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GML: como posso fazer o efeito da chuva?
2 participantes
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GML: como posso fazer o efeito da chuva?
como posso fazer 1 efeito de chuva, em 2D, sem usar muito CPU?
eu tenho este codigo, mas usa muito CPU:
o problema é que usa muito CPU. alguem me pode explicar como posso poupar no CPU?
(eu não estou a usar as particulas e isso devido a 1 actuclizaçao que preciso de fazer para o 3D... por alguma ração eu não posso usar particulas e efeitos 2D em 3D, mesmo no Draw GUI eventos)
eu tenho este codigo, mas usa muito CPU:
- Código:
//Create event:
enum RainPos{PositionX, PositionY};
RainOriginalPos[display_get_gui_width()/10]=0;
RainCount=ceil((display_get_gui_height()/8) *(display_get_gui_width()/8+display_get_gui_height()/8))
Rain[RainCount,2]=0;
RaintIndex=0;
i=0;
for (RainPosY=0;RainPosY<display_get_gui_height();RainPosY+=10)
{
for (RainPosX=0; RainPosX<(display_get_gui_width()+display_get_gui_height()); RainPosX+=10)
{
if (RainPosY==0)
{
RainOriginalPos[i]=RainPosX;
i++;
}
Rain[RaintIndex,RainPos.PositionX]=random(display_get_gui_width()+display_get_gui_height());
Rain[RaintIndex,RainPos.PositionY]=RainPosY;
RaintIndex++;
}
}
//Step event:
RainSpeed=2;
for (i=0; i<RaintIndex-1; i++)
{
Rain[i,RainPos.PositionX]-=RainSpeed;
Rain[i,RainPos.PositionY]+=RainSpeed;
if (Rain[i,RainPos.PositionY]==display_get_gui_height())
{
Rain[i,RainPos.PositionX]=random(display_get_gui_width()+display_get_gui_height());
Rain[i,RainPos.PositionY]=0;
}
}
//Draw GUI event:
draw_set_colour(c_gray);
for (i=0; i<RaintIndex-1; i++)
{
draw_line(Rain[i,RainPos.PositionX],Rain[i,RainPos.PositionY],Rain[i,RainPos.PositionX]-8,Rain[i,RainPos.PositionY]+8);
}
o problema é que usa muito CPU. alguem me pode explicar como posso poupar no CPU?
(eu não estou a usar as particulas e isso devido a 1 actuclizaçao que preciso de fazer para o 3D... por alguma ração eu não posso usar particulas e efeitos 2D em 3D, mesmo no Draw GUI eventos)
Cambalinho- Data de inscrição : 26/10/2012
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Re: GML: como posso fazer o efeito da chuva?
não sei como fazer um draw de linhas mas vou te passar minha lógica de programação
- Código:
/// crie um sprite que parece uma gota de chuva e depois crie um obj com esse sprite
/// usar isso no create
chuva = false;
localchuvax = 0;
timer = 0;
// usar isso no step
y + 1;
if (chuva == true)
{
timer += 1; // sempre q a variavel chuva tiver true vai adicionar +1 a variavel timer
if (timer = 10) // se a variavel timer for igual a 10
{
localchuvax = random_range(0,room_width; // se a variavel chuva for ativada a variavel local chuva vai criar lugares aleatorios no X da room
instance_create_depth(localchuvax,0,0,objChuva); // cria um objChuva com o X da variavel localchuvax no y 0, profundidade 0 ( a que você preferir) e o obj que vai criar
timer = 0; // seta a variavel timer para 0
}
}
if (x = room_height)
{
instance_destroy
}
Última edição por Caxstudio em Qua 07 Fev 2018, 21:38, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : esqueci de colocar o codigo para destruir o obj)
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Re: GML: como posso fazer o efeito da chuva?
desculpa, mas já agora, pensando no 3D, como pensa que podia fazer vários depth(frente.. trás)?
Cambalinho- Data de inscrição : 26/10/2012
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Re: GML: como posso fazer o efeito da chuva?
Cambalinho escreveu:desculpa, mas já agora, pensando no 3D, como pensa que podia fazer vários depth(frente.. trás)?
Bom, você pode usar o codigo instance_create_depth caso seu GMS for versão 2.0
Irei te passar os parametros dela :
instance_create_depth(x , y , depth , obj)
caso tu querer criar a chuva em um depth maior tu só muda o 3º parametro para maior..
Se no seu caso for no GMS 1.4 você entra no menu do objeto e no canto inferior esquerdo estará escrito depth e você muda para o numero desejado.. obg
Caxstudio- Games Ranking :
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Re: GML: como posso fazer o efeito da chuva?
muito obrigado por tudo amigo. muito obrigado
Cambalinho- Data de inscrição : 26/10/2012
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