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problema animação de personagem

2 participantes

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problema animação de personagem Empty problema animação de personagem

Mensagem por Felipe_Cardoso Qui 20 maio 2021, 20:06

tem algo que estou tentando arrumar faz tempo,eu queria saber como faz para arrumar isso

if keyboard_check(ord("W")){
y-= spd;
sprite_index = andandi_pra_cima_1 // n liga pros nome
}
else{
sprite_index = parado_pra_cima
}

if keyboard_check(ord("S")){
y+= spd;
sprite_index = andandi_pra_baixo_1
}
else
{
sprite_index = parado
}
if keyboard_check(ord("A")){
x-= spd;
sprite_index = andandi_pra_lado_esquerdo_1
}
else{
sprite_index = parado_esquerdo
}
if keyboard_check(ord("D")){
x+= spd;
sprite_index = andandi_pra_lado_direito_1
}
else{
sprite_index = parado_direito
}



o problema,é que caso o personagem fosse pro lado,ele iniciaria uma animação,dai caso ele para,ele fica num sprite de ele olhando pro lado,soq eu fiz isso em todos,e só ta funcionando de um lado invés de todos,alguem pode me ajudar?
Felipe_Cardoso
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problema animação de personagem Empty Re: problema animação de personagem

Mensagem por NPH Sex 21 maio 2021, 16:07

quando trabalho com sprites no game maker, tenho sempre em mente que vou precisar de "condições" para que cada animação aconteça sem problemas, um exemplo:
Código:
if morreu==false //se nao esta morto
{
 if caindo==true {sprite_index=spr_caindo;} //se caindo, sprite dele caindo
 else //caso contrario
 {
  if andando==true {sprite_index=spr_andando;} //se esta andando, sprite dele andando
  else {sprite_index=spr_parado;} //se nao, ele parado
 }
}
else {sprite_index=spr_morto;} //aqui se estiver morto.
ai para virar os sprites sem ter que programar em cada pressionamento de tecla eu faço:
Código:
if xspeed!=0 //aqui verifica se xspeed não é zero
{
 image_xscale=sign(xspeed); //aqui apenas pega o "sinal", se xspeed=-45, retorna -1, se xspeed=150 retorna 1 e se xspeed=0, retorna 0 (o que vc não quer)
}
Isso dependerá também se seu GM não é aquele gratuíto, pois tem funções que só funcionam no pago (coisa de gm antigo), se for no GMS2 vai de boas que funciona.
FLWS!
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problema animação de personagem Empty Re: problema animação de personagem

Mensagem por Felipe_Cardoso Sex 21 maio 2021, 17:30

NPH escreveu:quando trabalho com sprites no game maker, tenho sempre em mente que vou precisar de "condições" para que cada animação aconteça sem problemas, um exemplo:
Código:
if morreu==false //se nao esta morto
{
 if caindo==true {sprite_index=spr_caindo;} //se caindo, sprite dele caindo
 else //caso contrario
 {
  if andando==true {sprite_index=spr_andando;} //se esta andando, sprite dele andando
  else {sprite_index=spr_parado;} //se nao, ele parado
 }
}
else {sprite_index=spr_morto;} //aqui se estiver morto.
ai para virar os sprites sem ter que programar em cada pressionamento de tecla eu faço:
Código:
if xspeed!=0 //aqui verifica se xspeed não é zero
{
 image_xscale=sign(xspeed); //aqui apenas pega o "sinal", se xspeed=-45, retorna -1, se xspeed=150 retorna 1 e se xspeed=0, retorna 0 (o que vc não quer)
}
Isso dependerá também se seu GM não é aquele gratuíto, pois tem funções que só funcionam no pago (coisa de gm antigo), se for no GMS2 vai de boas que funciona.
FLWS!



eu entendi oq vc quis dizer,soq o problema que ta acontecendo cmg,é o sprite index,eu ns oq esta acontecendo,quando eu faço isso,só a animação do lado direito do meu personagem andando esta funcionando
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problema animação de personagem Empty Re: problema animação de personagem

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