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Projeto em andamento: Super Matakoronga

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Projeto em andamento: Super Matakoronga Empty Projeto em andamento: Super Matakoronga

Mensagem por polosam em Qua 20 Maio 2020, 17:27

Nome do Jogo: SUPER MATAKORONGA

Plataforma: Windows/Game Maker Studio 1.4

Gênero: Shooter 2d com obstáculos

Descrição: Um laboratório japonês está testando um nano-robô controlado por realidade virtual. Esse pequeno guerreiro deve atirar nos vírus até desinfectar o paciente, de modo que cada fase é um paciente diferente. Você dispõe de um mini-mapa para encontrar os inimigos.

Controles: Por enquanto, move nas setas e atira em CTRL.

Andamento: 20%

Imagens:

Projeto em andamento: Super Matakoronga Imago



Download: Quando eu tiver algo mais apresentável, coloco aqui o link. Happy Peço verem o vídeo em tela inteira para reparar nos detalhes de animação, e desde já digo que os frames reais são 60 fps - capturei com 15fps para o vídeo ficar mais leve.


Aberto a sugestões de vocês sobre a jogabilidade e os itens que posso incluir. Eu estava pensando em mostrar isso num concurso, mas creio que neste momento seria mais interessante abandonar o espírito de competição e colocá-lo aqui para ser avaliado sem prazo mesmo.

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Projeto em andamento: Super Matakoronga Empty Re: Projeto em andamento: Super Matakoronga

Mensagem por vinians em Qui 21 Maio 2020, 12:26

Excelente ideia, pode ser tido até como um jogo educativo, ta ficando bem legal. QUanto a jogabilidade vamos aguardar o demo jogavel! Eu fiz um jogo sobre a pandemia pra crianças tb kkkkk, bem bobo, mas mostra o uso de mascara e alcool em gel.

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Projeto em andamento: Super Matakoronga Empty Re: Projeto em andamento: Super Matakoronga

Mensagem por polosam em Qui 21 Maio 2020, 12:41

@vinians escreveu:Excelente ideia, pode ser tido até como um jogo educativo, ta ficando bem legal. QUanto a jogabilidade vamos aguardar o demo jogavel! Eu fiz um jogo sobre a pandemia pra crianças tb kkkkk, bem bobo, mas mostra o uso de mascara e alcool em gel.

Agradeço o feedback Happy

Vou trabalhar para terminar esse jogo o mais breve possível. Talvez a gente possa colocar ele em html5 e deixar uma espécie de atalho aqui no fórum. Seria muito bacana se tivéssemos vários jogos que pudessem ser jogados a partir daqui, direto no navegador.

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Projeto em andamento: Super Matakoronga Empty Re: Projeto em andamento: Super Matakoronga

Mensagem por polosam em Sab 23 Maio 2020, 18:10

Pessoal, vocês poderiam dar uma testadinha na demo desse projeto? Agradeço de coração por qualquer feedback. Projeto em andamento: Super Matakoronga 975349
 
====================================================
=====                                 -Download do Demo-                                  =====
====================================================



Control atira
ESC fecha o jogo

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Projeto em andamento: Super Matakoronga Empty Re: Projeto em andamento: Super Matakoronga

Mensagem por dharrison em Sab 23 Maio 2020, 18:16

Cara está bem interessante o projeto.

Matei os vírus, gastei todo combustível kkk

O minimapa poderia ser um pouco mais opaco, está difícil de enxergar às vezes. E quando movimenta na diagonal, a câmera fica pra trás.

Está muito bacana, continua o trabalho!

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Projeto em andamento: Super Matakoronga Empty Re: Projeto em andamento: Super Matakoronga

Mensagem por polosam em Sab 23 Maio 2020, 18:25

Obrigado, dharrison!
Vou resolver o minimapa e colocar uns conceitos novos no jogo. Amanhã ou segunda quero postar uma atualizaçao aqui. Rumo a versão final, e ao meu primeiro projeto concluído, se Deus quiser. Happy

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Projeto em andamento: Super Matakoronga Empty Re: Projeto em andamento: Super Matakoronga

Mensagem por vinians em Sab 23 Maio 2020, 19:04

Olá! Tudo em cima ?
Então joguei o game, está bem interessante os efeitos.
-Gostei do Feito Paralax
-Gostei dos modelos dos Virus
-Mapa Funciona perfeitamente
O que poderia melhorar:
-Mapa ser um pouco menor
-Melhorar o HUD
-Virus serem mais agressivos a voce, parece que eles não te atacam
-Opçao para não Full Screen
Consegui "Limpar o Organismo" heheheh, resumindo é uma idéia muito boa,
seria muito bom você evoluir esse jogo, colocar começo meio e fim. Parabéns!




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Projeto em andamento: Super Matakoronga Empty Re: Projeto em andamento: Super Matakoronga

Mensagem por polosam em Sab 23 Maio 2020, 19:20

@vinians escreveu:Olá! Tudo em cima ?
Então joguei o game, está bem interessante os efeitos.
-Gostei do Feito Paralax
-Gostei dos modelos dos Virus
-Mapa Funciona perfeitamente
O que poderia melhorar:
-Mapa ser um pouco menor
-Melhorar o HUD
-Virus serem mais agressivos a voce, parece que eles não te atacam
-Opçao para não Full Screen
Consegui "Limpar o Organismo" heheheh, resumindo é uma idéia muito boa,
seria muito bom você evoluir esse jogo, colocar começo meio e fim. Parabéns!



Obrigado, Vinians!
Pretendo adicionar uns vírus agressivos e outros não, para diversificar, e quando eu tiver o menu principal vou adicionar a opção de full screen. No mais, todas as sugestões estão anotadas. Happy

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Mensagem por theguitarmester em Dom 24 Maio 2020, 14:41

Eeae @Polosam, beleza?

A ideia é interessante e o gráfico é bem marcado o teu estilo haha, mas corre pra fazer pra lançar esse jogo ainda nos tempos de Corona pra poder viralizar! haha

De construtivo que eu falo, é não economizar em efeito sonoros e respostas visuais, animações, pro jogo ter uma cara bem amigável e pra cima!
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Mensagem por polosam em Dom 24 Maio 2020, 15:10

@theguitarmester escreveu:Eeae @Polosam, beleza?

A ideia é interessante e o gráfico é bem marcado o teu estilo haha, mas corre pra fazer pra lançar esse jogo ainda nos tempos de Corona pra poder viralizar! haha

De construtivo que eu falo, é não economizar em efeito sonoros e respostas visuais, animações, pro jogo ter uma cara bem amigável e pra cima!

Hahaha! Valeu, mano!
De fato, nos meus jogos eu tento caprichar nos gráficos e nos sons para compensar os códigos.

O código tenebroso que uso para animar a posição do robozinho:

Baseado num strip de 36 frames
Código:

/// CONTROLE DE ANIMAÇÃO
// Os números equivalem às direções em ângulos
if tiro=0 // voltado para frente, sem atirar
    {
    image_index=0;
    vetor=0;
    if not keyboard_check(vk_right)
    {
    if keyboard_check(vk_left) {tiro=-1}// -1 significa virar da direita para a esquerda.
    if keyboard_check(vk_up) {tiro=-3}// -1 significa virar da direita para CIMA.
    if keyboard_check(vk_down) {tiro=-20}// significa virar da direita para BAIXO.
    }
    }
///------------------------------------------------------
if tiro=180 // voltado para a esquerda(trás), sem atirar
    {
    image_index=12;
    vetor=0;
    if not keyboard_check(vk_left)
    {
    if keyboard_check(vk_right) {tiro=-2}// -1 significa virar da ESQUERDA para a direita.
    if keyboard_check(vk_up) {tiro=-4}// -1 significa virar da ESQUERDA para CIMA.
    if keyboard_check(vk_down) {tiro=-21}// significa virar da ESQUERDA para BAIXO.
    }
    }
///-------------------------------------------------------
if tiro=90 // voltado para cima, sem atirar
    {
    image_index=24;
    vetor=0;
    if not keyboard_check(vk_up)
    {
    if keyboard_check(vk_right) {tiro=-5}// -1 significa virar de CIMA para a direita.
    if keyboard_check(vk_left) {tiro=-6}// -1 significa virar de CIMA para a ESQUERDA.
    if keyboard_check(vk_down) {tiro=-22}// significa virar DE CIMA para BAIXO.
    }
    }  
///-------------------------------------------------------
if tiro=270 // voltado para baixo, sem atirar
    {
    image_index=36;
    vetor=0;
    {
    if keyboard_check(vk_right) {tiro=-23}// -1 significa virar de BAIXO para a direita.
    if keyboard_check(vk_left) {tiro=-24}// -1 significa virar de BAIXO para a ESQUERDA.
    if keyboard_check(vk_up) {tiro=-25}// significa virar de BAIXO para CIMA.
    }
    }
//***********************************************************************************    
// Aqui já foram definidas as direções básicas. Agora, é preciso fazer as transições.
//***********************************************************************************
if tiro=-1 // virando da direita para a esquerda
    {
    vetor+=2;
    if vetor=2{image_index=1};
    if vetor=4{image_index=2};
    if vetor=6{image_index=3};
    if vetor=8{image_index=4};
    if vetor=10{image_index=5};
    if vetor=12{image_index=6};
    if vetor=14{image_index=7};
    if vetor=16{image_index=8};
    if vetor=18{image_index=9};
    if vetor=20{image_index=10};
    if vetor=22{image_index=11};
    if vetor>23{tiro=180}; // virou para a instância de esquerda.
    }
//***************************************************************
if tiro=-2 // virando da direita para a esquerda
    {
    vetor+=2;
    if vetor=2{image_index=11};
    if vetor=4{image_index=10};
    if vetor=6{image_index=9};
    if vetor=8{image_index=8};
    if vetor=10{image_index=7};
    if vetor=12{image_index=6};
    if vetor=14{image_index=5};
    if vetor=16{image_index=4};
    if vetor=18{image_index=3};
    if vetor=20{image_index=2};
    if vetor=22{image_index=1};
    if vetor>23{tiro=0}; // virou para a instância de direita.
    }
////////////////////////////////////////////////      
if tiro=-3 // virando da direita para CIMA 上
    {
    vetor+=2;
    if vetor=2{image_index=1};
    if vetor=4{image_index=2};
    if vetor=6{image_index=3};
    if vetor=8{image_index=4};
    if vetor=10{image_index=5};
    if vetor=12{image_index=6};
    if vetor=14{image_index=29};
    if vetor=16{image_index=28};
    if vetor=18{image_index=27};
    if vetor=20{image_index=26};
    if vetor=22{image_index=25};
    if vetor>23{tiro=90}; // virou para a instância de direita.
    }
if tiro=-4 // virando da ESQUERDA para CIMA 上
    {
    vetor+=2;
    if vetor=2{image_index=13};
    if vetor=4{image_index=14};
    if vetor=6{image_index=15};
    if vetor=8{image_index=16};
    if vetor=10{image_index=17};
    if vetor=12{image_index=18};
    if vetor=14{image_index=29};
    if vetor=16{image_index=28};
    if vetor=18{image_index=27};
    if vetor=20{image_index=26};
    if vetor=22{image_index=25};
    if vetor>23{tiro=90}; // virou para a instância de direita.
    }        
if tiro=-5 // virando de CIMA 上 para a DIREITA 右
    {
    vetor+=2;
    if vetor=2{image_index=25};
    if vetor=4{image_index=26};
    if vetor=6{image_index=27};
    if vetor=8{image_index=28};
    if vetor=10{image_index=29};
    if vetor=12{image_index=6};
    if vetor=14{image_index=5};
    if vetor=16{image_index=4};
    if vetor=18{image_index=3};
    if vetor=20{image_index=2};
    if vetor=22{image_index=1};
    if vetor>23{tiro=0}; // virou para a instância de direita.
    }
if tiro=-6 // virando de CIMA 上 para a ESQUERDA 左
    {
    vetor+=2;
    if vetor=2{image_index=25};
    if vetor=4{image_index=26};
    if vetor=6{image_index=27};
    if vetor=8{image_index=28};
    if vetor=10{image_index=28};
    if vetor=12{image_index=18};
    if vetor=14{image_index=17};
    if vetor=16{image_index=16};
    if vetor=18{image_index=15};
    if vetor=20{image_index=14};
    if vetor=22{image_index=13};
    if vetor>23{tiro=180}; // virou para a instância de direita.
    }                  
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
 
    
      
                                        // DIREITA PRA BAIXO
                                        if tiro=-20 // virando da direita para a esquerda
                                        {
                                        vetor+=2;
                                        if vetor=2{image_index=1};
                                        if vetor=4{image_index=2};
                                        if vetor=6{image_index=3};
                                        if vetor=8{image_index=4};
                                        if vetor=10{image_index=5};
                                        if vetor=12{image_index=6};
                                        if vetor=14{image_index=31};
                                        if vetor=16{image_index=32};
                                        if vetor=18{image_index=33};
                                        if vetor=20{image_index=34};
                                        if vetor=22{image_index=35};
                                        if vetor>23{tiro=270};
                                        }    
 // ESQUERDA PRA BAIXO
    if tiro=-21 //
    {
    vetor+=2;
    if vetor=2{image_index=13};
    if vetor=4{image_index=14};
    if vetor=6{image_index=15};
    if vetor=8{image_index=16};
    if vetor=10{image_index=17};
    if vetor=12{image_index=18};
    if vetor=14{image_index=31};
    if vetor=16{image_index=32};
    if vetor=18{image_index=33};
    if vetor=20{image_index=34};
    if vetor=22{image_index=35};
    if vetor>23{tiro=270};
    }    
    //
                         // CIMA PRA BAIXO
                        if tiro=-22 // virando da direita para a esquerda
                        {
                        vetor+=2;
                        if vetor=2{image_index=25};
                        if vetor=4{image_index=26};
                        if vetor=6{image_index=27};
                        if vetor=8{image_index=28};
                        if vetor=10{image_index=29};
                        if vetor=12{image_index=30};
                        if vetor=14{image_index=31};
                        if vetor=16{image_index=32};
                        if vetor=18{image_index=33};
                        if vetor=20{image_index=34};
                        if vetor=22{image_index=35};
                        if vetor>23{tiro=270}; // virou para a instância de esquerda.
                        }    
// retorna de baixo para os outros:
//
//
// BAIXO pra direita
    if tiro=-23 //
    {
    vetor+=2;
    if vetor=2{image_index=35};
    if vetor=4{image_index=34};
    if vetor=6{image_index=33};
    if vetor=8{image_index=32};
    if vetor=10{image_index=31};
    if vetor=12{image_index=6};
    if vetor=14{image_index=5};
    if vetor=16{image_index=4};
    if vetor=18{image_index=3};
    if vetor=20{image_index=2};
    if vetor=22{image_index=1};
    if vetor>23{tiro=0}; // foi pra direita;
    }    
    //
// BAIXO pra esquerda
    if tiro=-24 //
    {
    vetor+=2;
    if vetor=2{image_index=35};
    if vetor=4{image_index=34};
    if vetor=6{image_index=33};
    if vetor=8{image_index=32};
    if vetor=10{image_index=31};
    if vetor=12{image_index=18};
    if vetor=14{image_index=17};
    if vetor=16{image_index=16};
    if vetor=18{image_index=15};
    if vetor=20{image_index=14};
    if vetor=22{image_index=13};
    if vetor>23{tiro=180}; // foi pra direita;
    }    
    //
// BAIXO pra CIMA
    if tiro=-25 //
    {
    vetor+=2;
    if vetor=2{image_index=35};
    if vetor=4{image_index=34};
    if vetor=6{image_index=33};
    if vetor=8{image_index=32};
    if vetor=10{image_index=31};
    if vetor=12{image_index=30};
    if vetor=14{image_index=29};
    if vetor=16{image_index=28};
    if vetor=18{image_index=27};
    if vetor=20{image_index=26};
    if vetor=22{image_index=25};
    if vetor>23{tiro=90}; // foi pra direita;
    }    
    //      



Amadorismo, mas com um toque de perfeccionismo kkkk

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Mensagem por theguitarmester em Dom 24 Maio 2020, 15:33

sobre o teu script: méu déls hueuhueue

Olhando o teu script, me parece que seria melhor cada direção ser um sprite, e não todas imagens estarem dentro do mesmo sprite do gm.

Outra coisa que to na pilha agora de organização, e fiz um no meu projeto do Unity, é máquina de estado, te sugiro usar, não precisa ser uma completa que a própria máquina/script controle o estado (não sei se é possível fazer isso no GM, porque precisa de delegar funções), algo assim (em um linguagem livre, hue):

script maquinaDeEstado:
Código:

string estadoAtual

MaquinaDeEstado(string estadoInicial) {estadoAtual=estadoInicial;}

trocaEstadoSe(string estado, bool condicao) {
if (condicao == true) estadoAtual = estado;
}

getEstado() {return estado;}

no create do objeto que for usar, tem que instanciar isso (não faço ideia como tá isso agora no gm)
maquinaEstado = new MaquinaDeEstado("parado")
e no step ou draw(ou nos dois lugares) do objeto que for usar:
Código:

switch maquinaDeEstado.getEstado() {

case "parado": parado(); trocaEstado("andando", mover == true); trocaEstado("ataca", atack == true);break;
case "andando": move(); trocaEstado("parado", mover == false); trocaEstado("ataca", atack == true);break
case "ataca": atack(); trocaEstado("parado", atack == false);break;
case "morto": morto();break;
}

trocaEstado("morto", vida <= 0 && morto ==false )

Algo assim, é simples e organiza muito o código. (Na época que eu mexia no GM, uma vez eu tinha tentado mas não entendia direito o conceito, acabei não conseguindo fazer)
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