Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Inimigo reconhece dano definido no objeto
2 participantes
Página 1 de 1
Inimigo reconhece dano definido no objeto
GameMaker2:
Boa tarde,
Sou iniciante no GMS2....
Alguém sabe como posso dar a mesma quantidade de dano (com uma arma específica) em todos os tipos de inimigos (vários obj)?
Exemplo: Shuriken dá 2 de dano, deverá dar 2 de dano em todos os inimigos (diferentes objetos).
Não quero inserir o STEP de dano da shuriken em cada tipo de inimigo ou fazer o evento Collision (dentro da shuriken) com todos os tipos de inimigos (imagina 30 inimigos diferentes, incluindo boss).
Seria legal se a própria Shuriken ter um dano específico e ao colidir no inimigo, o inimigo reconhece a colisão e perde o HP conforme o dano no CREATE da shuriken.
Assim poderei dar a quantidade de dano para cada tipo de arma ou quando aumentar a força com algum powerup.
É possível? Ou tem outra opção?
MUITO OBRIGADO!
Boa tarde,
Sou iniciante no GMS2....
Alguém sabe como posso dar a mesma quantidade de dano (com uma arma específica) em todos os tipos de inimigos (vários obj)?
Exemplo: Shuriken dá 2 de dano, deverá dar 2 de dano em todos os inimigos (diferentes objetos).
Não quero inserir o STEP de dano da shuriken em cada tipo de inimigo ou fazer o evento Collision (dentro da shuriken) com todos os tipos de inimigos (imagina 30 inimigos diferentes, incluindo boss).
Seria legal se a própria Shuriken ter um dano específico e ao colidir no inimigo, o inimigo reconhece a colisão e perde o HP conforme o dano no CREATE da shuriken.
Assim poderei dar a quantidade de dano para cada tipo de arma ou quando aumentar a força com algum powerup.
É possível? Ou tem outra opção?
MUITO OBRIGADO!
Helios Sun- Data de inscrição : 19/04/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inimigo reconhece dano definido no objeto
Muito legal, seu tipo de problema pode ser resolvido utilizando um objeto como parent comum dos inimigos e programar só para um objeto mas que valerá para todos seus "filhos".
Eu criei uma engine pra você com um exemplo desse sistema de parent e usando inimigos diferentes.
Explicação da Engine:
São 5 objetos:
obj_player // só para atirar a bala
obj_bala //criei dano=2 no create e no evento de colision tira a vida dos inimigos e os destroi quando for o caso
obj_inimigo_parent //aplica ações a todos, coloquei para ele mostrar a vida de todos no evento draw
obj_inimigo1 // declarei o valor de vida diferente para cada inimigo, sendo o 1 mais fraco life=10
obj_inimigo2 // no create tambem life=20 (mais forte)
Fiz bem simples para entender o conceito, e vou explicar a parte mais complexa desse exemplo.
Que está no obj_bala no evento colision com o objeto inimigo_parent:
Download:
www18.zippyshare.com/v/kzKyr0xO/file.html?rndad
Eu criei uma engine pra você com um exemplo desse sistema de parent e usando inimigos diferentes.
Explicação da Engine:
São 5 objetos:
obj_player // só para atirar a bala
obj_bala //criei dano=2 no create e no evento de colision tira a vida dos inimigos e os destroi quando for o caso
obj_inimigo_parent //aplica ações a todos, coloquei para ele mostrar a vida de todos no evento draw
obj_inimigo1 // declarei o valor de vida diferente para cada inimigo, sendo o 1 mais fraco life=10
obj_inimigo2 // no create tambem life=20 (mais forte)
Fiz bem simples para entender o conceito, e vou explicar a parte mais complexa desse exemplo.
Que está no obj_bala no evento colision com o objeto inimigo_parent:
- Código:
// para causar ações no outro objeto utilizei o 'with other { }'
with other // agora estarei operando o outro objeto, logo posso alterar as var dele
{
if life>other.dano //observar que o life aqui é var do outro obj = obj_inimigo_parent
life-=other.dano //e ao colocar other novamente dentro do other lá em cima me refiro a var do obj_bala
else
instance_destroy()
}
// repara que a var life não foi declarada pelo obj parent mas sim por cada um dos obj_inimigos
//ai fica a vantagem de ter diferentes valores para danos, velocidades etc mas tudo atrelado
// a um objeto em comum para facilitar
// destroi a própria bala
instance_destroy()
Download:
www18.zippyshare.com/v/kzKyr0xO/file.html?rndad
Re: Inimigo reconhece dano definido no objeto
Muito obrigado!!
Helios Sun- Data de inscrição : 19/04/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Objeto definido [RESOLVIDO]
» [Resolvido][Ajuda] Objeto não reconhece x de outro
» Duvida com Dano no Inimigo
» statos do player e dano no inimigo
» tomando dano de apenas um inimigo
» [Resolvido][Ajuda] Objeto não reconhece x de outro
» Duvida com Dano no Inimigo
» statos do player e dano no inimigo
» tomando dano de apenas um inimigo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos