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como posso fazer uma seleção de personagens?

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como posso fazer uma seleção de personagens? Empty como posso fazer uma seleção de personagens?

Mensagem por abakte Dom 10 Jan 2021, 17:31

eu estou terminando um jogo de pvp de estilo rpg, mas me deparei que não sei como fazer uma seleção de personagens, eu tinha pensado em fazer no estilo de street figther, depois de selecionar os personagens o player 1 ficaria no local a esquerda e o player 2 na direita (como eu so fiz eles virados para um lado pensei em usar o "if" para dizer se eles são p1 ou p2, se fosse p2 so inverrteria o X das sprites e direções de habilidades)

poderiam me ajudar com isso?
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como posso fazer uma seleção de personagens? Empty Re: como posso fazer uma seleção de personagens?

Mensagem por aminaro Seg 11 Jan 2021, 21:15

Creio q não basta apenas mudar o xscale do player 1 e player 2 na seleção.

Acho q seria melhor vc colocar no step do player 01
Código:
if(×<obj_player02.x){
     xscale = 1;
}else{
 ×scale = -1;
}

E faz o mesmo com o player 02, assim ficaram sempre um olhando para o outro
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como posso fazer uma seleção de personagens? Empty Re: como posso fazer uma seleção de personagens?

Mensagem por abakte Ter 12 Jan 2021, 16:42

aminaro escreveu:Creio q não basta apenas mudar o xscale do player 1 e player 2 na seleção.

Acho q seria melhor vc colocar no step do player 01
Código:
if(×<obj_player02.x){
     xscale = 1;
}else{
 ×scale = -1;
}

E faz o mesmo com o player 02, assim ficaram sempre um olhando para o outro


acho q entendi, mas vc sabe como faria pra fazer uma seleção de personagens?
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como posso fazer uma seleção de personagens? Empty Re: como posso fazer uma seleção de personagens?

Mensagem por RoGamenatico Qui 29 Abr 2021, 12:53

abakte escreveu:
aminaro escreveu:Creio q não basta apenas mudar o xscale do player 1 e player 2 na seleção.

Acho q seria melhor vc colocar no step do player 01
Código:
if(×<obj_player02.x){
     xscale = 1;
}else{
 ×scale = -1;
}

E faz o mesmo com o player 02, assim ficaram sempre um olhando para o outro


acho q entendi, mas vc sabe como faria pra fazer uma seleção de personagens?

Olá, para fazer uma seleção de personagens eu faria assim:
- primeiro eu crio um objeto para fazer o controle disso, obj_control por exemplo:
- segundo eu faria esse objeto criar alguns quadrados na tela, sendo cada um com seu valor de seleção próprio em um laço for
Código:

//create_event;

sel = 0;
personagem = [personagem1, personagem2, personagem3]; //coloque os personagens que deseja

for(var i = 0; i < array_length(personagem); i++)
{
    var p = instance_create_layer(x + 20 + (20 * i), y + 20, "instances", obj_player)
    p.valor = i;
    p.sprite_index = personagem[i];
}

//step_event

var sel_mais = keyboard_check_pressed(vk_right);
var sel_menos = keyboard_check_pressed(vk_left);

if(sel_mais)
{
    if(sel < array_length(personagem) - 1) sel ++;
    else sel = 0;
}

if(sel_menos)
{
    if(sel > 0) sel --;
    else sel = array_length(personagem) - 1;
}

show_debug_messagem(sel);


eu não testei o código mas, é mais ou menos assim que eu faria, verificando no debug se o valor de sel está correto;
- terceiro tente pesquisar algum efeito como, deixar o personagem piscando, ou crie um objeto na tela como personagem e atribua a ele uma sprite de acordo com o valor de sel do seu obj_control;
- quarto quando vc pressionar a tecla de seleção do personagem, ele salva o valor de sel em uma variável global (por exemplo, ou vc pode fazer de outra maneira que achar melhor) e quando ir para a próxima room, esse valor de sel vai ser o responsável por transforma seu personagem no personagem que foi escolhido!

Diz se ajudou, qualquer coisa eu te dou mais algum ideia.
Espero ter ajudado.
RoGamenatico
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