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Como posso fazer colisão
5 participantes
Página 1 de 1
Como posso fazer colisão
oi queria saber algum código de gml2 para que eu posa usar um tile-map para desenhar uma colisão.
Vack- Games Ranking :
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Re: Como posso fazer colisão
Desculpe, não entendi nem de longe o que você quer fazer... colisões são eventos que acontecem quando a collision_mask de um objeto tem pelo menos um pixel com a do outro.
Não tem nada a ver com tile maps nem é algo que se desenha.
Estou com a impressão que você quer algo simples, mas não consegui entender o que é. Por favor, explique em detalhes.
Não tem nada a ver com tile maps nem é algo que se desenha.
Estou com a impressão que você quer algo simples, mas não consegui entender o que é. Por favor, explique em detalhes.
saim- Games Ranking :
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Re: Como posso fazer colisão
eu queria fazer que um tilemap possa ser uma colisâo
Vack- Games Ranking :
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Re: Como posso fazer colisão
Que eu saiba, não tem como você colocar colisão em um tilemap. Isso tiraria a vantagem do tileset que é o de ser mais leve do que colocar objetos com sprites (já que ai teria de haver processamento pra detectar colisão). Talvez até exista um modo, mas nem consigo imaginar o tamanho da gambiarra.
O que você pode fazer (e que é muito comum), é criar um objeto invisível com uma sprite quadrada do tamanho do seu tile (16x16, 32x32, etc) e colocar por cima do seu tileset, dando a impressão que de fato exista uma colisão entre um objeto e o tilset.
O que você pode fazer (e que é muito comum), é criar um objeto invisível com uma sprite quadrada do tamanho do seu tile (16x16, 32x32, etc) e colocar por cima do seu tileset, dando a impressão que de fato exista uma colisão entre um objeto e o tilset.
Re: Como posso fazer colisão
O que você quer provavelmente deve dar para fazer com isso: tilemap_get(tilemap_element_id, x_cell, y_cell)
Não tem muito segredo, é só obter as posições X e Y de um objeto, alinhá-las a uma grade e checar se há algum tile próximo no mesmo lugar. Esse método é mais leve que uma colisão normal e é bem fácil de implementar.
Apesar disso, ainda uso o método que o Willy descreveu porque para mim é mais prático quando se tem um editor de fases. Só tem alguns problemas: ter que adicionar/remover os objetos caso altere o tilemap, e dependendo do formato do cenário, uma fase pode acabar precisando de objetos demais e isso pode impactar a performance do jogo. Mas nesse caso, a grande maioria das game engines gerencia as colisões usando quadtrees ou algo similar, então não há muito problema.
o/
Não tem muito segredo, é só obter as posições X e Y de um objeto, alinhá-las a uma grade e checar se há algum tile próximo no mesmo lugar. Esse método é mais leve que uma colisão normal e é bem fácil de implementar.
Apesar disso, ainda uso o método que o Willy descreveu porque para mim é mais prático quando se tem um editor de fases. Só tem alguns problemas: ter que adicionar/remover os objetos caso altere o tilemap, e dependendo do formato do cenário, uma fase pode acabar precisando de objetos demais e isso pode impactar a performance do jogo. Mas nesse caso, a grande maioria das game engines gerencia as colisões usando quadtrees ou algo similar, então não há muito problema.
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
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Re: Como posso fazer colisão
Como sugeriu o Mr.Rafael, é possível.
O autor deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Q_L7DGEv3_8&feature=youtu.be
criou este script: https://www.writeurl.com/publish/hcb51v8izhsjwp0tjp2x
que retorna se houve a colisão ou não.
O autor deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Q_L7DGEv3_8&feature=youtu.be
criou este script: https://www.writeurl.com/publish/hcb51v8izhsjwp0tjp2x
que retorna se houve a colisão ou não.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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