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como que conserto o código
2 participantes
Página 1 de 1
como que conserto o código
olá usuários do GMBR,estou com uma dúvida aqui,eu escrevi um código que era pra fazer o personagem pular,porém esse código não funciona,ele fica parado e só executa a animação de pulo,podem me ajudar?
eis o código:
eis o código:
- Código:
if (noar) {
sprite_index=spr_goupula;
}
else {
sprite_index=spr_goularte;
}
if (noar) {
if (f<25) f += g;
y+=g;
}
if (collision_rectangle (x-10,y+sprite_height/2,x+10,y+sprite_height/2+10,obj_floor,1,1))
{
noar=false;
var chao=instance_nearest (x-10,y+sprite_height/2,obj_floor)
y=chao.y-sprite_height/2;
}
- Código:
escala=2
image_xscale=escala;
image_yscale=escala;
image_speed=0.3
noar=true;
direita=true;
g=2;
f=0;
pulof=40;
Última edição por edhdmi2 em Sex 22 maio 2020, 11:42, editado 3 vez(es)
edhdmi2- Games Ranking :
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Re: como que conserto o código
Olá edhdmi2, seja bem vindo à GMBR!
Como está o Create do seu personagem? Posta também para eu entender o que é essa parte aqui:
Sugestão:
Edite seu primeiro post, selecione seu código e clique no ícone para formatar o código
Vai facilitar a leitura do código
EDIT:
Pelo que percebi você usa f e y para controlar a altura do personagem, tente unificar tudo em y para facilitar, está meio confuso.
Recomendo esses dois scripts que uso em meus jogos:
Essas são as variáveis que uso no Create:
Como está o Create do seu personagem? Posta também para eu entender o que é essa parte aqui:
- Código:
f (f<25) f += g;
Sugestão:
Edite seu primeiro post, selecione seu código e clique no ícone para formatar o código
Vai facilitar a leitura do código
EDIT:
Pelo que percebi você usa f e y para controlar a altura do personagem, tente unificar tudo em y para facilitar, está meio confuso.
- Código:
if (collision_rectangle (x-10,y+sprite_height/2,x+10,y+sprite_height/2+10,obj_floor,1,1))
{
noar=false;
var chao=instance_nearest (x-10,y+sprite_height/2,obj_floor)
y=chao.y-sprite_height/2; //acho que o problema pode estar aqui, ele deve estar "entrando" dentro do chão
}
Recomendo esses dois scripts que uso em meus jogos:
- Código:
//Gravidade e Controle de Pulo
if place_free(x,y+1) {
grav = .5;
vvel += grav;
chao = false;
}
else {
grav = 0;
vvel = 0;
chao = true;
if keyboard_check_pressed(vk_space) { vvel = maxvvel; };
}
//Limite de Gravidade
if vvel > maxgrav { vvel = maxgrav; };
//Colisão Pixel Perfect Vertical
repeat(abs(vvel)) {
if place_free(x,y+sign(vvel)) {
y += sign(vvel);
}
else {
vvel = 0;
}
}
//Colisão Pixel Perfect Horizontal
repeat(abs(hvel)) {
if place_free(x+sign(hvel),y) {
x += sign(hvel);
}
}
- Código:
//Suavização de Pulo
if keyboard_check_released(vk_space) { vvel *= .5; };
Essas são as variáveis que uso no Create:
- Código:
parado = true;
direita = true;
chao = false; //geralmente crio o personagem no ar, acima do chão
hvel = 0;
vvel = 0;
grav = 0;
maxvvel = -8;
maxgrav = 12;
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
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