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como fazer a camera seguir o player,tremer e depois volta a seguir o player?

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Mensagem por breno_marinho2001 Dom 29 Nov 2020, 21:44

como fazer a camera seguir o player,tremer e depois volta a seguir o player?


Última edição por Super Games em Seg 30 Nov 2020, 15:27, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tudo estava escrito em maiúsculo)
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Mensagem por polosam Dom 29 Nov 2020, 22:17

Tem um jeito bem fácil.

Se você estiver usando um objeto a parte para seguir o player (e consequentemente fazer o papel da câmera), basta você ordenar que esse objeto adote uma path no momento em que você quiser que a tela trema. Se essa path for pequena e fechada, e com pontos se cruzando, não tem erro.

Quanto a câmera seguir o player, você tem alguma dificuldade?
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Mensagem por breno_marinho2001 Dom 29 Nov 2020, 23:42

polosam escreveu:Tem um jeito bem fácil.

Se você estiver usando um objeto a parte para seguir o player (e consequentemente fazer o papel da câmera), basta você ordenar que esse objeto adote uma path no momento em que você quiser que a tela trema. Se essa path for pequena e fechada, e com pontos se cruzando, não tem erro.

Quanto a câmera seguir o player, você tem alguma dificuldade?


Sobre a camera seguir o player eu uso um switch com lerp? ou tem algo melhor??
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Mensagem por Super Games Seg 30 Nov 2020, 09:50

E aí, breno_marinho2001!

Não sei se será realmente útil para você, mas algum tempo atrás eu traduzi um tutorial que trata a respeito desse assunto.

Básicos do GameMaker - Tremer a Tela

OBS: Apesar de ter traduzido o tutorial, devo confessar que eu não sei absolutamente NADA a respeito da programação envolvida XD
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Mensagem por Mr.Rafael Seg 30 Nov 2020, 11:57

ao invés de focar a câmera no jogador, considere criar um objeto próprio para isso. um "obj_camera", por exemplo.

assim, você terá mais controle sobre a câmera e poderá programar estas funções sem maiores problemas. para seguir o jogador, basta checar uma variável "seguir_jogador", por exemplo, e definir a posição da câmera para o jogador no step. e para tremer a câmera, você pode utilizar uma função de senos (que no gm deve ser o lerp) relativa à posição da câmera.

espero ter ajudado.

o/


Última edição por Mr.Rafael em Seg 30 Nov 2020, 18:55, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tudo estava escrito em maiúsculo)
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