GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Magic Battle (Título pode mudar)

2 participantes

Ir para baixo

Magic Battle (Título pode mudar) Empty Magic Battle (Título pode mudar)

Mensagem por saim Sáb 29 maio 2021, 20:17

Pessoal, me bateu uma ideia de um jogo... bom, não um jogo completo, talvez eu deva chamar só de engine...
Acho que pode ter futuro, mas ainda preciso definir muita coisa. Queria opiniões, dicas, sugestões...
Inicialmente, seria um jogo pra mobile (telefones, tablets), mas talvez um controle bom, com botões de verdade, seja mais adequado.
Vou colar aqui embaixo o texto que estou desenvolvendo. Se alguma coisa não estiver claro, também, me avisem, tá?

GDD escreveu:Magic Battle

Um battle royale (ou pode ter modo história?) em plataforma, em que feiticeiros de todo tipo preparam magias para usar em lutas uns contra os outros.
As magias são ativadas através de poções, que são preparadas a partir de itens obtidos durante o jogo, pelo cenário. Cada uma é finita, tem uma validade (tempo, uso, outros).
Cada feiticeiro pode usar um número fixo de poções ao mesmo tempo, equipando cada poção em um botão de ação. Uma vez equipado, apertar o botão consome a poção e ativa a magia. Se a magia requiser ação do jogador, essa ação será apertar o mesmo botão.
Magias podem influenciar o jogador no sentido de alterar suas características ou conferir habilidades.
Como movimentação básica, cada mago ainda terá um ataque de curta distância e um salto simples.
Exemplos de magias:
Ataque: permitir atirar projéteis (em linha reta, como granada), aumentar a força do ataque básico
Movimentação: permitir saltos duplos, permitir queda suave, permitir voar
Status: recuperar energia, escudo, velocidade, dash

Itens:
Definir: os itens estarão soltos pelo cenário, estarão em baús que mostram o conteúdo ou haverá inimigos que dropam os itens?
Deve haver vários tipos de itens, cada um causando um efeito na poção. O jogador vai juntando e depois escolhe qual aplicar na poção.

Preparação:
Pra preparar cada poção, o jogador abre uma tela de craft. Ele escolhe cada item que vai usar e em que quantidade.
Definir: A poção deve ter mais de um tipo de item, cada um afetando um aspecto da poção (efeito, durabilidade, intensidade) ou é melhor só escolher um tipo (que vai definir o efeito) e a quantidade (que vai influenciar na duração / intensidade)?
Após definidos os itens a usar na poção, aperta-se um botão e pronto, a poção está pronta.
Quando estiver pronta, ela não é usada imediatamente; fica armazenada até o jogador definir um botão de ação pra usar a poção.
Definir: enquanto estiver preparando, o jogador estará vulnerável? Se sim, como saber que está sendo atacado? Se não, como garantir a invulnerabilidade (escudo ou dimensão paralela?) e como garantir que ele não use isso como escudo nas batalhas?

Gameplay geral:
O jogador começa a fase escolhendo um lugar no mapa onde irá iniciar a batalha. A fase é em plataforma, 2D, e o personagem ficará relativamente pequeno, na tela. Haverá obstáculos que ferem o jogador e enfrentar alguns perigos pode gerar recompensas. Alguns perigos também podem ser transponíveis apenas usando algumas magias (como um pulo duplo para alcançar certa altitude ou transpor uma piscina de lava).
Definir: o mapa será finito ou fará um loop? Se for finito, ultrapassar os limites será impossível ou causará morte?
A fase é bem maior que a tela e a câmera acompanha o jogador.
Definir: o que acontece quando o jogador morre? Renasce infinitamente e vence quem tiver mais pontos, no final de um tempo? Fica morto e espera a próxima partida? Essa ideia do battle royale é que vai morrer e vai ser um jogo com fases (ou seja, volta pra um checkpoint)?
Uma vez iniciado, o jogador sai coletando os itens, prepara as poções e ao encontrar outro feiticeiro, já deverá ter algum poder preparado. O ataque básico será útil contra os perigos do cenário, mas pouco eficaz contra adversários.
A luta é aquela coisa básica: a vida chegou a zero, o cara morre. Pode ter vários complicadores e facilitadores pra fazer a vida chegar a zero, mas em resumo, é isso aí.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Magic Battle (Título pode mudar) Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

theguitarmester gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Magic Battle (Título pode mudar) Empty Re: Magic Battle (Título pode mudar)

Mensagem por theguitarmester Dom 30 maio 2021, 13:28

Eae @Saim, de boas?

Muito bacana que está com uma ideia de fazer um novo jogo, e para mobile, acredito que pensas em Unity? tri.

Bom, indo pra ideia:
É uma ideia interessante mas bem complexa, logo, vai exigir bastante tempo de desenvolvimento, além de diversas habilidades (além de programação, como gráfica), aí seria interessante pensar em como tu vai fazer essas partes, se vai contratar alguém pra fazer gráficos, sons.. ou se vai fazer uma equipe, ou ainda se vai tu próprio fazer a maior parte... tem que ver que gráficos vai consumir bastante tempo.
Da ideia, é bom também daí fazer um enredo do jogo, pra ajudar a guiar na ambientalização das coisas, saber o rumo de onde prosseguir com as funcionalidades.

Uma dica que dou é, quando tu começar, ter bastante cuidado em evitar gambiarras e tentar manter o código sempre organizado (só não pirar com isso), porque a cada nova funcionalidade/feature colocada, mais complicado se torna colocar a próxima, pois haverá mais pontos de cuidado, e por isso no início do jogo parece sempre que tu faz muito em pouco tempo(que de fato é), e depois começa a demorar mais... tem que cuidar pra não se desmotivar muito nisso.

Outra questão é tu pegar cada um desses pontos e ir vendo o que tu sabe agora, pra ver quanto tu estima que vai demorar pra fazer isso, pode escrever aí pra gente verificar se parece fazer sentido, mais pontos para se tomar cuidado...

E por fim, é interessante criar um quadro com tudo que tu pretende fazer, e daí ter o que está fazendo e o que já tem feito, e daí pode dividir essas 'entregas' em ciclos, por exemplo, a cada duas semanas tu separa algumas coisas pra fazer, e tenta fazer elas, aí na próxima tu pega mais algumas e tal... (Sprint).

theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2208
Prêmios : Magic Battle (Título pode mudar) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

saim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Magic Battle (Título pode mudar) Empty Re: Magic Battle (Título pode mudar)

Mensagem por saim Dom 30 maio 2021, 21:47

Ô, cara, isso pode nunca chegar a sair do papel... (como a maioria dos meus jogos, mas dessa vez é descarado). É só uma ideia, por enquanto, não estou muito preocupado em efetivar, não. De vez em quando me vêm essas ideias e eu gosto de elaborar, pra ver até onde vai.
Uma vez eu me perguntei: se eu conseguisse criar QUALQUER jogo (sem limitações técnicas, orçamentárias, de cronograma, etc), como seria, em que plataforma seria, etc... fui bolando, fui bolando... acabei pensando em algo parecido com pokemón go (um jogo que fizesse as pessoas andarem, usando o GPS) alguns meses antes de existir pokemón go. Quando saiu o pokemón go eu fiquei affraid ! Então minha ideia NÃO era um lixo!
É verdade que pokemón go teve um monte de elementos a mais - e que eu nunca pensaria - que deixaram a ideia mais atraente, mais segura e - admito - bem mais divertida. Mas ver que a base da minha ideia foi pensada também por gente grande e gerou um jogo de sucesso me deixou pasmo.

Voltando ao jogo, você tocou num ponto importante: implementar mais coisas ao longo do desenvolvimento. Estou com uns joguinhos no celular que volta-e-meia trazem algo novo. Criam novos personagens, consertam algum bug, diminuem a força de algum personagem "roubado". Isso seria legal de poder mexer.
Meu plano é ter uma engine básica e elaborar cada poder numa caixinha. E claro, a engine básica também será afetada pelos poderes, mas espero conseguir contornar isso.

"Ué, Saim, vai ou não vai fazer o jogo?"
Não sei. Espero que sim, mas sem pressão.

Mas antes de começar a escrever, queria um pouco de feedback das ideias. Pode funcionar? Parece bobagem? Tem coisa que seria muito complicada de fazer durante a jogatina e que, se simplificasse, ficaria melhor?

Essa de simplificar é que me pegou de jeito... Por exemplo, pensei em ter vários tipos de itens numa mesma poção. Quanto maior o mana, mais forte o efeito, quanto maior as pedras preciosas, mais durável a poção e aí, em função do último ingrediente (perna de aranha, asa de morcego, rabo de escorpião, etc), o efeito diferente. Então cada poção teria espaço pra 3 itens. Repetir um tipo de item faria com que a poção não pudesse ser usada, mas resultasse num item do mesmo tipo, porém maior, pra ser usado numa poção mais forte.
O plano, com isso, é fazer o jogador procurar um mínimo de 3 tipos de itens antes de começar a briga e também fazer com que ele avaliasse se vale a pena partir pra briga logo de cara ou se é melhor juntar um pouco mais de itens.
Mas estou com medo de estar exagerando na complicação em um jogo que gostaria que fosse jogado rápido.
A alternativa seria só alterar a quantidade de itens, na poção, usar um tipo só de cada item e pronto. Tipo: cada quantidade de um item te dá uma poção do nível X, a coisa vai crescendo exponencialmente. Aí, cada nível de poção teria duração e força já definidas, ficando poucas escolhas pro jogador. Ele ainda pode escolher fazer a poção desse item agora, mas deixar pra fazer a poção daquele outro item depois que tiver uma quantidade maior, mas não precisa mais se preocupar em que poção usar mais mana ou pedras.
Agora que descrevi as alternativas, tô pendendo pra segunda opção, mas não bati o martelo...
Todos os "Definir:" da descrição são dúvidas desse tipo.

Se não ficou claro o que eu quis dizer, me avise, tá? Seria bom ter uma desculpa pra começar a bolar o visual do jogo e desenhar isso com certeza facilitaria a explicação.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Magic Battle (Título pode mudar) Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Magic Battle (Título pode mudar) Empty Re: Magic Battle (Título pode mudar)

Mensagem por theguitarmester Seg 31 maio 2021, 11:47

Mas Ué, @Saim, vai ou não vai fazer o jogo? Very Happy

Teu projeto tá bem complexo, mas isso não é ruim, nem bom, vai depender daí da vontade de colocar a mão na massa e prosseguir, ou de ser uma ideia que talvez ver alguém que também a teve mas meteu e mão na massa e fez Very Happy

Uma sugestão que vou te dar (e que eu não fiz nos meus), é tu fazer um protótipo desse jogo, desenvolvendo mesmo pra já ir melhorando tuas habilidades com o Unity(ou GM, sei lá se vai usar outro), e daí foca só bem no principal, e faz isso o mais rápido que conseguir, sem ligar pra escalonamento e qualidade do código, de deixar modular e tal... por exemplo, abre um novo projeto, faz a movimentação básica mesmo do jogador, e daí coloca alguns poderes de forma fixada mesmo, algo que só tu consiga simular esse comportamento base do teu jogo:
- As magias são ativadas através de poções, que são preparadas a partir de itens obtidos durante o jogo, pelo cenário. Cada uma é finita, tem uma validade (tempo, uso, outros).
- Como movimentação básica, cada mago ainda terá um ataque de curta distância e um salto simples.
- 2 player split screen, ou ainda, nesse momento só pensa na movimentação. Até da pra fazer talvez algo online simples usando o Photon(on unity), mas eu ainda não usei, só vi vídeos, então esse simples eu não sei se na prática fica simples mesmo (pretendo usar em breve)

Daí tu consegue avaliar melhor o esforço que tu vai precisar, e consegue ter algo pra se divertir e sem pressão de 'ter que concluir', além de estar aprendendo, e ainda, depois ter algo pra outras pessoas verem e poderem te ajudarem mais com sugestões.

Se não ficou claro o que eu quis dizer, me avise, tá? Seria bom ter uma desculpa pra começar a bolar o visual do jogo e desenhar isso com certeza facilitaria a explicação.
Pois faça e nos mostre Smile
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2208
Prêmios : Magic Battle (Título pode mudar) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Magic Battle (Título pode mudar) Empty Re: Magic Battle (Título pode mudar)

Mensagem por saim Qua 02 Jun 2021, 22:33

Ainda aprendo a lidar com imagens aqui, mas já dá pra ver alguma coisa...
Como podem ver, eu baixei um programa de desenho e agora sou um artista sensacional!

Nessa primeira imagem vemos, no canto inferior esquero, um mago com seu escudo de água passando tranquilamente por espinhos. Mas o escudo está pra acabar. À direita, um faquir ainda tem dois pulos no ar, pra tentar alcançar a plataforma acima dele. Ele não deveria perder tempo com isso, já que os olhos de salamandra estão na plataforma abaixo.
Acima, à direita, o mágico lança uma bola de fogo, tentando acertar a bruxa. Ela está fugindo, mas ele ainda tem duas tentativas. A bruxa, que foge do ataque de fogo ao mesmo tempo que busca a maleta cheia de itens mágicos, está usando a habilidade de flutuar, que vai durar enquanto houver corvos voando em volta dela. Um a um, os corvos vão desaparecendo.
Perdida abaixo da maleta, uma aranha inocente fica zanzando até um desses feiticeiros vir perturbar sua paz, tentando pegar suas patas para fazer poções.
Magic Battle (Título pode mudar) Cena_110
É mais ou menos assim que eu vejo aa parte interessante do gameplay.

Agora, as duas alternativas pra preparar as poções:

Nessa primeira alternativa, cada item resulta num efeito específico. Olhos de salamandra te permitem criar bolas de fogo, patas de aranha te permitem fazer saltos consecutivos, por aí vai. Quanto mais itens na poção, melhor o efeito (o feiticeiro ganha mais bolas de fogo, o escudo dura mais tempo, etc).
Como ele escolheu o item vermelho (pimenta dos olhos dos outros), a poção ficou de nível 2 (e ainda vai deixar uma ou outra pimenta guardada). Se escolhesse o item azul (lágrimas de crocodilo), a poção seria de nível 3, porque ele tem um monte de lágrimas de crocodilo. Se escolhesse as pétalas de ouro, que só tem 3, a poção nem poderia ser criada.
Magic Battle (Título pode mudar) Cena_210

Essa segunda alternativa é mais complexa... existem as gotas de mana e as pedras do tempo, que impactam na intensidade e duração da poção. Já os itens podem ser usados em magias de ataque, defesa ou impactar a movimentação.
E depois, a pedra do efeito (que vai ser bem mais difícil de encontrar que na opção anterior) pode ser colocada em uma das 3 posições: ataque, defesa ou movimentação. Assim, um olho de salamandra na posição de movimentação vai aumentar a velocidade do feiticeiro, mas na posição de defesa, vai restaurar energia perdida.
No exemplo da figura, o feiticeiro usou... (o que poderia ser roxo?...) estômago de lagartixa na posição de ataque, com 3 pedras do tempo e duas gotas de mana. Então... ele vai poder lançar granadas grudentas! Como cada pedra do tempo permite 2 granadas, ele vai ter uma munição total de 6. E já que ele usou 2 gotas de mana, as granadas vão impactar uma área de raio 2, ao explodirem.
Magic Battle (Título pode mudar) Cena_211
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Magic Battle (Título pode mudar) Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

NPH e theguitarmester gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Magic Battle (Título pode mudar) Empty Re: Magic Battle (Título pode mudar)

Mensagem por theguitarmester Ter 08 Jun 2021, 17:43

Interessante, Saim, e percebe-se que tu tem criatividade pra pensar nos nome das coisas hehe, comentando resumidamente: li tudo, achei bacana, é bom ir gastando tempo nessa parte mesmo de ir pensando bem, vai mandando aqui também que daí já cria uma rotinazinha e ajuda a continuar pensando sobre, e também pode aparecer alguem com sugestões ou ideias...

Sobre as questões só que tu vai colocar, uma coisa interessante de se pensar é que a cada implementação que tu fizer, cada coisa que da pra fazer um jogo, tu vai ter que ter mais um tutorial no jogo, no caso, alguma forma de explicar o jogador a como fazer e como ele entender... isso pode parecer simples mas não é tanto hehe

Mas to achando interessante ali o que vi e por enquanto me parece "tranquilo" de ser feito, custa tempo, bastante, mas nada que com empenho não dê pra fazer em alguns meses.
Mas da pra fazer algo como a primeira imagem em uma semana, mas tudo bem fixado, só pra protótipo. Porém sugiro tu continuar pensando mais e desenhando, projetando mais ideias, pra solidificar. Very Happy
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2208
Prêmios : Magic Battle (Título pode mudar) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Magic Battle (Título pode mudar) Empty Re: Magic Battle (Título pode mudar)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos