GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Pathfinding com mais de um inimigo

3 participantes

Ir para baixo

Pathfinding com mais de um inimigo Empty Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por Renato Ribeiro Sáb 15 Ago 2020, 12:56

Eu adicionei um sistema de Pathfinding para usar em um inimigo do meu jogo,assim ele ficaria mais inteligente e o jogo ficaria mais difícil,até ai tudo bem,porém no momento em que eu coloco mais de um inimigo na room,chega um momento em que eles ficam na mesma posição que o outro fazendo parecer que há apenas um inimigo na room,o que eu devo fazer?
Renato Ribeiro
Renato Ribeiro

Data de inscrição : 06/07/2019
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios : Pathfinding com mais de um inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por polosam Sáb 15 Ago 2020, 13:10

Amigo, qual a versão do game maker?

Aqui no GM8, eu testei com step avoiding e deu certo os inimigos evitarem uns aos outros.

Pathfinding com mais de um inimigo Invejoso

O nome do objeto a ser seguido é object0 e o objeto que o segue (que recebe essa ação aí da imagem) nomeei como invejoso.

Você está fazendo via gml ou drag n'drop?
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : Pathfinding com mais de um inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por Renato Ribeiro Sáb 15 Ago 2020, 13:23

polosam escreveu:Amigo, qual a versão do game maker?

Aqui no GM8, eu testei com step avoiding e deu certo os inimigos evitarem uns aos outros.

Pathfinding com mais de um inimigo Invejoso

O nome do objeto a ser seguido é object0 e o objeto que o segue (que recebe essa ação aí da imagem) nomeei como invejoso.

Você está fazendo via gml ou drag n'drop?
Eu estou usando o Game Maker Studio 1.4 via GML
Renato Ribeiro
Renato Ribeiro

Data de inscrição : 06/07/2019
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios : Pathfinding com mais de um inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

polosam gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por polosam Sáb 15 Ago 2020, 13:31

Qual o código do step dos inimigos?
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : Pathfinding com mais de um inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por Renato Ribeiro Sáb 15 Ago 2020, 14:00

polosam escreveu:Qual o código do step dos inimigos?


var xJogador = oJogador.x;
var yJogador = oJogador.y;

if (mp_grid_path(global.grade,caminho,x,y,xJogador,yJogador,true)){
   path_start(caminho,velocidade,path_action_stop,false);
}
Renato Ribeiro
Renato Ribeiro

Data de inscrição : 06/07/2019
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios : Pathfinding com mais de um inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

polosam gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por polosam Sáb 15 Ago 2020, 14:19

Dê uma olhada neste link: mp_potential_step_object

Me parece ser uma função parecida com a do mp_grid_path, mas com a opção de evitar um objeto específico. Não sei se será uma solução definitiva, mas seria bom você dar uma olhada e ver se é possível testá-la dentro do seu projeto.
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : Pathfinding com mais de um inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por Renato Ribeiro Sáb 15 Ago 2020, 15:37

polosam escreveu:Dê uma olhada neste link: mp_potential_step_object

Me parece ser uma função parecida com a do mp_grid_path, mas com a opção de evitar um objeto específico. Não sei se será uma solução definitiva, mas seria bom você dar uma olhada e ver se é possível testá-la dentro do seu projeto.


Bem,usando isso eu consegui evitar outros inimigos porém não as paredes,em seguida descobri o uso da palavra reservada all,porém quando eu a usei eles ficaram um pouco burros e quando chegavam perto do jogador começavam a ficar muito malucos indo de um lugar pro outro e girando.
Renato Ribeiro
Renato Ribeiro

Data de inscrição : 06/07/2019
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios : Pathfinding com mais de um inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por Diemorth Sáb 15 Ago 2020, 16:03

Você pode definir uma distância para eles usarem o pathfinding, no caso um distance_to_object pode ajudar a manter eles parados próximos do alvo ao invés de se movendo ao redor.

Possivelmente eles estão se movendo por tentar chegar na posição do personagem, o que é impossível já que há colisão ativa.

Uma outra coisa que pode ajudar é ajustar a lógica dependendo da distancia para o alvo.
Diemorth
Diemorth

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 26/01/2020
Reputação : 61
Número de Mensagens : 208
Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • Java
  • Web Tecnology
  • Unreal
  • Javascript
  • RPG Maker
  • C ou C++
  • Outros


https://diemorth.github.io/diemorth

Ir para o topo Ir para baixo

Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos