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como que conserto o código

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como que conserto o código Empty como que conserto o código

Mensagem por edhdmi2 Sex 22 maio 2020, 11:26

olá usuários do GMBR,estou com uma dúvida aqui,eu escrevi um código que era pra fazer o personagem pular,porém esse código não funciona,ele fica parado e só executa a animação de pulo,podem me ajudar?

eis o código:
Código:
if (noar) {
     sprite_index=spr_goupula;
    }
else {
     sprite_index=spr_goularte;
     }

if (noar) {
         if (f<25) f += g;
         y+=g;
}
if (collision_rectangle (x-10,y+sprite_height/2,x+10,y+sprite_height/2+10,obj_floor,1,1))
    {
    noar=false;
    var chao=instance_nearest (x-10,y+sprite_height/2,obj_floor)
    y=chao.y-sprite_height/2;
    }
create:
Código:
escala=2
image_xscale=escala;
image_yscale=escala;
image_speed=0.3

noar=true;
direita=true;

g=2;
f=0;
pulof=40;


Última edição por edhdmi2 em Sex 22 maio 2020, 11:42, editado 3 vez(es)
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como que conserto o código Empty Re: como que conserto o código

Mensagem por dharrison Sex 22 maio 2020, 15:10

Olá edhdmi2, seja bem vindo à GMBR! sorrindo

Como está o Create do seu personagem? Posta também para eu entender o que é essa parte aqui:
Código:
f (f<25) f += g;

Sugestão:
Edite seu primeiro post, selecione seu código e clique no ícone para formatar o código como que conserto o código Cod10

Vai facilitar a leitura do código o.-

EDIT:

Pelo que percebi você usa f e y para controlar a altura do personagem, tente unificar tudo em y para facilitar, está meio confuso.

Código:
if (collision_rectangle (x-10,y+sprite_height/2,x+10,y+sprite_height/2+10,obj_floor,1,1))
    {
    noar=false;
    var chao=instance_nearest (x-10,y+sprite_height/2,obj_floor)
    y=chao.y-sprite_height/2; //acho que o problema pode estar aqui, ele deve estar "entrando" dentro do chão
    }

Recomendo esses dois scripts que uso em meus jogos:

Código:
//Gravidade e Controle de Pulo
if place_free(x,y+1) {
    grav = .5;
    vvel += grav;
    chao = false;
}
else {
    grav = 0;
    vvel = 0;
    chao = true;
    if keyboard_check_pressed(vk_space) {  vvel = maxvvel; };
}

//Limite de Gravidade
if vvel > maxgrav {    vvel = maxgrav;    };

//Colisão Pixel Perfect Vertical
repeat(abs(vvel)) {
    if place_free(x,y+sign(vvel)) {
        y += sign(vvel);
    }
    else {
        vvel = 0;
    }
}

//Colisão Pixel Perfect Horizontal
repeat(abs(hvel)) {
    if place_free(x+sign(hvel),y) {
        x += sign(hvel);
    }
}

Código:
//Suavização de Pulo
if keyboard_check_released(vk_space)    {    vvel *= .5;    };

Essas são as variáveis que uso no Create:
Código:
parado = true;
direita = true;
chao = false; //geralmente crio o personagem no ar, acima do chão

hvel = 0;
vvel = 0;
grav = 0;
maxvvel = -8;
maxgrav = 12;
dharrison
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