Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Sex 26 Abr 2024, 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Como usar o draw_sprite_part no sistema de saúde?
3 participantes
Página 1 de 1
Como usar o draw_sprite_part no sistema de saúde?
Opa, boa noite!
Sou nova aqui na comunidade e iniciante em desenvolvimento de jogos. Busquei por minha pergunta, mas não a encontrei no fórum, por ser muito específica.
(Caso tenha algum tópico relacionado pode avisar que eu me direciono para lá).
Enfim, cá está o meu "problema":
Gostaria de criar um sistema de saúde no meu jogo com uma barra de vida para o personagem utilizando o draw_sprite_part e conforme ele perderia a vida iria cortando a barra (o modo mais simples, teoricamente, que encontrei no momento).
Criei um objeto controlador e coloquei no Draw GUI a base da HUD utilizando o draw_sprite_stretched. Até aqui tudo OK.
Porém, quando utilizo o draw_sprite_part na barra da vida, ela aparece pequena demais em cima da base da HUD. Pensei ser o tamanho do sprite que estava errado, mas quando utilizei o comando draw_sprite_stretched, ela aparece normalmente, na posição e tamanho corretos.
Segue os códigos utilizados e imagens em anexo:
Utilizando o draw_sprite_part na barra da vida:
---------------------------
Utilizando o draw_sprite_stretched na barra da vida:
Alguém pode me ajudar ver onde estou errando e como posso prosseguir?
Sou nova aqui na comunidade e iniciante em desenvolvimento de jogos. Busquei por minha pergunta, mas não a encontrei no fórum, por ser muito específica.
(Caso tenha algum tópico relacionado pode avisar que eu me direciono para lá).
Enfim, cá está o meu "problema":
Gostaria de criar um sistema de saúde no meu jogo com uma barra de vida para o personagem utilizando o draw_sprite_part e conforme ele perderia a vida iria cortando a barra (o modo mais simples, teoricamente, que encontrei no momento).
Criei um objeto controlador e coloquei no Draw GUI a base da HUD utilizando o draw_sprite_stretched. Até aqui tudo OK.
Porém, quando utilizo o draw_sprite_part na barra da vida, ela aparece pequena demais em cima da base da HUD. Pensei ser o tamanho do sprite que estava errado, mas quando utilizei o comando draw_sprite_stretched, ela aparece normalmente, na posição e tamanho corretos.
Segue os códigos utilizados e imagens em anexo:
Utilizando o draw_sprite_part na barra da vida:
- Código:
//----- HUD GERAL -----//
draw_sprite_stretched(spr_hud, 0, 23, 20, 250, 80);
//----- VIDA -----//
draw_sprite_part(spr_health, 0, 0, 0, 520, 60, 113, 27);
---------------------------
Utilizando o draw_sprite_stretched na barra da vida:
- Código:
//----- HUD GERAL -----//
draw_sprite_stretched(spr_hud, 0, 23, 20, 250, 80);
//----- VIDA -----//
draw_sprite_stretched(spr_health, 0, 113, 27, 130, 15);
Alguém pode me ajudar ver onde estou errando e como posso prosseguir?
MGandalf- Games Ranking :
Data de inscrição : 24/12/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- C ou C++
Re: Como usar o draw_sprite_part no sistema de saúde?
Olá.
Tenta colocar
esse codigo abaixo de draw_sprite_part
Qualquer coisa pode mandar inbox que eu ajudo voce.
Tenta colocar
esse codigo abaixo de draw_sprite_part
- Código:
surface_resize(application_surface, view_wport[0],view_hport[0]);
Qualquer coisa pode mandar inbox que eu ajudo voce.
aminaro- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 31/01/2014
Reputação : 66
Número de Mensagens : 159
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Re: Como usar o draw_sprite_part no sistema de saúde?
aminaro escreveu:Olá.
Tenta colocar
esse codigo abaixo de draw_sprite_part
- Código:
surface_resize(application_surface, view_wport[0],view_hport[0]);
Qualquer coisa pode mandar inbox que eu ajudo voce.
Opa, amigo! Valeu pela resposta.
Estou tentando implementar esse código, mas acredito que estou errando na sintaxe.
- Código:
//----- VARIÁVEIS -----//
var sprHP_w = sprite_get_width(spr_health);
var sprHP_h = sprite_get_height(spr_health);
var surHP_w = surface_get_width(spr_health);
var surHP_h = surface_get_height(spr_health);
var hp_percent = global.hp/global.hp_max;
//----- HUD GERAL -----//
draw_sprite_stretched(spr_hud, 0, 23, 20, 250, 80);
//----- VIDA -----//
draw_sprite_part(spr_health, 0, 0, 0, sprHP_w*hp_percent, sprHP_h, 113, 27);
surface_resize(spr_health, surHP_w, surHP_h);
Código de erro:
- Código:
############################################################################################
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_control:
Invalid surface dimensions
at gml_Object_obj_control_Draw_64 (line 20) - surface_resize(spr_health, surHP_w, surHP_h);
############################################################################################
--------------------------------------------------------------------------------------------
stack frame is
gml_Object_obj_control_Draw_64 (line 20)
Linha 20 corresponde à linha:
surface_resize(spr_health, surHP_w, surHP_h);
Fora isso tudo continua correto, a vida diminui perfeitamente conforme o personagem leva dano.
MGandalf- Games Ranking :
Data de inscrição : 24/12/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- C ou C++
Re: Como usar o draw_sprite_part no sistema de saúde?
No caso o que deveria mudar seria:
view_wport[0] vc coloca a lagura da sua view do jogo
view_hport vc coloca a laltura da sua view do jogo
view_wport[0] vc coloca a lagura da sua view do jogo
view_hport vc coloca a laltura da sua view do jogo
- Código:
surface_resize(application_surface, view_wport[0],view_hport[0]);
aminaro- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 31/01/2014
Reputação : 66
Número de Mensagens : 159
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
MGandalf gosta desta mensagem
Re: Como usar o draw_sprite_part no sistema de saúde?
Agora está dando este outro erro :/
- Código:
___________________________________________
############################################################################################
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_control:
Surface does not exist
at gml_Object_obj_control_Draw_64 (line 19) - surface_resize(spr_health, view_wport[1280],view_hport[720]);
############################################################################################
--------------------------------------------------------------------------------------------
stack frame is
gml_Object_obj_control_Draw_64 (line 19)
- Código:
//----- VARIÁVEIS -----//
var sprHPw = sprite_get_width(spr_health);
var sprHPh = sprite_get_height(spr_health);
var hp_percent = global.hp/global.hp_max;
//----- HUD GERAL -----//
draw_sprite_stretched(spr_hud, 0, 23, 20, 250, 80);
//----- VIDA -----//
draw_sprite_part(spr_health, 0, 0, 0, sprHPw*hp_percent, sprHPh, 113, 27);
surface_resize(spr_health, view_wport[1280],view_hport[720]);
MGandalf- Games Ranking :
Data de inscrição : 24/12/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- C ou C++
Re: Como usar o draw_sprite_part no sistema de saúde?
Minha dica para você seria usar o draw_healthbar();
Esse comando fica muito simples de controlar a barra de vida do personagem.
Só tem um detalhe no comando, o "amount" que é o responsável por desenhar o tamanho da barra na tela é dado em porcentagem, então, a dica que eu te dou é a seguinte:
no create:
vida = 3; // valor atual da vida do personagem;
vida_max = 3; //valor máximo de vida do personagem;
draw:
draw_self();
var pos_x = camera_get_view_x(view_camera[0]); //posição no alto do mapa só como exemplo;
var pos_y = camera_get_view_y(view_camera[0]); //posição no alto do mapa só como exemplo;
draw_healthbar(pos_x+10, pos_y+10, pos_x+100, pos_y+20, 100/vida_max*vida , c_black, c_red, c_green, 0, true, true);
// controlando o amout assim: 100/vida_max*vida, você sempre vai garantir que a barra fique totalmente desenhada
// quando a vida do personagem está cheia e totalmente vazia quando a vida do personagem é 0
Nesse exemplo eu coloquei a barra em um lugar qualquer só para mostrar, no seu caso é só colocar nas posições que você tem no código que vai dar certo.
De todo modo, da uma olhada na documentação desse código que você vê o sentido da barra, as cores, da pra desenhar uma sobre a outra pra fazer aquele efeito de jogos de luta onde a barra de vida desce e uma outra vermelha atraz desce aos poucos, fica bem legal.
Faz os testes e diz se deu certo.
Esse comando fica muito simples de controlar a barra de vida do personagem.
Só tem um detalhe no comando, o "amount" que é o responsável por desenhar o tamanho da barra na tela é dado em porcentagem, então, a dica que eu te dou é a seguinte:
no create:
vida = 3; // valor atual da vida do personagem;
vida_max = 3; //valor máximo de vida do personagem;
draw:
draw_self();
var pos_x = camera_get_view_x(view_camera[0]); //posição no alto do mapa só como exemplo;
var pos_y = camera_get_view_y(view_camera[0]); //posição no alto do mapa só como exemplo;
draw_healthbar(pos_x+10, pos_y+10, pos_x+100, pos_y+20, 100/vida_max*vida , c_black, c_red, c_green, 0, true, true);
// controlando o amout assim: 100/vida_max*vida, você sempre vai garantir que a barra fique totalmente desenhada
// quando a vida do personagem está cheia e totalmente vazia quando a vida do personagem é 0
Nesse exemplo eu coloquei a barra em um lugar qualquer só para mostrar, no seu caso é só colocar nas posições que você tem no código que vai dar certo.
De todo modo, da uma olhada na documentação desse código que você vê o sentido da barra, as cores, da pra desenhar uma sobre a outra pra fazer aquele efeito de jogos de luta onde a barra de vida desce e uma outra vermelha atraz desce aos poucos, fica bem legal.
Faz os testes e diz se deu certo.
RoGamenatico- Games Ranking :
Data de inscrição : 29/04/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 12
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- Unity
- Java
- C#
- Web Tecnology
MGandalf gosta desta mensagem
Re: Como usar o draw_sprite_part no sistema de saúde?
RoGamenatico escreveu:Minha dica para você seria usar o draw_healthbar();
Esse comando fica muito simples de controlar a barra de vida do personagem.
Só tem um detalhe no comando, o "amount" que é o responsável por desenhar o tamanho da barra na tela é dado em porcentagem, então, a dica que eu te dou é a seguinte:
no create:
vida = 3; // valor atual da vida do personagem;
vida_max = 3; //valor máximo de vida do personagem;
draw:
draw_self();
var pos_x = camera_get_view_x(view_camera[0]); //posição no alto do mapa só como exemplo;
var pos_y = camera_get_view_y(view_camera[0]); //posição no alto do mapa só como exemplo;
draw_healthbar(pos_x+10, pos_y+10, pos_x+100, pos_y+20, 100/vida_max*vida , c_black, c_red, c_green, 0, true, true);
// controlando o amout assim: 100/vida_max*vida, você sempre vai garantir que a barra fique totalmente desenhada
// quando a vida do personagem está cheia e totalmente vazia quando a vida do personagem é 0
Nesse exemplo eu coloquei a barra em um lugar qualquer só para mostrar, no seu caso é só colocar nas posições que você tem no código que vai dar certo.
De todo modo, da uma olhada na documentação desse código que você vê o sentido da barra, as cores, da pra desenhar uma sobre a outra pra fazer aquele efeito de jogos de luta onde a barra de vida desce e uma outra vermelha atraz desce aos poucos, fica bem legal.
Faz os testes e diz se deu certo.
Obrigado! Já consegui resolver! (:
MGandalf- Games Ranking :
Data de inscrição : 24/12/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- C ou C++
Tópicos semelhantes
» como fazer Combate entre PERSONAGEM X INIMIGO com sistema de ataque , e barras de saude para os dois?
» Como fazer a barra de saúde ficar colada?
» Como fazer a barra de saúde voltar a 100% ao ter perdido?
» Sistema de recordes sem usar o telhado
» [Resolvido]como usar sprites como fonte?
» Como fazer a barra de saúde ficar colada?
» Como fazer a barra de saúde voltar a 100% ao ter perdido?
» Sistema de recordes sem usar o telhado
» [Resolvido]como usar sprites como fonte?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos