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Erro na animação do personagem/Bug na troca de sprites
3 participantes
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Erro na animação do personagem/Bug na troca de sprites
Opa, eae? eu estou criando um jogo de plataforma 2d e eu estou com um problema que acontece quando o player aterrissa no chão, o sprite do player fica rapidamente trocando entre o sprite de cair e o sprite de correr se o player aterrissar já correndo ou o sprite parado se ele aterrissar e ficar parado, eu sou iniciante no Game Maker Studio 2 então pode ser que seja um erro simples, bom, se for necessário mais informações ou um vídeo mostrando o erro é só pedir.
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Re: Erro na animação do personagem/Bug na troca de sprites
Recomendo você assistir tutoriais de jogos de plataforma no youtube feitos com game maker, neles você vai entender melhor o sistema de colisão.
https://www.youtube.com/watch?v=8KD2QTPxrcI
https://www.youtube.com/watch?v=8KD2QTPxrcI
Re: Erro na animação do personagem/Bug na troca de sprites
Eu tenho quase certeza que o problema é sobre os sprites, por que mesmo enquanto acontece o bug dos sprites eu consigo me mover perfeitamente, se fosse colisão eu acho que o player não conseguiria se mover ou algo do tipo, eu fiz um vídeo no youtube mostrando o bug, desculpa pelo lag do vídeo mas meu pc não roda direito um gravador de tela, mas ta ai:
no vídeo a bug acontece bem mais lento do que no jogo em si, e esse é o código de troca de sprites do meu jogo:
E só pra avisar, todos os sprites do player são animações(mas a animação do pulo é só o sprite do pulo e da queda juntos).
no vídeo a bug acontece bem mais lento do que no jogo em si, e esse é o código de troca de sprites do meu jogo:
- Código:
if (!place_meeting(x, y+1, obj_wall))
{
sprite_index = spr_PlayerJump;
image_speed = 0;
if (sign(vspd) > 0) {image_index = 1} else {image_index = 0}
}
else
{
image_speed = 1;
if (hspd == 0) and keyboard_check(vk_nokey)
{
sprite_index = spr_PlayerIdle;
}
else
{
sprite_index = spr_PlayerRun;
}
}
if (hspd != 0) {image_xscale = sign(hspd)}
E só pra avisar, todos os sprites do player são animações(mas a animação do pulo é só o sprite do pulo e da queda juntos).
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Re: Erro na animação do personagem/Bug na troca de sprites
Caso precisem, esse é o código inteiro do player:
Create:
Step:
EDIT:
po galera ajuda ai namoral, eu não tenho capacidade pra resolver isso sozinho
Create:
- Código:
grav = 0.1;
vspd = 0;
hspd = 0;
walkspd = 4;
Step:
- Código:
#region BOTÕES
key_left = keyboard_check(ord("A"));
key_right = keyboard_check(ord("D"));
key_jump = keyboard_check_pressed(ord("W"));
#endregion
#region MOVIMENTOS
var move = key_right - key_left;
hspd = move * walkspd;
vspd += grav;
if (place_meeting(x, y+1, obj_wall)) and (key_jump)
{
vspd = -5.1;
}
#endregion
#region COLISÃO
//COLISÃO HORIZONTAL
if (place_meeting(x+hspd, y, obj_wall))
{
while (!place_meeting(x+sign(hspd), y, obj_wall))
{
x += sign(hspd);
}
hspd = 0;
}
x += hspd;
//COLISÃO VERTICAL
if (place_meeting(x, y+vspd, obj_wall))
{
while (!place_meeting(x, y+sign(vspd), obj_wall))
{
y += sign(vspd);
}
vspd = 0;
}
y += vspd;
#endregion
#region ANIMAÇÃO
if (!place_meeting(x, y+1, obj_wall))
{
sprite_index = spr_PlayerJump;
if (sign(vspd) > 0) {image_index = 1} else if (!place_meeting(x, y+1, obj_wall)) {image_index = 0}
}
else
{
image_speed = 1;
if keyboard_check(vk_nokey)
{
sprite_index = spr_PlayerIdle;
}
else if (key_left) or (key_right)
{
sprite_index = spr_PlayerRun;
}
}
if (hspd != 0) {image_xscale = sign(hspd)}
#endregion
EDIT:
po galera ajuda ai namoral, eu não tenho capacidade pra resolver isso sozinho
Última edição por Zeni em Qui 18 Nov 2021, 16:34, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : reviver o tópico)
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Re: Erro na animação do personagem/Bug na troca de sprites
Oh Zeni, eu faria o controle dos sprites através de state machine, utilizando switch:
Por exemplo:
create:
estado = "parado";
step:
var chao = place_meeting(x, y+1, obj_wall);
if(chao)
{
if( hspd != 0) {estado = "run"}
else { estado = "idle"};
}
else
{
estado = "jump";
}
switch(estado)
{
case "idle":
sprite_index = spr_PlayerIdle;
break;
case "run":
sprite_index = spr_PlayerRun;
break;
case "jump":
sprite_index = spr_PlayerJump;
if (sign(vspd) > 0) {image_index = 1};
else {image_index = 0};
break;
}
Outra coisa que vc tem que ver também é o seguinte:
Quando vc trabalha com animações, vc tem que definir uma imagem específica para sua mascara de colisão, não aconselho deixar conforme a sprite.
Faça uma sprite de um quadrado com qualquer cor, mais ou menos no tamanho do personagem, e defina a máscara de colisão do personagem para esse quadrado;
A máscara de colisão vc define no objeto do personagem: ao invés de deixar "Same As Sprite", clique e selecione a sprite do quadrado.
Testa aí e depois diz se deu certo.
Por exemplo:
create:
estado = "parado";
step:
var chao = place_meeting(x, y+1, obj_wall);
if(chao)
{
if( hspd != 0) {estado = "run"}
else { estado = "idle"};
}
else
{
estado = "jump";
}
switch(estado)
{
case "idle":
sprite_index = spr_PlayerIdle;
break;
case "run":
sprite_index = spr_PlayerRun;
break;
case "jump":
sprite_index = spr_PlayerJump;
if (sign(vspd) > 0) {image_index = 1};
else {image_index = 0};
break;
}
Outra coisa que vc tem que ver também é o seguinte:
Quando vc trabalha com animações, vc tem que definir uma imagem específica para sua mascara de colisão, não aconselho deixar conforme a sprite.
Faça uma sprite de um quadrado com qualquer cor, mais ou menos no tamanho do personagem, e defina a máscara de colisão do personagem para esse quadrado;
A máscara de colisão vc define no objeto do personagem: ao invés de deixar "Same As Sprite", clique e selecione a sprite do quadrado.
Testa aí e depois diz se deu certo.
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Re: Erro na animação do personagem/Bug na troca de sprites
RoGamenatico escreveu:Oh Zeni, eu faria o controle dos sprites através de state machine, utilizando switch:
Por exemplo:
create:
estado = "parado";
step:
var chao = place_meeting(x, y+1, obj_wall);
if(chao)
{
if( hspd != 0) {estado = "run"}
else { estado = "idle"};
}
else
{
estado = "jump";
}
switch(estado)
{
case "idle":
sprite_index = spr_PlayerIdle;
break;
case "run":
sprite_index = spr_PlayerRun;
break;
case "jump":
sprite_index = spr_PlayerJump;
if (sign(vspd) > 0) {image_index = 1};
else {image_index = 0};
break;
}
Outra coisa que vc tem que ver também é o seguinte:
Quando vc trabalha com animações, vc tem que definir uma imagem específica para sua mascara de colisão, não aconselho deixar conforme a sprite.
Faça uma sprite de um quadrado com qualquer cor, mais ou menos no tamanho do personagem, e defina a máscara de colisão do personagem para esse quadrado;
A máscara de colisão vc define no objeto do personagem: ao invés de deixar "Same As Sprite", clique e selecione a sprite do quadrado.
Testa aí e depois diz se deu certo.
Cara muito obrigado, usar state machine não resolveu o bug mas tirar a colisão do objeto do "Same As Sprite" resolveu, cara muito obrigado mesmo, eu já estava pra desistir do jogo.
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