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[Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
+2
Lothus
Diemorth
6 participantes
Página 1 de 1
[Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
- Coding Dojo! -
(Versão teste)
Primeiramente bom dia/tarde/noite!
Como esse estilo de evento é algo novo, tentei detalhar o máximo para quem está preocupado com dificuldade/dúvidas, balanceando para não deixar o tópico gigantesco, ainda assim, estou aberto para tirar dúvidas e ajudar por PM ou no chatbox.
Objetivo desse dojo é chegar em um resultado final similar a esse:
https://itch.io/embed-upload/2578812
https://itch.io/embed-upload/2578812
RESULTADO DURANTE O TEMPO DE EVENTO
640;380;https://itch.io/embed-upload/2581701
Como irá funcionar:
- Mais abaixo há duas listas, uma de membros, outra de implementações
- Escolha na lista de implementações as que você tiver interesse
- Escreva uma mensagem com a implementação que você pretende fazer primeiro
- Exemplo:
- Código:
Pretendo fazer a implementação:
- [00] Nome da Implementação
---
- Exemplo:
Serviços para upload/download: Wetransfer/GoogleDrive/MediaFire/Dropbox/OneDrive/Mega
Caso não consiga implementar é importante avisar também:
Regras:
- Você pode pegar apenas uma implementação por vez
- Alternando com outros membros, você pode pegar quantas implementações forem possíveis
- Você pode ficar com o projeto por 30 minutos(se tiver problemas em atualizar, indique no chatbox ou edite a sua mensagem avisando que está enviando o arquivo)
- Se você não sinalizar que está enviando o arquivo e não tiver editado o post ao final do tempo, infelizmente sua vez será pulada
- Caso não tenha ninguém na lista depois de você, pode ficar tempo extra com o projeto, ainda assim, apenas uma implementação por mensagem
- Você pode criar novas sprites, sons, backgrounds, rooms, não há restrição quanto a isso
- Você pode editar o código anterior se for necessário
- Você pode criar níveis conforme vai implementando o jogo, não esqueça de testar!
- Você pode alterar as artes ou sons do projeto, embora seja recomendado manter os atuais
- Você pode adicionar efeitos para melhorar o projeto principalmente se forem ajustes de valores
- Você pode buscar ajuda, usar referências, códigos antigos, o que você quiser! Isso não é uma competição!
- É fortemente aconselhado basear-se no projeto acima ao tentar realizar as implementações
- Observações:
- Todas as artes e sons necessários já estão presentes(exceto a música, ela será colocada mais tarde)
- É interessante destacar se tem algo mal ajustado no jogo.
- Comente no código as coisas mais importantes que você você está fazendo usando: // comentário
- Estarei no chatbox, mas você pode mandar PM, ou ainda me mandar mensagem por discord(Diemorth#3801) caso tenha algum problema.
- Existe o tópico para informações onde você é incentivado a tirar dúvidas: https://gmbr.forumeiros.com/t33340-
- Você pode tentar fazer a implementação antes de chegar sua vez, o importante é ela estar no arquivo mais recente do tópico.
- A lista de implementações não está em ordem de dificuldade.
- A lista de implementações não precisa ser feita naquela ordem.
- Algumas implementações precisam de outras feitas, isso pode alterar a ordem dos membros na lista.
- Caso queira sugerir novas implementações na lista, mande PM! Serão sugestões bem-vindas!
- A música tocando nessa versão é Running in the 90's e não é a música que estará na versão final.
- Os níveis do jogo dependerão da quantidade de coisas implementadas, se tudo corrr bem, existe a possibilidade de abrirmos um período pós evento para a criação de níveis.
- Este tópico agora está na categoria de Projetos em Andamento, pois na categoria de eventos não era possível editar comentários
- Todas as artes e sons necessários já estão presentes(exceto a música, ela será colocada mais tarde)
Lista de implementações:
-[01] Movimentação básica do personagem
-[02] Configurar as animações do personagem
-[03] Configurar para a tela seguir o personagem
-[04] Configurar o background
-[05] Implementar os spikes
-[06] Resetar o level caso saia pela parte inferior da tela
-[07] Implementar moeda coletável
-[08] Implementar plataforma que cai
-[09] Passar para o próximo nível | Fade in/out *
-[12] Bloco de interrogação
-[13] Alavanca que transforma quadrados marcados em blocos de interrogação
-[14] Colocar Score na tela
-[15] Montar o menu com o botão de novo jogo
-[16] Colocar os sons usando audio_play_sound
-[17] Música definitiva do projeto
* Como as tarefas seguintes tem um resultado muito dependente da número 9 elas foram unidas em apenas uma.
- Disponível
- Já foi pega
- Implementado
- Cada implementação detalhada:
- [02] Configurar as animações do personagem:
- O personagem tem 3 animações, parado, andando e saltando, a image_speed padrão delas é de 0.15.
- A sprite saltando não tem image_speed, é um frame para quando está subindo e outra quando está descendo.
- É necessário ajustar a image_xscale para fazer o personagem olhar para o lado em que se está virado.
- Variáveis do personagem como _move, vsp e hsp podem ser úteis para definir isso.
- [03] Configurar para a tela seguir o personagem:
- É interessante usar o sistema de views da room no Game Maker, isso possibilita trabalhar com algumas funções de view depois.
- É importante ativar, deixar visível quando iniciar e ajustar os valores da port on screen caso queira deixar a janela maior.
- E claro, configurar para seguir o personagem.
- [04] Configurar o background:
- O objetivo da implementação é desenhar o bg_city no fundo da tela.
- Possivelmente é melhor usar um objeto só para isto, ele tem que ficar mais ao fundo de todos os outros, então uma depth como : 10000 deve ser suficiente.
- Ele tem que preencher todo o fundo da tela visível então um draw_background_stretched pode ajudar.
- E esse background tem que seguir a tela junto com o personagem.
- [05] Implementar os spikes:
- O objeto tem associada a sprite: spr_spike
- O spike não tem uma implementação complexa, basicamente ele resta o nível ao colidir com o personagem.
- [06] Resetar o level caso saia pela parte inferior da tela:
- A room_height e o y do personagem podem ser usados para checar isso, caso o personagem saia da tela por baixo a room deve ser reiniciada.
- É interessante, fazer o personagem se manter dentro da room horizontalmente, pode-se usar room_width e ifs para checar isso. (essa parte é só um extra, não é realmente necessária)
- [07] Implementar moeda coletável:
- A moeda usa a sprite: spr_coin com a velocidade da animação em 0.15.
- Ao coletar a moeda, ela adiciona UM ponto ao score e não some de vez.
- Ela vai subindo verticalmente enquanto vai ficando invisível.
- Recomendo usar o próprio y da moeda para ela ir subindo e o image_alpha para fazer ela sumir aos poucos.
- Uma variável para definir se ela já foi coletada pode ajudar.
- Ao criar o personagem, se estiver no primeiro level do jogo, ele tem o score definido como zero
- [08] Implementar plataforma que cai:
- Essa plataforma carrega a spr_platform
- Essa implementação é relativamente complexa
- Quando o personagem toca nela por cima, depois de um tempo ela começa a cair verticalmente
- Essa plataforma pode ser feita com de muitas maneiras, uma delas é usando dois objetos, um quando o personagem pode andar sobre, outro quando ela for cair verticalmente
- Para o efeito de shake a função random no draw do objeto pode ser uma boa
- Idealmente enquanto não cair a plataforma, o personagem pode ser mover livremente sobre ela e executar pulos, ao começar a cair, ela perde todas as interações com o personagem.
- Um objeto que tem o Parent o obj_block e outro para quando cair pode ser uma boa
- [09] Passar para o próximo nível:
- Usa a sprite: spr_exit com a velocidade da animação em 0.15.
- Ao encostar no personagem demora um tempo até passar para a próxima tela. (pode ser feito usando alarm)
- Se não houver próxima tela, o jogo deve ser reiniciado.
- [10] Fade out ao chegar no fim do nível:
- Depois de tocar o objeto de fim de nível, enquanto o nível não acabar, a tela vai escurecendo até ficar totalmente preta.
- Funções de draw são recomendadas: draw_set_color, draw_rectangle, draw_set_alpha.
- Possivelmente essa tarefa está interligada com a anterior, ou seja, o delay do objeto do fim de nível pode ser útil.
- [11] Fade in ao iniciar o nível:
- Ao iniciar o nível a tela começa totalmente preta e vai ficando visível, depois de alguns segundos ela fica totalmente visível.
- Funções de draw são recomendadas: draw_set_color, draw_rectangle, draw_set_alpha.
- É recomendado usar um alarm ou uma variável para definir isso.
- [12] Bloco de interrogação:
- A sprite desse objeto é: spr_specialBlock
- Ele inicia com a velocidade de animação em zero.
- Ao colidir com a parte de baixo desse bloco, caso ele esteja com a imagem zero ele troca para a imagem 1, juntamente ele cria uma moeda na sua parte superior. Depois disso ele não cria mais moedas.
- O personagem pode andar normalmente sobre este bloco, também pode executar saltos, este objeto ter como parent, o obj_block pode economizar tempo.
- [13] Alavanca que transforma quadrados marcados em blocos de interrogação:
- Essa task envolve criar dois objetos, um com a sprite: spr_leaver(a alavanca) e outro com a sprite: spr_falseBlock(quadrado marcado)
- Os quadrados marcados não precisam de nenhuma linha de código, eles vão ser os lugares onde criaremos os blocos de interrogação.
- A alavanca inicia com a velocidade de animação em zero.
- A alavanca ao colidir com o personagem, caso tenha a imagem zero, precisa criar blocos de interrogação sobre os quadros marcados, e troca a sua imagem para 1. Depois disso não há mais como interagir com ela.
- [14] Colocar Score na tela:
- Você pode desenhar o efeito de borda no texto de score, usando a cor mais escura, ao escrever com o draw_text deslocando um pixel para cada direção. Depois escrevendo o texto com a cor clara no centro, o resultado final dessa task pode mudar, o importante é mostrar a pontuação do score.
- Código rgb da cor mais escura:(45,27,0)
- Código rgb da cor mais clara:(196,240,194)
- Tente manter essas cores
- É interessante usar a fnt_main(a fonte do projeto) para escrever esse texto.
- [15] Montar o menu com o botão de novo jogo:
- Você vai precisar de uma tela separada para isso, duplicar a room do jogo é uma boa opção para manter a view.
- A tela de menu conta com o logo do jogo centralizada em cima, um botão de para novo jogo e outro de créditos logo em baixo.
- Os botões do menu tem como velocidade de animação padrão zero.
- Ao passar o mouse sobre o botão de novo jogo no menu ele fica com a imagem 1.
- Caso remova o mouse de cima do botão de novo jogo ele fica com a imagem zero.
- O botão de novo jogo ao ser clicado carrega o nível inicial.
- O Image_blend do botão de créditos é c_gray, ele tem a velocidade de animação em zero e não tem interação com o mouse.
- [16] Colocar os sons usando audio_play_sound:
- Preferencialmente essa implementação deve ser deixada por último, ou ser feita juntamente com as outras
- No menu ao passar mouse sobre botão
- No menu ao clicar no botão
- Ao pular
- Ao coletar moeda
- Ao morrer por spikes
- Ao morrer saindo da tela
- Ao passar de nível
- Quando uma plataforma cai
- Ao colidir com um bloco especial por baixo
Lista de membros por ordem de mensagem:
[01] - Diemorth[05] - Lothus[02] - Diemorth[06] - Lothus[03] - Diemorth[14] - Mr.Rafael[12] - superrafao[07] - Diemorth[14] - Mr.Rafael[15] - Diemorth[04] - Mr.Rafael[08] - Diemorth[09] - Mr.Rafael[13] - kazwtto[17] - Super Games
Membro atual com o projeto:
--Link atual do projeto:
Pasta no Google DrivePróximo membro da lista para pegar o projeto:
--
Obrigado a todos que colaboraram, participaram ou incentivaram o evento!
Estarei sempre disponível para tentar ajudar, então PMs e mensagens são muito bem vindas!
Última edição por Diemorth em Seg 17 Ago 2020, 15:44, editado 48 vez(es)
Ralphed e kazwtto gostam desta mensagem
Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
- [05] Implementar os spikes:
Bom, eu não sei se o som do reset está funcionando corretamente, pois o som do meu Game Maker estava meio bugado. Eu não consegui fazer o efeito de tela preta depois do personagem morrer, pois meu nível de programação não é suficiente.
Eis o link pra download do projeto:
https://www.mediafire.com/file/myo0llhkcwooapr/file
Bom, eu não sei se o som do reset está funcionando corretamente, pois o som do meu Game Maker estava meio bugado. Eu não consegui fazer o efeito de tela preta depois do personagem morrer, pois meu nível de programação não é suficiente.
Eis o link pra download do projeto:
https://www.mediafire.com/file/myo0llhkcwooapr/file
Lothus- Data de inscrição : 03/08/2020
Reputação : 1
Número de Mensagens : 12
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
Diemorth gosta desta mensagem
Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
O som não tocou por que o Game Maker está usando a função audio_play_sound(e pelo visto os sons que eu havia colocado se corromperam :s), mas no geral do que você fez está funcionando perfeitamente :> Não precisava fazer a tela escurecer, do jeito que está funciona bem! Obrigado por ajudar! Vou dar seguimento enquanto o resto do pessoal não aparece por cá. :}
--
Pretendo fazer a implementação:
- [02] Configurar as animações do personagem
---
Link atual: https://we.tl/t-YtxUOmDdFm
Implementação funcionando
--
Pretendo fazer a implementação:
- [02] Configurar as animações do personagem
---
Link atual: https://we.tl/t-YtxUOmDdFm
Implementação funcionando
- O arquivo inicial que eu enviei por algum motivo não estava com os sons funcionando, creio que agora está normal.
- Havia um pedaço de código que eu havia deixado que gerava um bug ao executar no windows: foi resolvido.
Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
- [06] Resetar o level caso saia pela parte inferior da tela:
@Diemorth, valeu por consertar o som do jogo. Agora está tudo certinho .
Eis o link do dowload:
https://www.mediafire.com/file/gutv3d85evwk6t7/file
@Diemorth, valeu por consertar o som do jogo. Agora está tudo certinho .
Eis o link do dowload:
https://www.mediafire.com/file/gutv3d85evwk6t7/file
Lothus- Data de inscrição : 03/08/2020
Reputação : 1
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Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
Diemorth gosta desta mensagem
Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
Obrigado por colaborar @Lothus!
Pretendo fazer a implementação:
- [03] Configurar para a tela seguir o personagem
---
Link atualizado: https://we.tl/t-fO0dV8ps1Z
Implementação feita com sucesso!
Ajustei o código do destroyer para ficar sempre fora da tela em baixo do personagem
Tive que reimportar os sons novamente, parece que está havendo um bug na exportação '-'
Pretendo fazer a implementação:
- [03] Configurar para a tela seguir o personagem
---
Link atualizado: https://we.tl/t-fO0dV8ps1Z
Implementação feita com sucesso!
Ajustei o código do destroyer para ficar sempre fora da tela em baixo do personagem
Tive que reimportar os sons novamente, parece que está havendo um bug na exportação '-'
Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
- [ ] Fazer nada no projeto.
Concluído!
o/
Concluído!
o/
Última edição por Mr.Rafael em Sáb 08 Ago 2020, 16:09, editado 1 vez(es)
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
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x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
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Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
- [12] Bloco de interrogação
!Download!
Implementação concluída!
!Download!
Implementação concluída!
Última edição por superrafao em Sáb 08 Ago 2020, 16:48, editado 1 vez(es)
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Godot
- Outros
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Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
- [07] Moeda coletável
---
Link atual: https://we.tl/t-5rKNDNKSbj
Implementado! houve um bug de memória e acabei precisando recriar o objeto algumas vezes, mas está funcionando corretamente.
---
Link atual: https://we.tl/t-5rKNDNKSbj
Implementado! houve um bug de memória e acabei precisando recriar o objeto algumas vezes, mas está funcionando corretamente.
Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
[14] Colocar Score na tela
De novo.
Changelog:
o/
De novo.
Atualizado
Link de download do novo arquivo de projeto atualizado.Changelog:
- As pontuações aparecem na tela (em R$).
- Alguns sprites do Diemorth foram substituídos por outros que fiz.
o/
Última edição por Mr.Rafael em Sáb 08 Ago 2020, 17:33, editado 1 vez(es)
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
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Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
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Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
- [15] Montar o menu com o botão de novo jogo
---
Link : https://we.tl/t-SBgoOOCZCx
Implementado o menu.
Toggle mode entre versões do jogo pressione F5.
---
Link : https://we.tl/t-SBgoOOCZCx
Implementado o menu.
Toggle mode entre versões do jogo pressione F5.
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Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
[04] Configurar o background
Changelog:
o/
Atualizado
Link de download do arquivo de projeto atualizado.Changelog:
- Os backgrounds foram implementados.
- A tecla F5 foi trocada para a tecla Q.
- Os coletáveis agora custam R$1,99.
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
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x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
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Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
- [08] Implementar plataforma que cai
---
Link atual: https://we.tl/t-vqWi65Kv0d
Implementado com sucesso:
---
Link atual: https://we.tl/t-vqWi65Kv0d
Implementado com sucesso:
- Ajustes no tamanho do background.
- Adicionada uma música placeholder que está configurada para tocar.
- Adicionado o som do bloco com a interrogação ao criar uma moeda
Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
[09] Passar para o próximo nível | Fade in/out
Changelog:
o/
Atualizado
Link de download do arquivo de projeto atualizado.Changelog:
- Uma saída e uma fase foram adicionadas.
- Efeitos de transição de fade-in e fade-out adicionados.
- Splash screen do GameMaker: Studio desativada para dar lugar a uma outra MUITO especial.
o/
Última edição por Mr.Rafael em Sáb 08 Ago 2020, 21:21, editado 1 vez(es)
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Diemorth gosta desta mensagem
Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
- [13] Alavanca que transforma quadrados marcados em blocos de interrogação
---
atualizado: https://filebin.net/5a3jkaqeec46e877
---
atualizado: https://filebin.net/5a3jkaqeec46e877
Última edição por kazwtto em Sáb 08 Ago 2020, 22:18, editado 2 vez(es)
kazwtto- Games Ranking :
Data de inscrição : 19/07/2020
Reputação : 3
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Godot
Diemorth gosta desta mensagem
Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
- [17] Música definitiva do projeto
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Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
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Re: [Mini Evento] Coding Dojo! (FINALIZADO)
Versão editável ao final do evento - Pasta no Google Drive
Você pode pegar essa versão, adicionar novas coisas e mandar no tópico!
Você pode pegar essa versão, adicionar novas coisas e mandar no tópico!
O mini evento acabou, estou muito feliz com o resultado que conseguimos e principalmente com a participação de todos vocês!
Isso com certeza abre novas possibilidades e serve de experiência. Apesar de exausto, realmente é gratificante ver um resultado legal e com o traço de originalidade dessa comunidade, só tenho a agradecer a todos que participaram.
Aos que não conseguiram nesse momento, haverão outras oportunidades, estamos sempre aqui no fórum procurando melhorar sempre que possível, então se houver alguma crítica ou sugestão fique a vontade para mandar aqui: https://gmbr.forumeiros.com/t33340- ou me mandar por PM só tenho a agradecer novamente a todos você o mérito é da comunidade!
Esse é o resultado ponto para ser jogado: https://itch.io/embed-upload/2581701
O evento acabou, mas o projeto é da comunidade e estará sempre vivo, fiquem a vontade para continuar agregando mais coisas ao jogo, sejam novos níveis, outras músicas ou artes! Basta editar o jogo e disponibilizar um link aqui.
polosam gosta desta mensagem
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