por o sprite de pulo quando a tecla vk_up é acionada nada acontece. O personagem pula normalmente mas o sprite nao muda.
Tentei fazer o sprite_index com uma tecla que ja funcionava, botei ele pra dar animação de pulo quando apertasse pra andar pra direita (ao invés de correr) e ainda não foi.
Fechei o game maker, mudei o nome do spr de pulo, testei diversas teclas e nada.
Uso o game maker studio 2 e meu código estava assim:
if keyboard_check_pressed(vk_up){
if !place_free(x,y+2){
vspeed=-5
sprite_index=spr_jump
}
}
obs: não sei se muda algo mas está aí o código
Tentei fazer o sprite_index com uma tecla que ja funcionava, botei ele pra dar animação de pulo quando apertasse pra andar pra direita (ao invés de correr) e ainda não foi.
Fechei o game maker, mudei o nome do spr de pulo, testei diversas teclas e nada.
Uso o game maker studio 2 e meu código estava assim:
if keyboard_check_pressed(vk_up){
if !place_free(x,y+2){
vspeed=-5
sprite_index=spr_jump
}
}
obs: não sei se muda algo mas está aí o código
@Edit by TRFN
Titulo alterado, estava apenas com "u", talvez tenha sido acidental ou talvez um bug da forumeiros, mas por guia das dúvidas, título ajustado.
Titulo alterado, estava apenas com "u", talvez tenha sido acidental ou talvez um bug da forumeiros, mas por guia das dúvidas, título ajustado.
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Re: [Dúvida] o sprite_index não muda
Olá, está praticamente tudo certo, essa linha aqui é o problema:
Você está dizendo "Se não houver espaço livre sobre o personagem..."
Quando na verdade você quer saltar quando não houver nada acima dele(ou melhor, quando estiver livre acima dele), pra resolver isso é só remover a "!", ela está colocando o "não" na sua frase.
A linha acima diz "Se houver espaço livre acima do personagem..."
Se precisar de mais explicação fique a vontade para conversar!
- Código:
if !place_free(x,y+2){
Você está dizendo "Se não houver espaço livre sobre o personagem..."
Quando na verdade você quer saltar quando não houver nada acima dele(ou melhor, quando estiver livre acima dele), pra resolver isso é só remover a "!", ela está colocando o "não" na sua frase.
- Código:
if place_free(x,y+2){
A linha acima diz "Se houver espaço livre acima do personagem..."
Se precisar de mais explicação fique a vontade para conversar!
O pulo está normal, y positivo é para baixo
Diemorth escreveu:Olá, está praticamente tudo certo, essa linha aqui é o problema:
- Código:
if !place_free(x,y+2){
Você está dizendo "Se não houver espaço livre sobre o personagem..."
Quando na verdade você quer saltar quando não houver nada acima dele(ou melhor, quando estiver livre acima dele), pra resolver isso é só remover a "!", ela está colocando o "não" na sua frase.
- Código:
if place_free(x,y+2){
A linha acima diz "Se houver espaço livre acima do personagem..."
Se precisar de mais explicação fique a vontade para conversar!
Na verdade ela está pulando normalmente, o fato de estar positivo indica abaixo (seria tipo: se estiver colidindo verticalmente abaixo 2 pixels ele pode pular), tanto que a direção do pulo está negativa. O problema não está na execução do pulo e sim na execução do sprite que simplesmente se recusa a indexar no objeto do player (acabei de entrar no site e so fiz isso pra sanar a minha duvida, entao nao sei usa-lo direito, perdao qualquer coisa).
Nunca vi este erro acontecer com alguém e também não achei respostas em nenhum outro site ou forum
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Re: [Dúvida] o sprite_index não muda
Tente fazer a mudança manual, colocando o evento de keypress a troca do sprite, para saber se o problema e no seu GM. Havendo a troca, o problema possivelmente esta no codigo mesmo (conforme o @Diemorth sugeriu)
Re: [Dúvida] o sprite_index não muda
TRFN escreveu:Tente fazer a mudança manual, colocando o evento de keypress a troca do sprite, para saber se o problema e no seu GM. Havendo a troca, o problema possivelmente esta no codigo mesmo (conforme o @Diemorth sugeriu)
Não deu certo, coloquei até mesmo no event create e nada acontece, irei tentar outros métodos. Obrigado pela atenção.
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Re: [Dúvida] o sprite_index não muda
Não tem de quê. Poderia compartilhar prints de como esta fazendo?
Re: [Dúvida] o sprite_index não muda
https://drive.google.com/file/d/1_NDALE9X3ycPX1EE_VUDY4HBRmZSao_8/view?usp=sharingTRFN escreveu:Não tem de quê. Poderia compartilhar prints de como esta fazendo?
Gravei um curto vídeo por ser mais simples e ter bastante coisa. Acabei de descobrir que nem mesmo mudando o sprite principal do objeto ele muda
Meu game maker é original mas acho q isso nn era pra acontecer
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Re: [Dúvida] o sprite_index não muda
Encontrei o bug, a sprite só vai trocar na condição do keyboard_check_pressed, mas que por sua vez não e um evento que vai segurar por ser de único-momento (não permanece). Tente tirar o place_free da condicional do keyboard_check_pressed.
Última edição por TRFN em Seg 28 Fev 2022, 12:46, editado 1 vez(es)
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Re: [Dúvida] o sprite_index não muda
Eclypse escreveu:
Na verdade ela está pulando normalmente, o fato de estar positivo indica abaixo (seria tipo: se estiver colidindo verticalmente abaixo 2 pixels ele pode pular), tanto que a direção do pulo está negativa. O problema não está na execução do pulo e sim na execução do sprite que simplesmente se recusa a indexar no objeto do player (acabei de entrar no site e so fiz isso pra sanar a minha duvida, entao nao sei usa-lo direito, perdao qualquer coisa).
Nunca vi este erro acontecer com alguém e também não achei respostas em nenhum outro site ou forum
Verdade, me passei nisso, pelo que vi o que pode estar acontecendo é sobreposição de animação. No caso você troca uma única vez o sprite para o pulo, no frame seguinte deve estar sempre sobrepondo para a sprite "spr_player".
Você pode colocar algo assim:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up){
if !place_free(x,y+2){
vspeed=-5
}
}
if (vspeed != 0)
sprite_index=spr_jump
Se você quiser polir isso, provavelmente é interessante usar uma máquina de estados ou uma variável própria para ter mais controle. Imagino que isso vá funcionar o/
Problema com pulo
@Diemoth respondemos juntos kkk mas tem mais haver com a condicional mesmo, porque no caso a condicional esta sujeita a condicional acima. Pesquei isso vendo o vídeo. Esta mais simples do que parece kk
O seu código ira resolver.
O seu código ira resolver.
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Re: [Dúvida] o sprite_index não muda
TRFN escreveu:@Diemoth respondemos juntos kkk mas tem mais haver com a condicional mesmo, porque no caso a condicional esta sujeita a condicional acima. Pesquei isso vendo o vídeo. Esta mais simples do que parece kk
O seu código ira resolver.
Faz sentido, mas utilizei o codigo dele, limpei o meu e botei if keyboard_check(vk_up){sprite_index=spr_jump} e ainda não foi, o andar estava normal, mudei ele para o sprite de pulo e so nao foi, tentei até por o pulo como um objeto a parte mas na hora de tornar o meu spr invisivel para que o pulo nao se misture com o idle ele nao ia tbm, utilizando o sprite_index assim como fiz no ataque, e no video mudei o sprite principal do player pro jump e ainda nada vou rever todo o código novamente e tentar achar algo, se não achar nada vou tentar reinstalar o gm. Obrigado novamente e perdão por tomar o tempo de vcs
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Re: [Dúvida] o sprite_index não muda
Conseguiu resolver? Se não conseguiu:
Alguns problemas que podem ser (como eu não sei como você está fazendo)
o primeiro que eu pensei seria você estar sobrepondo a sprite do pulo com a sprite do personagem parado, talvez você esteja usando no step
"mode="normal";" no create
e no step
"if keyboard_check.....(pulo) {vspeed=-5; mode="pulando";}"
no final do step
O segundo que pensei foi você estar usando o evento "DRAW" no personagem que não está reconhecendo a sprite do pulo, foi um problema que já aconteceu comigo antes e é bem simples de resolver.
algo assim, faz tempo que não uso game maker mas acho que é isso, ultimamente estou programando só em Unity rs
Alguns problemas que podem ser (como eu não sei como você está fazendo)
o primeiro que eu pensei seria você estar sobrepondo a sprite do pulo com a sprite do personagem parado, talvez você esteja usando no step
- Código:
sprite_index=spr_normal;
"mode="normal";" no create
e no step
"if keyboard_check.....(pulo) {vspeed=-5; mode="pulando";}"
no final do step
- Código:
switch(mode){
case "pulando" : sprite_index = spr_pulo; break;
case "andando" : sprite_index = andando; break;
case "parado" : sprite_index = parado; break;
}
O segundo que pensei foi você estar usando o evento "DRAW" no personagem que não está reconhecendo a sprite do pulo, foi um problema que já aconteceu comigo antes e é bem simples de resolver.
algo assim, faz tempo que não uso game maker mas acho que é isso, ultimamente estou programando só em Unity rs
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