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Inimigo reconhece dano definido no objeto

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Mensagem por Helios Sun Dom 19 Abr 2020, 16:22

GameMaker2:
Boa tarde,
Sou iniciante no GMS2....
Alguém sabe como posso dar a mesma quantidade de dano (com uma arma específica) em todos os tipos de inimigos (vários obj)?

Exemplo: Shuriken dá 2 de dano, deverá dar 2 de dano em todos os inimigos (diferentes objetos).

Não quero inserir o STEP de dano da shuriken em cada tipo de inimigo ou fazer o evento Collision (dentro da shuriken) com todos os tipos de inimigos (imagina 30 inimigos diferentes, incluindo boss).

Seria legal se a própria Shuriken ter um dano específico e ao colidir no inimigo, o inimigo reconhece a colisão e perde o HP conforme o dano no CREATE da shuriken.

Assim poderei dar a quantidade de dano para cada tipo de arma ou quando aumentar a força com algum powerup.


É possível? Ou tem outra opção?

MUITO OBRIGADO!
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Mensagem por rodrigo1434 Seg 20 Abr 2020, 00:06

Muito legal, seu tipo de problema pode ser resolvido utilizando um objeto como parent comum dos inimigos e programar só para um objeto mas que valerá para todos seus "filhos".

Eu criei uma engine pra você com um exemplo desse sistema de parent e usando inimigos diferentes.

Explicação da Engine:
São 5 objetos:
obj_player          // só para atirar a bala
obj_bala           //criei dano=2  no create e no evento de colision tira a vida dos inimigos e os destroi quando for o caso
obj_inimigo_parent //aplica ações a todos, coloquei para ele mostrar a vida de todos no evento draw
obj_inimigo1        // declarei o valor de vida diferente para cada inimigo, sendo o 1  mais fraco  life=10
obj_inimigo2       // no create tambem life=20  (mais forte)

Fiz bem simples para entender o conceito, e vou explicar a parte mais complexa desse exemplo.
Que está no obj_bala no evento colision com o objeto inimigo_parent:

Código:
// para causar ações no outro objeto utilizei o 'with other { }'
with other      // agora estarei operando o outro objeto, logo posso alterar as var dele
{
if life>other.dano      //observar que o life aqui é var do outro obj = obj_inimigo_parent
life-=other.dano        //e ao colocar other novamente dentro do other lá em cima me refiro a var do obj_bala
else
instance_destroy()
}

// repara que a var life não foi declarada pelo obj parent mas sim por cada um dos obj_inimigos
//ai fica a vantagem de ter diferentes valores para danos, velocidades etc mas tudo atrelado
// a um objeto em comum para facilitar



// destroi a própria bala
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Mensagem por Helios Sun Ter 21 Abr 2020, 16:12

Muito obrigado!!
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