GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Ajuda com tempo das sprites

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda com tempo das sprites Empty Ajuda com tempo das sprites

Mensagem por dedehlol Seg 06 Jan 2020, 09:27

Bom gente o problema é o seguinte, estou fazendo um jogo simples e decidi colocar uma mecanica de ataque melee no personagem, então toda vez que eu aperto um determinado botão a sprite de ataque é acionada, só que ela não consegue terminar toda a sua animação, ao menos que o botão de ataque fique pressionado até o fim, mas dessa forma a animação irá ficar repetindo até o botão parar de ser pressionado.
Resumindo: Queria colocar um limite de tempo em que é possível realizar o ataque e arrumar esse problema da animação da sprite não ir até o final.
Já vi algo parecido aqui no forum mas sinceramente não resolveu o meu problema, já pesquisei sobre os alarms mas também não ajudaram.
Seria algo mais ou menos assim:

Código:
if keyboard_check(ord("J")) and lado==direita {
sprite_index = spr_ataque_direita;
// Alguma coisa para por um limite de tempo para o botão ser pressionado de novo e alguma coisa para arrumar o problema da sprite não ir até o final
}

Se puderem me ajudar agradeço MUITO!
dedehlol
dedehlol

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 06/01/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Ajuda com tempo das sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com tempo das sprites Empty Re: Ajuda com tempo das sprites

Mensagem por AG Hydra Qua 08 Jan 2020, 13:31

Amigo, se o que você quer é que a animação toque até o final mesmo que você tenha deixado de pressionar o botão, na real você precisa retirar  a ação do evento keyboard_check_released que provavelmente você está usando, e fazer isso de uma forma diferente, segue exemplo:

Create do player:
Código:

Animation=false; // está variável serve pra verificar se o player está em animação e se pode ou não pressionar outro botão

Step do player:
Código:

if keyboard_check(vk_left) and Animation==false{ // se você pressionou pra esquerda e o player não está em animação
     sprite_index= spr_player_andando_esquerda;
     Animation=true; // então agora a animação está tocando e eu não posso mais pressionar pra esquerda ou direita enquanto a animação
     não parar de tocar.
}
 
// A partir daqui você vai precisar verificar quantos frames tem sua animação e fazer o cálculo, no caso utilizando o comando image_index, ele começa a contar o frame do zero, não do 1, lembre disso. o primeiro frame é 0, image_index==0, vamos usar um if para verificar se a animação chegou ao fim, ou você pode usar também o evento Animation End, mas prefiro assim.

if image_index>(NumeroDeFrames-1){ // se os frames chegaram ao fim
       Animation=false; // então a variável é igual a false o player pode pressionar algum botão novamente
       if sprite_index==spr_player_andando_direita{ // e se o player estava andando pra direita, ou seja, com esse sprite
            sprite_index=spr_player_parado_direita; // ele volta ao seu estado natural parado pra direita
       }  

       PS: repita esse código que verifica qual sprite o player tem pra cada animação, eu só verifiquei acima se o player estava andando pra
      direita, faça o resto. Exemplo:
    
       if sprite_index==spr_player_andando_esquerda{ // e se o player estava andando pra esquerda, ou seja, com esse sprite
            sprite_index=spr_player_parado_esquerda; // ele volta ao seu estado natural parado pra esquerda
       }  
}


Se desejar o evento Animation End. coloque nele:
Código:

       Animation=false;
       if sprite_index==spr_player_andando_direita{
            sprite_index=spr_player_parado_direita;
       }  
    
       if sprite_index==spr_player_andando_esquerda{ // e se o player estava andando pra esquerda, ou seja, com esse sprite
            sprite_index=spr_player_parado_esquerda; // ele volta ao seu estado natural parado pra esquerda
       }  


Espero ter ajudado amigo.
AG Hydra
AG Hydra

Data de inscrição : 23/04/2012
Reputação : 12
Número de Mensagens : 141
Prêmios : Ajuda com tempo das sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com tempo das sprites Empty Re: Ajuda com tempo das sprites

Mensagem por dedehlol Qua 08 Jan 2020, 18:55

Obrigado pela ajuda amigo, acredito que seu código funcione perfeitamente para meu problema, mas tive problemas para adaptá-lo na minha engine, poderia mandar uma engine com esse exemplo para eu poder dar uma olhada? Se não der não tem problema, você já me ajudou muito, OBRIGADO!
dedehlol
dedehlol

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 06/01/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Ajuda com tempo das sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com tempo das sprites Empty Re: Ajuda com tempo das sprites

Mensagem por AG Hydra Qui 09 Jan 2020, 02:42

Sim, vou enviar logo que possível, pois estou meio atarefado, mas amanhã mesmo te envio.
AG Hydra
AG Hydra

Data de inscrição : 23/04/2012
Reputação : 12
Número de Mensagens : 141
Prêmios : Ajuda com tempo das sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com tempo das sprites Empty Re: Ajuda com tempo das sprites

Mensagem por dedehlol Qui 09 Jan 2020, 09:37

Ok! Muito obrigado mesmo, mas só para você ter uma ideia de como estou tentando fazer vou mostrar essa parte do meu código.
Código:
if atacando=false and chao and ataque {
 sprite_index = spr_player_atacando;
 atacando=true;
 if image_index > (3-1) {
 atacando=false;
 }
}

Só para explicar a variável chao significa uma colisão vertical abaixo do personagem e a variável ataque nada mais é do que o botão do teclado para atacar, agora que eu vi que você disse que provavelmente estou usando keyboard_check_released, mas na verdade estou usando keyboard_check mesmo.
dedehlol
dedehlol

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 06/01/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Ajuda com tempo das sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com tempo das sprites Empty Re: Ajuda com tempo das sprites

Mensagem por AG Hydra Qui 09 Jan 2020, 16:52

Olá de novo amigo, o problema não é isso, quando me referi a keyboard_check_released me referi a você por uma ação nesse evento ordenando que o sprite do player mude para um sprite de stand, ou seja, um sprite que represente o player imóvel, desse jeito não há como a animação continuar, pois você ordenou através desse evento que ela pare se você para de pressionar, essa verificação não deve existir pois irá cessar a animação e aqui estamos fazendo a animação parar de forma automática, mas se você não usou esse evento pra nada então o código já devia estar funcionando. Faz o seguinte, upa a engine e me manda, eu vou editá-la.
AG Hydra
AG Hydra

Data de inscrição : 23/04/2012
Reputação : 12
Número de Mensagens : 141
Prêmios : Ajuda com tempo das sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com tempo das sprites Empty Re: Ajuda com tempo das sprites

Mensagem por dedehlol Qui 09 Jan 2020, 19:09

Estou tentando te mandar o link para download do projeto mas o fórum não está permitindo, quer que eu envie para seu email ou algo do tipo?
dedehlol
dedehlol

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 06/01/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Ajuda com tempo das sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com tempo das sprites Empty Re: Ajuda com tempo das sprites

Mensagem por AG Hydra Sex 10 Jan 2020, 02:56

Sim, envie para meu email allefmedeiros60@gmail.com.
AG Hydra
AG Hydra

Data de inscrição : 23/04/2012
Reputação : 12
Número de Mensagens : 141
Prêmios : Ajuda com tempo das sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com tempo das sprites Empty Re: Ajuda com tempo das sprites

Mensagem por dedehlol Sex 10 Jan 2020, 09:05

Pronto, email enviado
dedehlol
dedehlol

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 06/01/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Ajuda com tempo das sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com tempo das sprites Empty Re: Ajuda com tempo das sprites

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos