Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Qual o jogo de plataforma 2d mais complexo que você conhece?
5 participantes
Página 1 de 1
Qual o jogo de plataforma 2d mais complexo que você conhece?
Estava pensando aqui sobre os vários conceitos que um jogo de plataforma pode ter: ladeiras, cordas para subir, escadas, plataformas móveis, plataformas fantasma, puzzles... fora os movimentos diferentes que os personagens podem executar.
Qual o jogo de platafoma 2d mais complexo que vocês conhecem?
*um que use o máximo de conceitos possíveis, como estes que eu citei
polosam- Games Ranking :
Notas recebidas : A + B
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
Re: Qual o jogo de plataforma 2d mais complexo que você conhece?
Boa noite Polo!
Cara, eu procuraria complexidade em jogos antigos. Pois, devido a falta de recursos, era necessário um alto desenvolvimento de técnicas para "burlar" essas nessecidades. Mas isso falando em termos técnicos.
Já em recursos utilizados, eu diria que Mario Bros 3 e Jogos do Sonic. Esses possuem power ups, plataformas giratórias, voo, fases submersas e por ai vai.
Cara, eu procuraria complexidade em jogos antigos. Pois, devido a falta de recursos, era necessário um alto desenvolvimento de técnicas para "burlar" essas nessecidades. Mas isso falando em termos técnicos.
Já em recursos utilizados, eu diria que Mario Bros 3 e Jogos do Sonic. Esses possuem power ups, plataformas giratórias, voo, fases submersas e por ai vai.
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
polosam gosta desta mensagem
Eai drs.
Então, menção honrosa pro Contra Hard Corps, do Megadrive, acho do caralho a programação desse jogo, até hoje em dia eu olho com admiração pra algumas coisas feitas lá (considerando as limitações de hardware da época).
Então, menção honrosa pro Contra Hard Corps, do Megadrive, acho do caralho a programação desse jogo, até hoje em dia eu olho com admiração pra algumas coisas feitas lá (considerando as limitações de hardware da época).
Fuzenrad- Games Ranking :
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Alguns que acredito serem relativamente difíceis de se fazer corretamente...
E se o jogo for longo demais, ou o jogador desiste de jogar na metade ou zera só uma vez.
Mas em um jogo como Megaman, a sequência é escolhida pelo próprio jogador. Isso acaba forçando o jogo a ensinar as mecânicas em todas as fases, ou dedicar cada fase a uma mecânica específica. O desafio real só começa ao chegar na base do Dr. Wily, que por só ser acessível ao vencer os 8 bosses, torna-se a única área onde finalmente é possível testar as habilidades do jogador.
Também deixo mais um último jogo aqui que, por não achar que se encaixa no quesito "complexidade", decidi ocultar num spoiler.
o/
Sonic
Acho a engine de plataforma bem complexa, principalmente pelo uso de loops e rampas. Mas essa não é a única parte difícil: o level design para um jogo do Sonic também é difícil de fazer, e se não tiver muita habilidade, ou as fases ficam muito chatas ou se resumem a só pressionar para direita. Vários fangames tentam e falham, e isso quando não usam literalmente uma engine de Mario.Metroidvanias em geral
Equilibrar um jogo assim é mais difícil do que parece. Force o jogador a fazer backtracking o tempo todo e o jogo fica chato. Force o jogador a seguir uma "progressão" e o jogo se torna tão linear que talvez nem precisasse mais ser um Metroidvania. Ofereça itens raros ao jogador e veja ele nunca os usar, porque "talvez seja um item tão bom que é melhor deixar para o final do jogo", até que... ops, o jogo acabou! E ele nunca usou o item com medo de perdê-lo...E se o jogo for longo demais, ou o jogador desiste de jogar na metade ou zera só uma vez.
Kirby's Adventure
Acho complicado manter um jogo com um monte de powerups diferentes. Além disso, o level design me parece difícil de se equilibrar, e se não tiver muita habilidade, ou os powerups quebram a dificuldade e tornam a fase fácil demais ou eles se tornam obrigatórios ao ponto de que, se o jogador perder um no meio do caminho, ele se sente forçado a reiniciar a fase.Megaman, Gunstar Heroes e outros jogos com level select
Embora as mecânicas não sejam tão complexas assim, a apresentação das fases é difícil. Em um jogo tradicional as primeiras fases são mais fáceis, feitas para apresentar as mecânicas do jogo, e depois vão aumentando a dificuldade gradualmente, acreditando que o jogador já saiba como jogar.Mas em um jogo como Megaman, a sequência é escolhida pelo próprio jogador. Isso acaba forçando o jogo a ensinar as mecânicas em todas as fases, ou dedicar cada fase a uma mecânica específica. O desafio real só começa ao chegar na base do Dr. Wily, que por só ser acessível ao vencer os 8 bosses, torna-se a única área onde finalmente é possível testar as habilidades do jogador.
Também deixo mais um último jogo aqui que, por não achar que se encaixa no quesito "complexidade", decidi ocultar num spoiler.
- Um último jogo:
Mario
Basicamente, qualquer jogo de plataforma genérico. Qualquer game engine que você usar hoje vai ter alguma engine pronta para usar, então desenvolver um jogo assim é relativamente fácil.
Difícil mesmo é se diferenciar no meio de outros milhões de jogos de plataforma iguais ao seu, todos com pouca ou nenhuma criatividade.
Seja um jogo pago vendido na Steam, seja um joguinho gratuito em HTML5/Flash: todas as plataformas estão tão saturadas de jogos assim. A única coisa que diferencia os jogos são os gráficos e como eles são apresentados, e mesmo assim, a quantidade de jogos novos que surgem é tão alta que às vezes nem isso ajuda muito.
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
DottoMeister escreveu:polosam escreveu:Estava pensando aqui sobre os vários conceitos que um jogo de plataforma pode ter: ladeiras, cordas para subir, escadas, plataformas móveis, plataformas fantasma, puzzles... fora os movimentos diferentes que os personagens podem executar.
Mais complexo não sei, mas o mais... é... hmm... macio:
Sério agora... "de plataforma" é meio vago pois eu poderia citar Lemmings ou Worms, ambos 2D, com elementos de plataforma e gameplay complexo, mas com subgênero distinto.
HAHAHHAHAHHA Mas que isso!!!! Esse povo não e fácil!!
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Esse negócio aí era sobre uma engine, e o quanto ela rodava bem
Sobre um jogo 2D que acho bem complexo e revolucionário, eu diria Donkey Kong Country. A jogabilidade é simples, mas as sprites são fluidas e cheias de transições, inclusive quando se muda de uma plataforma para uma corda, por exemplo. Os conceitos visuais desse jogo me encantam até hoje.
Sobre um jogo 2D que acho bem complexo e revolucionário, eu diria Donkey Kong Country. A jogabilidade é simples, mas as sprites são fluidas e cheias de transições, inclusive quando se muda de uma plataforma para uma corda, por exemplo. Os conceitos visuais desse jogo me encantam até hoje.
polosam- Games Ranking :
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
DottoMeister escreveu:O mega tinha algumas coisas interessantes:
Caramba, mano, olha essas sprites... Um monte de lengthdir_x e lengthdir_y pra cada junta
polosam- Games Ranking :
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
polosam escreveu:
Caramba, mano, olha essas sprites... Um monte de lengthdir_x e lengthdir_y pra cada junta
hahahahaahahh
Sobre o jogo que acho complexo, bom, o já citado é o Sonic, o que sempre lembro de primeira, porque tipo, eu penso em um jogo hoje que seja legal pra alguém aprender e fazer super rápido, é um jogo de plataforma estilo Mário! Ele até tem uma plataformas implanas e tal, mas em geral é bem plano e a mecânica base é simples, agora penso em Sonic... até hoje me parece bem difícil pensar em implementar de cabeça uma lógica em pra fazer aquele movimento dele nas plataformas e os loops, e isso é a base da mecânica dele. Outros jogos de plataforma (estilo 'todas as idades') antigos que via nos emuladores, a maioria segue a lógica do Mário, sendo mais simples nessas questões de terreno.
Mas e aí tu pode ficar em dúvida e me perguntar: Mas que Mário?