Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Você sub-utiliza suas ferramentas de desenvolvimento?
5 participantes
Página 1 de 1
Você sub-utiliza suas ferramentas de desenvolvimento?
Só tentando puxar um assunto rápido aqui.
Alguém já teve a sensação de sub-utilizar o que usa? Há alguma motivação para tentar puxar um hardware ou ferramenta até seus limites? Pergunto isso porque estava observando algumas ferramentas que costumo usar para desenvolver jogos e notei que, apesar delas terem suporte a diversas funcionalidades, na prática nenhum jogo meu usou nem 1% daquilo que elas oferecem.
Pense em como uma game engine, por exemplo, oferece várias funcionalidades, como surfaces, carregamento de recursos fora do jogo, funções de rede, suporte a gráficos 3D e diversas resoluções diferentes... mas a única coisa que você consegue criar é um jogo de plataforma básico com pixel-art em uma resolução bem baixa.
Claro que existem diversas razões para isso, mas mesmo assim, parece algo interessante de se observar. Alguém já se sentiu assim também?
o/
Alguém já teve a sensação de sub-utilizar o que usa? Há alguma motivação para tentar puxar um hardware ou ferramenta até seus limites? Pergunto isso porque estava observando algumas ferramentas que costumo usar para desenvolver jogos e notei que, apesar delas terem suporte a diversas funcionalidades, na prática nenhum jogo meu usou nem 1% daquilo que elas oferecem.
Pense em como uma game engine, por exemplo, oferece várias funcionalidades, como surfaces, carregamento de recursos fora do jogo, funções de rede, suporte a gráficos 3D e diversas resoluções diferentes... mas a única coisa que você consegue criar é um jogo de plataforma básico com pixel-art em uma resolução bem baixa.
Claro que existem diversas razões para isso, mas mesmo assim, parece algo interessante de se observar. Alguém já se sentiu assim também?
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Super Games, Ralphed, polosam e Diemorth gostam desta mensagem
Re: Você sub-utiliza suas ferramentas de desenvolvimento?
Surfaces é uma coisa que eu nunca usei e que já deveria ter aprendido há muito tempo, pois às vezes tenho vontade de puxar mais os gráficos e me quedo perdido. Ultimamente tenho fuçado no 3d do GMS e do GM8 pro, mas nada muito sofisticado.
Seria desejável termos um concurso ou evento explorando essas funções mais complexas, agora que você falou.
Seria desejável termos um concurso ou evento explorando essas funções mais complexas, agora que você falou.
polosam- Games Ranking :
Notas recebidas : A + B
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
Super Games e Ralphed gostam desta mensagem
Entendo essa sensação, geralmente acontecia comigo depois de ficar muito tempo em um mesmo projeto, por mais que polisse ainda parecia que não chegava a ficar realmente melhor. Ou quando eu estava fazendo muitos projetos curtos, pois parecia quase receita de bolo o que eu usava(inclusive foi quando criei minha primeira lib). Acho que a melhor maneira de controlar/lidar com isso é fazendo engines ou usando em projetos mesmo. Por exemplo:
"Meus projetos ganhariam muito com shader/3D/AI/networking." Dá para tentar aplicar esse conhecimento isolado em um projeto curto, ou tentar criar/aplicar um tutorial em um projeto de game jam. Testar e saber como faz do meu ponto de vista é o que é importante, pois se você sabe usar, eventualmente vai haver um projeto que aquilo é viável. No fim das contas a melhor maneira de aprender/extrair o máximo que dá é testando e tentando, Eventualmente ficamos confortáveis com a implementação e começamos a aplicar em projetos mais ambiciosos.
Imagino que mesmo depois de dominar totalmente uma engine você não vai usar todos os recursos dela em um único projeto, possivelmente você vai usar mais coisas, mas 100% acho bem improvável.
Dominar a engine(ou saber o máximo como fazer as coisas) é importante, no fim eu chego a duvidar que seja possível utilizar todos os recursos que as game engines mais populares permitem em um único projeto. Ainda assim, só de sair da zona de conforto já se tem muito a ganhar, só de fazer um mini projeto onde use 3D, ou um que use network para checar versão, ou algo do tipo, já acrescenta muito a longo prazo, pois eventualmente começamos a usar essas coisas que testamos isoladamente nos projetos quase que como uma coisa natural e automática.
Ainda me deparo com muita coisa que não sei, inclusive do Game Maker, aprender como usar essas coisas volta e meia é uma dor de cabeça, mas imagino que pra aprender é assim com qualquer coisa. :v
Creio que pode ser interessante colocar essas features mais complexas da game engine em um concurso, ao mesmo tempo que recomendo colocar como algo opcional.
Outubro tem um desafio de protótipos que segue a ideia do inktober(um desenho por dia com base num tema), o protober pode ser uma boa para testar essas funcionalidades mais complexas da game engine. Em resumo a ideia é fazer um protótipo de mecânica ou de jogo mesmo por dia no mês de outubro. Basta criar o protótipo no dia, gravar um gif e colocar no twitter com a hashtag.
"Meus projetos ganhariam muito com shader/3D/AI/networking." Dá para tentar aplicar esse conhecimento isolado em um projeto curto, ou tentar criar/aplicar um tutorial em um projeto de game jam. Testar e saber como faz do meu ponto de vista é o que é importante, pois se você sabe usar, eventualmente vai haver um projeto que aquilo é viável. No fim das contas a melhor maneira de aprender/extrair o máximo que dá é testando e tentando, Eventualmente ficamos confortáveis com a implementação e começamos a aplicar em projetos mais ambiciosos.
Imagino que mesmo depois de dominar totalmente uma engine você não vai usar todos os recursos dela em um único projeto, possivelmente você vai usar mais coisas, mas 100% acho bem improvável.
Dominar a engine(ou saber o máximo como fazer as coisas) é importante, no fim eu chego a duvidar que seja possível utilizar todos os recursos que as game engines mais populares permitem em um único projeto. Ainda assim, só de sair da zona de conforto já se tem muito a ganhar, só de fazer um mini projeto onde use 3D, ou um que use network para checar versão, ou algo do tipo, já acrescenta muito a longo prazo, pois eventualmente começamos a usar essas coisas que testamos isoladamente nos projetos quase que como uma coisa natural e automática.
Ainda me deparo com muita coisa que não sei, inclusive do Game Maker, aprender como usar essas coisas volta e meia é uma dor de cabeça, mas imagino que pra aprender é assim com qualquer coisa. :v
Creio que pode ser interessante colocar essas features mais complexas da game engine em um concurso, ao mesmo tempo que recomendo colocar como algo opcional.
Outubro tem um desafio de protótipos que segue a ideia do inktober(um desenho por dia com base num tema), o protober pode ser uma boa para testar essas funcionalidades mais complexas da game engine. Em resumo a ideia é fazer um protótipo de mecânica ou de jogo mesmo por dia no mês de outubro. Basta criar o protótipo no dia, gravar um gif e colocar no twitter com a hashtag.
Super Games, Ralphed, Mr.Rafael e polosam gostam desta mensagem
Eu a exatamente um ano, finalmente consegui aprender a trabalhar com networking (tem ate bastante pergunta antiga minha por aqui sobre isso kkkk).
Lembro que eu tava sem nada pra fazer, ai eu pensei...
"Vou aprender essa p$#a".
Baixei o exemplo da yoyo games, e estudei até entender aquela bagaça. kkk
Isso é algo que tenho que fazer com os Shaders por exemplo. Um dia quero pegar tudo isso e aplicar em um game pra ver como fica.
Mas de certa forma, é empolgante você saber pouco sobre algumas coisas porque te faz perceber que pode chegar mais longe...
Eu geralmente fico cismado em aprender mais sobre a ferramenta que trabalho, MAAS, eu conclui a 1 ano um curso de design grafico, e lá eles ensinam Photoshop e AUTODESK MAYA, principalmente o MAYA é extremamente complexo, e aprender sobre ele me da é preguiça kkkk
Lembro que eu tava sem nada pra fazer, ai eu pensei...
"Vou aprender essa p$#a".
Baixei o exemplo da yoyo games, e estudei até entender aquela bagaça. kkk
Isso é algo que tenho que fazer com os Shaders por exemplo. Um dia quero pegar tudo isso e aplicar em um game pra ver como fica.
Mas de certa forma, é empolgante você saber pouco sobre algumas coisas porque te faz perceber que pode chegar mais longe...
Eu geralmente fico cismado em aprender mais sobre a ferramenta que trabalho, MAAS, eu conclui a 1 ano um curso de design grafico, e lá eles ensinam Photoshop e AUTODESK MAYA, principalmente o MAYA é extremamente complexo, e aprender sobre ele me da é preguiça kkkk
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Godot
- Outros
Super Games, polosam e Diemorth gostam desta mensagem
Dificilmente você vai usar todos os recursos de uma ferramenta em um único projeto (generalizando). Os recursos estão lá pra você usar quando precisar.
Isso vale pra qualquer tipo de ferramenta. Por exemplo, quando uso o Inkscape pra fazer algum desenho vetorial, não uso todas as formas de desenho possíveis e todas as suas sub-opções. Mas em outro desenho posso usar.
Ou seja, o foco deve ser no projeto em si, e em utilizar a solução mais simples, dentro da engine/ferramenta que resolva o problema.
Em termos de aprendizado, você pode forçar a utilização de uma determinada ferramenta da sua engine, mas em produção (vida real) isso raramente ocorre.
Flws!
Isso vale pra qualquer tipo de ferramenta. Por exemplo, quando uso o Inkscape pra fazer algum desenho vetorial, não uso todas as formas de desenho possíveis e todas as suas sub-opções. Mas em outro desenho posso usar.
Ou seja, o foco deve ser no projeto em si, e em utilizar a solução mais simples, dentro da engine/ferramenta que resolva o problema.
Em termos de aprendizado, você pode forçar a utilização de uma determinada ferramenta da sua engine, mas em produção (vida real) isso raramente ocorre.
Flws!