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Dúvida com tamanho da sprite

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Dúvida com tamanho da sprite Empty Dúvida com tamanho da sprite

Mensagem por marcin_w_ em Ter 23 Jun 2020, 19:15

Como faço para deixar uma sprite do tamanho da minha tela? por exemplo...desenho um pixel apenas ...preto meio transparente.....e coloco do tamanho da tela para escurece-la.
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Dúvida com tamanho da sprite Empty Re: Dúvida com tamanho da sprite

Mensagem por Diemorth em Ter 23 Jun 2020, 19:51

Possivelmente a melhor solução é utilizar a draw_sprite_stretched

Código:
draw_sprite_stretched(sprite_index, image_index, view_xview, view_yview, view_wview, view_hview);

Se você estiver usando sistema de views isso pode resolver, porém a documentação do GameMaker:Studio 2 é um pouco diferente quando à views se me lembro bem. mas a ideia base é essa acima.

Esse código caso dentro de um evento de draw, pega a sprite do objeto(você pode substituir para a sprite específica que quer aumentar), a imagem que será escalada, no caso se for uma imagem estática você pode definir o número específico, escolhe o ponto inicial(nesse caso o canto superior esquerdo da tela), desenha esse sprite com o tamanho definido(nesse caso o tamanho da janela), preenchendo toda a extensão.

Edit.: Possivelmente pode ser mais viável utilizar um draw_set_alpha com um draw_set_color e draw_rectangle para fazer isso do que usar uma sprite de um único pixel.  yes Se precisar de exemplos posso fazer uma engine ou mandar prints por PM, boa sorte com o seu projeto!
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Dúvida com tamanho da sprite Empty Re: Dúvida com tamanho da sprite

Mensagem por marcin_w_ em Qua 24 Jun 2020, 09:59

que massa!, funcionou aqui, aproveitando a deixa será que existe alguma maneira de criar uma luz dentro dessa sprite extendida? não exatamente uma luz mas por exemplo...uma sprite circular que anula por exemplo o escurecimento na area que esta desenhada.
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Dúvida com tamanho da sprite Empty Re: Dúvida com tamanho da sprite

Mensagem por Diemorth em Qua 24 Jun 2020, 14:13

Você pode usar surfaces para fazer isso, essa parte de "anular" o "escurecimento" em uma área pode ser feita com blend modes, no geral, acho que o efeito que você está procurando é algo próximo do que tem nesse vídeo aqui:


No fim das contas ele cria uma surface, desenha um retângulo com a opacidade, depois ele "remove" as partes com um subtractive blend mode, e desenha a surface na tela. Eu geralmente uso draw_ellipse_color para desenhar essas "luzes", ao invés de usar uma sprite, mas funciona perfeitamente também.

Creio que outra solução é usar shaders, mas relmente meu contato com shaders é bem limitado, geralmente é bem mais complexo que tratar surfaces, mas aqui tem um um bom tutorial que apresenta a base disso:

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Dúvida com tamanho da sprite Empty Re: Dúvida com tamanho da sprite

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