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Plataforma colisão suave

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Plataforma colisão suave Empty Plataforma colisão suave

Mensagem por TS Dom 31 Jan 2021, 20:27

Fiz um pequeno código para resolver a colisão de forma mais simples,
assim não precisa ficar toda hora checando place free para mover o objeto,
dei liberdade para movimentar como quiser do jeito que quiser e o Script que resolve as colisões e o que fazer,
assim acredito o game sair mais fluido e menos bug de enroscar nos cantos.

precisão de colisão perfeita 0 pixels de folga, para qualquer direção.

Plataforma colisão suave Precis10

Link de download:
https://gofile.io/d/zj0AxX
https://filebin.net/phtwcj6orhyx5dg8/Resolve_Fisica.yyz?t=xr54kwim
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Plataforma colisão suave Empty Re: Plataforma colisão suave

Mensagem por TRFN Dom 31 Jan 2021, 22:23

Muito bom! apesar que não tenho o GMS instalado aqui a proposta da engine e bem top. Por mais que hoje a "física" em games 2D seja algo menos místico (diferente de outras épocas) sua engine será muito útil atendendo a expectativa proposta. Obrigado por contribuir com a comunidade!! lol!
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Plataforma colisão suave Empty Re: Plataforma colisão suave

Mensagem por TS Dom 31 Jan 2021, 22:36

Segue o script, acredito ser compatível com outras versões.
Código:
///   @function   ResolveFisica(Objeto_obstaculo, ignorar)
///   @param   {index}   Objeto_obstaculo   Objeto utilizado para colisão
///   @param   {index}   ignorar   Objeto utilizado para colisão
/// retorno retorna a uma array de duas dimensoes de 2 possiveis objetos colisores
/// array[0] = parede array[1] = chao ou teto
/// RESOLVE EVENTOS DEFINE O QUE ESTÁ ACONTECENDO
/// 0 = SEM IDENTIFICAÇÃO PROVAVELMENTE ESTÁ FLUTUANDO NO ESPAÇO SEM GRAVIDADE
/// 1 = ESTÁ EM CONTATO COM O SOLO
/// 2 = ESTÁ CAÍNDO
/// 3 = ESTÁ PULANDO
/// 4 = BATEU A CABEÇA NO TETO
/// 5 = ACABOU DE CAIR NO CHAO
function ResolveFisica(__obj){
var _x,_y,v,s,l1,l2,_ofsa=0,_ofsb=0,sinal,__colisores=[2];
_colisores[0]=-1;_colisores[1]=_colisores[0];
_x=x-xprevious+hspeed;_y=y-yprevious+vspeed;
x=xprevious;y=yprevious;
if(instance_place(xprevious+_x,yprevious+_y,__obj))
{
   v=instance_place(xprevious+_x,yprevious,__obj)
   if(v)
   {s=((bbox_right+bbox_left+_x)/2)-((v.bbox_right+v.bbox_left)/2);__colisores[0]=v;
         if(s==0)_x=0;else
         {
         if(s<0){l1=id;l2=v;_ofsa=_x+1;sinal=1;}else{sinal=-1;_ofsb=_x-1;l1=v;l2=id;};
         _x-=((l1.bbox_right+_ofsa)-(l2.bbox_left+_ofsb))*sinal
         }
         hspeed=0;
         if(RESOLVE_EVENTO==4)RESOLVE_EVENTO=2;//CORRIGIR BUG DA QUINA
   }
   _ofsa=0;_ofsb=0;
   v=instance_place(xprevious,yprevious+_y,__obj);
   if(v)
   {s=((bbox_bottom+bbox_top+_y)/2)-((v.bbox_bottom+v.bbox_top)/2);__colisores[1]=v;
      
      //if(RESOLVE_EVENTO==2){RESOLVE_EVENTO=5;}else RESOLVE_EVENTO=1;
      if(s==0){_y=0;RESOLVE_EVENTO=RESOLVE_EVENTO==2?5:1;}else
      {
         if(s<0){l1=id;l2=v;_ofsa=_y+1;sinal=1;RESOLVE_EVENTO=RESOLVE_EVENTO==2?5:1;}else{if(RESOLVE_EVENTO==3)RESOLVE_EVENTO=4;
            _ofsb=+_y-1;l1=v;l2=id;sinal=-1;};
         _y-=((l1.bbox_bottom+_ofsa)-(l2.bbox_top+_ofsb))*sinal
      }
      vspeed=0;
      
   }
}else if(vspeed>0)RESOLVE_EVENTO=2;else if(vspeed<0)if(RESOLVE_EVENTO==4)RESOLVE_EVENTO=2;else RESOLVE_EVENTO=3;
x=xprevious+_x;
y=yprevious+_y;
_x=0;_y=0;
return __colisores;
}
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Plataforma colisão suave Empty Re: Plataforma colisão suave

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