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Plataforma colisão suave
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Plataforma colisão suave
Fiz um pequeno código para resolver a colisão de forma mais simples,
assim não precisa ficar toda hora checando place free para mover o objeto,
dei liberdade para movimentar como quiser do jeito que quiser e o Script que resolve as colisões e o que fazer,
assim acredito o game sair mais fluido e menos bug de enroscar nos cantos.
precisão de colisão perfeita 0 pixels de folga, para qualquer direção.
Link de download:
https://gofile.io/d/zj0AxX
https://filebin.net/phtwcj6orhyx5dg8/Resolve_Fisica.yyz?t=xr54kwim
assim não precisa ficar toda hora checando place free para mover o objeto,
dei liberdade para movimentar como quiser do jeito que quiser e o Script que resolve as colisões e o que fazer,
assim acredito o game sair mais fluido e menos bug de enroscar nos cantos.
precisão de colisão perfeita 0 pixels de folga, para qualquer direção.
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https://gofile.io/d/zj0AxX
https://filebin.net/phtwcj6orhyx5dg8/Resolve_Fisica.yyz?t=xr54kwim
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TRFN gosta desta mensagem
Re: Plataforma colisão suave
Muito bom! apesar que não tenho o GMS instalado aqui a proposta da engine e bem top. Por mais que hoje a "física" em games 2D seja algo menos místico (diferente de outras épocas) sua engine será muito útil atendendo a expectativa proposta. Obrigado por contribuir com a comunidade!!
Re: Plataforma colisão suave
Segue o script, acredito ser compatível com outras versões.
- Código:
/// @function ResolveFisica(Objeto_obstaculo, ignorar)
/// @param {index} Objeto_obstaculo Objeto utilizado para colisão
/// @param {index} ignorar Objeto utilizado para colisão
/// retorno retorna a uma array de duas dimensoes de 2 possiveis objetos colisores
/// array[0] = parede array[1] = chao ou teto
/// RESOLVE EVENTOS DEFINE O QUE ESTÁ ACONTECENDO
/// 0 = SEM IDENTIFICAÇÃO PROVAVELMENTE ESTÁ FLUTUANDO NO ESPAÇO SEM GRAVIDADE
/// 1 = ESTÁ EM CONTATO COM O SOLO
/// 2 = ESTÁ CAÍNDO
/// 3 = ESTÁ PULANDO
/// 4 = BATEU A CABEÇA NO TETO
/// 5 = ACABOU DE CAIR NO CHAO
function ResolveFisica(__obj){
var _x,_y,v,s,l1,l2,_ofsa=0,_ofsb=0,sinal,__colisores=[2];
_colisores[0]=-1;_colisores[1]=_colisores[0];
_x=x-xprevious+hspeed;_y=y-yprevious+vspeed;
x=xprevious;y=yprevious;
if(instance_place(xprevious+_x,yprevious+_y,__obj))
{
v=instance_place(xprevious+_x,yprevious,__obj)
if(v)
{s=((bbox_right+bbox_left+_x)/2)-((v.bbox_right+v.bbox_left)/2);__colisores[0]=v;
if(s==0)_x=0;else
{
if(s<0){l1=id;l2=v;_ofsa=_x+1;sinal=1;}else{sinal=-1;_ofsb=_x-1;l1=v;l2=id;};
_x-=((l1.bbox_right+_ofsa)-(l2.bbox_left+_ofsb))*sinal
}
hspeed=0;
if(RESOLVE_EVENTO==4)RESOLVE_EVENTO=2;//CORRIGIR BUG DA QUINA
}
_ofsa=0;_ofsb=0;
v=instance_place(xprevious,yprevious+_y,__obj);
if(v)
{s=((bbox_bottom+bbox_top+_y)/2)-((v.bbox_bottom+v.bbox_top)/2);__colisores[1]=v;
//if(RESOLVE_EVENTO==2){RESOLVE_EVENTO=5;}else RESOLVE_EVENTO=1;
if(s==0){_y=0;RESOLVE_EVENTO=RESOLVE_EVENTO==2?5:1;}else
{
if(s<0){l1=id;l2=v;_ofsa=_y+1;sinal=1;RESOLVE_EVENTO=RESOLVE_EVENTO==2?5:1;}else{if(RESOLVE_EVENTO==3)RESOLVE_EVENTO=4;
_ofsb=+_y-1;l1=v;l2=id;sinal=-1;};
_y-=((l1.bbox_bottom+_ofsa)-(l2.bbox_top+_ofsb))*sinal
}
vspeed=0;
}
}else if(vspeed>0)RESOLVE_EVENTO=2;else if(vspeed<0)if(RESOLVE_EVENTO==4)RESOLVE_EVENTO=2;else RESOLVE_EVENTO=3;
x=xprevious+_x;
y=yprevious+_y;
_x=0;_y=0;
return __colisores;
}
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