Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
NOKIA 3310 JAM 3
+2
All-x
Mr.Rafael
6 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Discussões
Página 1 de 1
NOKIA 3310 JAM 3
NOKIA 3310 JAM 3
(ocorre entre os dias 01 e 08 de Fevereiro)
O NOKIA 3310 JAM 3 é, como o próprio nome já diz, um Game Jam onde o desafio é desenvolver um jogo seguindo as mesmas limitações desse bom e velho celular.
Duração
O Game Jam está no itch.io e ocorre entre os dias 01 e 08 de Fevereiro.Como funciona
Os jogos devem possuir uma resolução de 48 de altura por 84 de largura. Você só pode usar no máximo 12 controles para o jogo, que é exatamente a quantidade de botões presentes no teclado numérico do celular original. Os gráficos devem ser monocromáticos, usando as cores C7F0D8 e 43523D. Eis um exemplo:É permitido escalar a tela do jogo, contanto que a resolução seja a mesma. Eis o mesmo exemplo em uma escala maior (mas mantendo a mesma quantidade de pixels na tela):
Recursos
Para ser sincero, não sei se alguém daqui teria interesse em participar desse Jam, até porque o próprio fórum já teve uma série de eventos durante o natal. Mas para não desperdiçar o tópico, pretendo deixar alguns recursos por aqui que talvez sejam úteis para usar nesse Jam. Se não servir para ninguém, pelo menos serve para mim mesmo.Fontes
A Nokia Cellphone FC é uma boa opção. Uma curiosidade desta fonte é que ela era utilizada pelo Flixel, uma biblioteca de jogos que foi bastante usada por jogos em Flash na época.
Se alguém precisar de sprite fonts, eu tenho algumas aqui que talvez possam ajudar:
- Nokia Cellphone FC (7x9)
- TIC-80 (5x6)
- Fonte em miniatura (3x7)
Sons
O Alex encontrou um app de celular bem interessante, o 3310 Composer. Pode ser uma boa escolha para compor músicas no estilo do Nokia 3310. Uma curiosidade sobre isso é que o Nokia 3310 tinha mesmo um aplicativo de música para ele, o Composer! Infelizmente, acho que isso não vinha em todos os modelos não, porque eu sinceramente nunca vi. ¯\_(ツ)_/¯
Como não encontrei nenhum sample equivalente, abri este jogo aqui, abri uma das músicas no Audacity, cortei uma das notas e exportei!
Só baixar e usar em algum tracker. O que eu uso é o MadTracker:
Link de download do som da nota do Nokia 3310.
Eis uma musiquinha que fiz para testar esse novo "instrumento". Divirtam-se!
Link de download da minha música de teste.
Gráficos
Recomendo o OpenGameArt para assets e o Aseprite para os gráficos. Deixando aqui também uma dica do Diemorth, você também pode tentar pesquisar por "1-bit Pixel Art" no Pinterest e dar uma olhada.
Um truque para seguir as limitações é escolher uma pixel art com uma paleta de cores reduzida e ir removendo o restante das cores até sobrarem apenas duas. O maior desafio nesse caso é não perder o nível de detalhamento da imagem original. Nessa parte, eu geralmente consigo improvisar com outline e um pouco de dithering para compensar as cores perdidas.
Licença temporária do GMS2
Uma licença do GameMaker Studio 2 estará disponível gratuitamente durante a duração este Game Jam (incluindo exports para a web). Se alguém tiver interesse, basta acessar o link abaixo:
Licença temporária do Game Maker Studio 2 (válida apenas durante o Game Jam).
o/
Última edição por Mr.Rafael em Seg 01 Fev 2021, 07:04, editado 5 vez(es)
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Super Games, polosam e Diemorth gostam desta mensagem
Re: NOKIA 3310 JAM 3
Para os sons da pra usar esse App:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.serp1983.nokiacomposer&hl=en_US&gl=US
Bem nostálgico, apesar de eu ter tido o Nokia 2280 pouca coisa mais novo (E bem menos resistente).
Se der uma animada quem sabe participo hehe
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.serp1983.nokiacomposer&hl=en_US&gl=US
Bem nostálgico, apesar de eu ter tido o Nokia 2280 pouca coisa mais novo (E bem menos resistente).
Mr.Rafael, polosam e Diemorth gostam desta mensagem
Pixel art one-bit pode ser uma boa referência pra quem quiser investir na arte durante esse evento!
Busca no Pinterest por 1-bit Pixel Art
Quanto a parte de áudio, eu costumo recomendar o OpenGameArt que o Mr.Rafael recomendou na parte gráfica, lá tem bastante composição e efeito com cc0 podendo usar em qualquer tipo de projeto gratuitamente
Gostei bastante da recomendação do app, deu insta nostalgia ver a telinha do Nokia "Tijolão" :v Não sei como vai estar minha correria por aqui na altura da jam, mas se estiver tranquilo animo participar! Seria legal ver produções feitas pelo pessoal daqui o/
Quanto a parte de áudio, eu costumo recomendar o OpenGameArt que o Mr.Rafael recomendou na parte gráfica, lá tem bastante composição e efeito com cc0 podendo usar em qualquer tipo de projeto gratuitamente
Gostei bastante da recomendação do app, deu insta nostalgia ver a telinha do Nokia "Tijolão" :v Não sei como vai estar minha correria por aqui na altura da jam, mas se estiver tranquilo animo participar! Seria legal ver produções feitas pelo pessoal daqui o/
All-x gosta desta mensagem
Bem legal esse app, Alex! Atualizei o tópico com o link dele e de um sample para usar. Deixei também uma musiquinha de teste que fiz para poder dar uma noção de como funciona.All-x escreveu:Para os sons da pra usar esse App:
Algo que não gosto do Pinterest é que ele exige conta para continuar explorando o resto das imagens. De resto, lá tem um monte de arte para sair olhando.Diemorth escreveu:Pixel art one-bit pode ser uma boa referência pra quem quiser investir na arte durante esse evento!
Essa pixel art de 1-bit dispensa comentários!
Acho que que o que mais se encaixa para o Nokia 3310 são joguinhos mais curtos. Acho que um minigame bem feito para ele até passaria uma sensação de nostalgia, meio que relembrando jogar o jogo da cobrinha enquanto esperava em algum lugar.
o/
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
All-x gosta desta mensagem
sou novo no forum , perdi a ultima jam , vou tentar participar
YamiSekai- Games Ranking :
Reputação : 5
Número de Mensagens : 6
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
O tópico ficou enterrado na parte dos "últimos assuntos", então não sei se mais alguém ainda lembra disso aqui.
Mas enfim... eu deveria ter avisado isso um pouco antes:
Uma licença do GameMaker Studio 2 estará disponível gratuitamente durante a duração este Game Jam (incluindo exports para a web). Se alguém tiver interesse, basta acessar o link abaixo:
O Game Jam inicia em apenas algumas horas...
o/
Mas enfim... eu deveria ter avisado isso um pouco antes:
O Game Jam inicia em apenas algumas horas...
o/
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
theguitarmester gosta desta mensagem
Vou tentar participar deste. Achei a limitação interessante.
Mr.Rafael e polosam gostam desta mensagem
Vou tentar fazer um esforço pessoal e bolar algo simples em um dia, ultimamente nem o EscoraBall no Unity to com vontade de fazer, só lancei uma atualização de correções de alguns bugs no Rebellion, mas vou tentar trazer algo para a jam.
Mr.Rafael gosta desta mensagem
Estava sem muita ideia do que desenvolver durante esses dias, então decidi testar alguma coisa para ver como ficava...
As limitações de resolução e paleta acabam ajudando quando não se tem muita habilidade com os gráficos. Dependendo se eu conseguir dar continuidade a este projeto, acho que consigo me virar usando uns sprites meus que fiz há algum tempo e nunca usei.
Qualquer tipo de joguinho parece ficar bom também, é só saber aproveitar bem o espaço de tela.
o/
As limitações de resolução e paleta acabam ajudando quando não se tem muita habilidade com os gráficos. Dependendo se eu conseguir dar continuidade a este projeto, acho que consigo me virar usando uns sprites meus que fiz há algum tempo e nunca usei.
Qualquer tipo de joguinho parece ficar bom também, é só saber aproveitar bem o espaço de tela.
o/
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
perdi
Bah, esse período ainda acabei ficando bem afastados dos jogos e não deu empenho então pra iniciar um projeto, nem dos meus eu mexi :/
Bah, esse período ainda acabei ficando bem afastados dos jogos e não deu empenho então pra iniciar um projeto, nem dos meus eu mexi :/
GMBR :: Outros assuntos :: Discussões
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos